Parabéns João Pessoa

João Pessoa

João Pessoa, hoje no aniversário da cidade, poucos sabem a história que originou este nome, o porquê o Filho de Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque e Maria de Lucena Pessoa (irmã do ex-presidente da República Epitácio Pessoa), deu origem a cidade que virou capital da Paraíba. João Pessoa foi um político que iniciara seus primeiros estudos em Umbuzeiro, cidade do interior. Em 1889 foi com o tio para o Rio de Janeiro , mudando em seguida para o estado da Bahia. Em 1894, João Pessoa volta a Paraíba, cinco anos depois de sua partida, ingressa no Lyceu Paraibano tão tradicional e incorpora voluntariamente no 27º Batalhão de Infantaria.Em Recife onde foi graduar virou Bacharel em Direito, foi em 1904.

Ano seguinte casa-se com Maria Luiza de Souza Leão Gonçalves,virou Ministro civil do Superior Tribunal Militar, do qual aposentou para se candidatar a Presidente do estado da Paraíba, então veio sua grande marca a palavra "NEGO", que dá origem a bandeira da Paraíba, negou o seu apoio ao candidato oficial à presidência da República Júlio Prestes, em 1929. Depois se uniu com Getúlio Vargas em uma chapa de oposição à presidência da República para as eleições de 30.

João Pessoa ainda era ministro do estado da Paraíba e já candidato a vice-presidente da República com Vargas, foi assassinado, no centro do Recife, em uma Confeitaria chamada Glória, por João Duarte Dantas, seu rival político, jornalista, cuja residência fora invadida por elementos da polícia, supostamente a mando de João Pessoa, que culminou com a publicação nos jornais da capital do estado de cartas íntimas trocadas com a professora Anaíde Beiriz. Antes de ser morto pronunciou a famosa palavra NEGO. Seu lema era não apoiar a candidatura do eminente Sr. Júlio Prestes à sucessão presidencial da República, sempre dizendo "EU NEGO".

Seu governo (1928-1930) promoveu uma reforma na estrutura político-administrativa do estado,o seu legado desperta certa polêmica. Os defensores de João Pessoa alegam que ele foi um combatente das oligarquias locais e se contrapunha a interesses de grupos tradicionais, embora ele mesmo proviesse de família de oligarcas.

A morte do presidente João Pessoa foi o estopim para a revolução de 1930. Seu corpo foi embalsamado no Recife e transportado para a capital paraibana por via férrea, exposto à visitação pública na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, até ser transportado ao porto de Cabedelo para ser sepultado no Rio de Janeiro.

No ano de 1997 as cinzas do presidente João Pessoa e de sua esposa, Maria Luíza, foram transportadas para a capital paraibana e colocadas em um mausoléu construído entre o Palácio do Governo e a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba.

A cidade de João Pessoa é assim denominada em sua memória. Antes chamada "Parahyba", a capital teve o seu nome alterado, logo após o assassinato do presidente, fato histórico que levou Getúlio Vargas ao poder. Naquele período, foram perseguidos e mortos muitos opositores ao grupo político de que Pessoa fazia parte, assim como ele mesmo.

João Pessoa deixou um vasto legado, uma verdadeira transformação da antiga PARAHYBA que fora homenageada por este político que sonhava em levar o estado da Paraíba para novos horizontes e junto a Vargas transformar seu estado em uma potência nacional. Apesar de não ter concluído seu sonho, hoje João Pessoa e o estado da Paraíba é uma cidade bem mais desenvolvida . Parabéns João Pessoa, capital da Paraíba.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 05/08/2012
Código do texto: T3814228
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.