Na simplicidade se encontra o Verdadeiro

Estive pensando muito ontem antes de dormir. Há uns anos atrás queria muito viver em São Paulo ou Rio de Janeiro, conhecer as cidades mais badaladas do mundo, viajar, participar de festas chiques, etc.

E de repente me vi numa cidadezinha, numa ruazinha em que o fim da rua era o fim da cidade e na outra ponta da rua a mesma coisa. Por alguns tempos não me conformei com essa nova realidade. Pensava: “Meu Deus, não foi isso que pedi para minha vida”.

Mas agora, olhando para tudo o que vivi naquele lugar percebo o quão importante foi para meu crescimento pessoal, profissional, espiritual.

Naquela rua em que morei por um ano, os vizinhos todos os dias faziam a mesma coisa. Tinha uma horta bem na frente do meu portão que era regada todas as manhãs pelo seu Zé. Havia um banco feito de madeira e dois troncos de baixo de uma árvore, no qual todos os dias eu sentava com meus cachorrinhos e meus vizinhos e conversávamos sobre as coisas mais simples da vida. Ficávamos vendo as crianças brincando (brincadeiras de criança!), dávamos risada observando minha cachorrinha que era apaixonada por um gato... Lá eu vi pela primeira vez um pé de quiabo!

Eu não precisava sair de casa de maquiagem, ou com roupa bonita. Na verdade tinha um vestido bem simples e usava-o quase todos os dias. E nunca fui criticada por usá-lo. Esses detalhes passavam despercebidos por eles.

Mas nessa rua de pessoas tão humildes as famílias eram unidas. E eu me tornei parte de uma família. Eu quase não falava da minha vida, pois teria que explicar o que é teatro, o que é evento, o que é minha profissão. Eu ouvia. Às histórias de quando eles viviam ainda no sítio, histórias absurdas para mim, das caçadas do seu Zé, do irmão da Dona Silvana que ficou cego porque a mãe não sabia ler e pingou um remédio errado nos dois olhos do garoto, histórias de outro mundo (para mim, é claro) que eu adorava ouvir.

E hoje, olhando para trás, já não moro mais lá, mas percebo o quanto a Vida é generosa comigo! Muitas pessoas não têm a chance de descobrir a real essência da vida! Muitas pessoas passam uma vida toda procurando o glamour, a riqueza, a fama, o crescimento profissional. E se esquecem de viver o simples.

Essa é a base para uma vida realmente feliz! Todo o resto é passageiro, é efêmero. A simplicidade não! Nenhum livro, nenhum filósofo, nenhum gênio conseguiu sintetizar a simplicidade. Essa é a magia do simples! O complexo é teoria, o simples é prática!

Pois é no momento simples que podemos ser quem nós somos, sem máscaras. É no momento simples que se encontra o VERDADEIRO! (E só tenho a agradecer por ter vivenciado a simplicidade! Hoje me sinto pronta para conhecer o grande pois conheci o pequeno, a base!)

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 30/08/2012
Código do texto: T3856645
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.