OS TITÃS E AS TITÃNIDES
_________________________________________
Segundo Hesíodo, os titãs eram os 12 filhos primitivos dos senhores do universo, Gaia (a Terra) e Urano (o Céu). Seis eram do sexo masculino - Oceano, Céos, Crio, Cronos, Hipérion, e Jápeto - e seis do feminino - Téia, Réia, Têmis, Mnemósine, Febe e Tétis:
Atlas - Titã grego, condenado por Zeus a sustentar o céu para sempre. É retratado sustentando um globo sobre os ombros. Pertencia à geração divina dos seres desproporcionados, violentos e monstruosos. Atlas, com outros titãs, pretenderam alcançar o poder supremo e, para isso, atacaram o Olimpo e combateram ferozmente Zeus e aliados. Foi derrotado e castigado por Zeus, que o encarregou de sustentar a Terra, que supunham plana, nos ombros durante toda a eternidade.
Céos - Titã da inteligência. foi casado com a titãnide Febe e com ela teve Astéria, a deusa estelar, e Leto, a deusa do anoitecer. Céos representava os seres marítimos e seu poder destrutivo envolvia as criaturas até hoje desconhecidas do mar das trevas.
Crio – Titã obscuro, sem grande destaque na mitologia grega.
Cronos – O mais famoso dos titãs e o mais jovem. Era, geralmente, representado com uma foice na mão com a qual teria mutilado seu pai Urano. Com outros titãs, pretendeu alcançar o poder supremo e, para isso, atacacou o Olimpo e combateu ferozmente Zeus e aliados. Foram derrotados e presos por por Zeus no Tártaro, o mundo subterrâneo para onde iam os mortos.
Febe - Primeira deusa da Lua. Se uniu ao irmão Céos e teve uma filha chamada Leto que seria um dos amores de Zeus. Gerou Apólo e Artemis.
Hipérion – Um dos primeiros deus Sol. Ele se casou com sua irmã Téia. Acabou absorvido pela mitologia grega.
Jápeto - Jápeto uniu-se a uma sobrinha, a oceânide Ásia, e gerou Atlas, Prometeu e Epimeteu.
Mnemosyne – Deusa da memória, quinta esposa de Zeus e mãe das nove musas.
Métis - Deusa da prudência. Foi a primeira esposa de Zeus, que forneceu-lhe a bebida que fez Cronos regurgitar todos os filhos que havia engolido. Métis tinha o poder de se metamorfosear e assumir todas as formas, assim como Tétis e outras divindades marinhas.
Oceanus - Imenso rio que cercava totalmente a terra firme. Tinha o corpo formado por um torso de um homem, com garras de caranguejo, cabeça de um touro com chifres, grande barba e cauda de uma serpente. Junto com sua esposa Tétis produziu os rios, os oceanos e as três mil ninfas do oceano. Cada cidade venerava seu rio, sua nascente, e em alguns locais havia até templos dedicados a eles.
Prometeu - O mais sábio Titã. Seu nome significa "premeditação", ele era capaz de prever o futuro. Para saber mais leia: O Suplício de Prometeu (clique no link).
Epemiteu - Titã estúpido, cujo nome significa "reflexão tardia". Ele aceitou o presente de Pandora de Zeus, o que levou à introdução do mal no mundo. Para saber mais leia: A Armadilha de Zeus (clique no link).
Réia – Irmã e mulher de Cronos. Mãe de todos deuses do Olimpo.
Téia – Divindade solar. Deu à luz as divindades siderais Helios, o deus Sol; Selene, a deusa Lua e Eos, a deusa Aurora.
Têmis – Deusa da Justiça e da Sabedoria. Foi a segunda esposa de Zeus. Inventou os oráculos e os rituais religiosos. Ela era a mãe das Moiras e das Estações.
Tétis – Deusa da fertilidade. Personifica a fecundidade da água, que alimenta os corpos e forma a seiva da vegetação. ®Sérgio.
Leia Também: (clique no link)
________________________________________
Auxiliaram na confecção deste texto: Bulfinch, Thomas, O Livro de Ouro da Mitologia: Histórias de Deuses e Heróis, 26º edição, Rio de Janeiro, 2002, Ediouro.
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte sempre!