Seu Madruga

Seu Madruga

Nascido na Cidade Do México em 1923 , Ramón Valdés ficou conhecido mundialmente com o personagem Seu Madruga ou Don Ramón, na série de Tv Chaves, e outras produções de Chespirito (Roberto Gomes Bolanõs) Criador e ator de Chaves. Produções como o Chapolin, entre outros, participou também de projetos escritos por Roberto. Logo com 2 anos se mudara com a família para uma cidade próxima e começava aos poucos a atuar, já que seus irmãos eram atores, começava a ser mais explorado quando atuou com famoso comediante mexicano nos anos 50 e 60, e assim foi atuando em pequenos filmes e outros medianos que se destacaram como "Calabacitas tiernas" (1948), "Fuerte, audaz y valiente" (1960) e "El capitán Mantarraya" (1969).

O Ramón Valdés ganha vida mesmo no final dos anos 60, quando a convite de Roberto (O Chaves) passou a integrar a equipe de um novo programa "Os Gênios da Mesa Quadrada", onde lá seu personagem ia ganhando formação. Em 1969 Chespirito entrou no ar, e ficou até 1973, era a estréia de um programa de humor inovador mas autêntico, mas que englobava vários quadros que incluiam os novos Chapolin, Chaves, Chespirito, Dr. Chapatin, Chompiras, entre outros...Ramon participaria de todos, e se destacava com vilões no Chapolin, Mau Feitores históricos como o TRIPA SECA, e no Chaves eternizou o Seu madruga, o personagem mais querido por todos os atores conforme eles mesmo confessam, alguns atores do elenco do Chaves afirmam categoricamente que o Chaves morreu em 1988 com a perda do Eterno Ramón.

Seu Madruga era único, o tipo do sujeito de cotidiano simples e verdadeiro, humilde, sempre com um cigarrinho, já tinha uma tatuagem audaciosa para a época, e claro, seus bordões permanecem vivos para sempre, "A Vingança nunca é plena mata a alma e envenena" , seu jeito de ser cativou a todos, mesmo quando estava bravo fazia caras e bocas que o público curte até hoje, passados quase 45 anos dos programas Chespirito. A eterna blusa preta e calça Jeans e seu coração verdadeiro tanto no seriado, quanto na vida pessoal, segundo consta recordações de amigos, o fizeram um dos maiores ícones da história do humor. Dizem que se americano fossem a turma do Chespirito iria ser muito mais eternizada como fizeram a Chaplin. A improvisação era sua marca registrada, sabia colocar uma pitada a mais nos belos contos de humor. Roberto Gómez chegou a dizer que ele foi o único comediante que já o fez “morrer de rir”. Afirmação semelhante teria feito Edgar Vivar, o Senhor Barriga. Com o público, dizia-se que Ramón Valdés era sempre muito amável e respeitoso, e bem simples, parecido com o personagem Madruga.

Em 1979, o ator passou a trabalhar com Carlos Villagrán (Quico), que havia saído um ano antes por divergências com Roberto Gómez. Ambos fizeram várias viagens para apresentar o show de circo Federrico, e um novo seriado onde Ramón interpretava o dono de uma loja.

Em 1981, voltaria a gravar com Roberto Gomés, desta vez de volta no programa Chespirito, atuando em diversos Quadros, seria a despedida no Chaves e Chapolin. Em 1985 participaria da Novela Lupeta de grande repercussão e anos antes do filme "Aventuras em Marte" com o Chapolin.

Em 1987 participara então de seu último programa com Carlos Villagrán na série Ah que Kiko! Ficando até o ano de 1988, Mantinha grandes amigos fora do seriado como Carlos (Kiko) Angelines (Bruxa do 71) e Edgar (Sr. Barriga) .

No Ano de 1988 um tumor Maligno em seu pulmão foi descoberto, ele acabou terminando sua participação no seriado AH que Kiko, Foi parar no hospital, já muito mau de saúde, seu amigo Carlos Villagrán disse emocionado: “nos vemos lá em cima, no céu”. Ramón respondeu: “não se faça de louco, nos vemos lá embaixo, no inferno”.Assim se comenta a lenda, ainda sobre depoimentos "Senhor Barriga, não poderei mais lhe pagar o aluguel", frase dita por Ramón no Hospital a Edgar Vivar que não conteve as lágrimas. Mesmo doente O Eterno Seu Madruga não largava o vício do Cigarro, em estado terminal, teria fumado 1 dia antes de sua morte, falecendo em 09 de Agosto de 1988, deixando uma legião de fãs no mundo inteiro abandonada.No Seu Enterro a mais abalada era Angelina Fernandez, que chorou ininterruptamente ao lado do caixão. Pessoas ligadas disseram que ela entraria em depressão profunda após a morte do amigo e viciou-se no tabaco também falecendo 5 anos depois.

Até hoje as séries de Chespirito são sucesso no mundo todo, o Chaves e Chapolin é grande destaque, e os próprios atores e o autor Roberto Gomés afirmam que Valdés foi o mais destacado humorista de toda a turma. Saudações eternas na memória de seus admiradores permanecerão vivas para sempre. Viva o Seu Madruga!!!

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 07/07/2012
Código do texto: T3764640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.