Romário - O Gênio Da Grande Área (Parte Final)

19- SELEÇÃO BRASILEIRA – ERA COPA 2002 (00-01)

Aos 34 anos, o atacante voltou a ser unanimidade na seleção e o principal responsável pelos títulos de seu clube. Na Volta a Seleção em 2000, contra a Bolívia, marcou 3 gols em mais um jogo memorável, em 2 jogos apenas Romário já tinha marcado 7 gols e se tornado artilheiro das Eliminatórias, fato incrível, passando Batistuta e Rivaldo, A seleção voltava a se reencontrar, porém o baixinho não foi chamado para as olimpíadas, assim como em 96 que o Brasil acabou se dando mau, Segundo o Treinador Luxemburgo, uma Psicóloga disse que não faria bem ao time levar 3 jogadores com mais de 30 anos, resultado, derrota para Camarões. Depois , Emerson leão Assumiu a seleção, e logo o baixinho salva-o de uma derrota num amistoso para o México, após estar perdendo por 3-1, ele marca 2 gols e o Brasil arranca um empate, a relação com leão era boa, porem o treinador não ficou, A péssima campanha da seleção nas eliminatórias, entretanto, fez com que o Baixinho não fosse mais lembrado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. "Chamo os jogadores que estiverem em melhor forma física e técnica", disparou em uma das convocações. A resposta de Romário veio em seguida, marcando quatro gols na goleada do Vasco sobre o Guarani por 7 a 0, e mais 4 gols contra o Cruzeiro em 2001, que na época tinha Edmundo no Elenco, que acabou demitido após essa partida, e mais uma vez 4 gols contra o São Paulo de Rogério ceni, num histórico 7 a 1 a favor do vasco, alem da artilharia do Brasileiro de 2001, Mas de nada resolveu. Felipão deixou Romário no Brasil e, debaixo de críticas, levou Ronaldo. O Fenômeno levou o Brasil ao pentacampeonato e ninguém mais lembrou da ausência do Baixinho. Mas como o próprio Romário disse chorando em uma entrevista “Com ele seria mais bonito”.

20 – CURIOSIDADES

Romário é o primeiro colocado no "Hall da Fama" do PSV.

Crônica de Tostão sobre Romário - Fenomenal Centroavante, daria meu lugar na copa de 70 a ele.!

O Baixinho será lembrado por tirar a Seleção Brasileira de dois jejuns de títulos. Em 1989, depois de 40 anos, o Brasil, que tinha Romário como atacante, ganhou a Copa América. Em 1994, depois de 24 anos, o Brasil conquista o quarto título de campeão mundial. Neste título, o Baixinho foi considerado o maior herói da conquista.

Famosa frase do Holandês Johan Cruyff a respeito de Romário: "Ele é o gênio da grande área"

Romário faz o seu gol 1000 de penalti para o Club de Regatas Vasco da Gama, no dia 20 de maio de 2007 contra o Sport Club do Recife na 2ª rodada do brasileiro 2007.

Atuou pela Seleção Brasileira de Futebol de Areia.

Romário teve uma rápida experiência como técnico interino do Vasco na partida contra o América(MEX) válida pela Copa Sul-Americana 2007, substituindo Celso Roth e sendo substituído porValdir Espinosa.

Você Sabia?

Que Romário começou a marcar mais gols após os 30 anos? A média de gols do Baixinho antes dos 30 era de 0,77. Após, passou a ser 0,86 gol por jogo.

O atacante Romário é baixinho, tem só 1,69 m de altura.

Foi o Vasco que revelou o jogador. Ele se tornou titular em 1985 e fazia dupla de ataque com o jogador Roberto Dinamite.

O primeiro time a tomar um gol do craque foi o Nova Venécia (Espírito Santo), em um amistoso contra o Vasco. O time carioca venceu a partida por 6 a 0.

Na Copa de 1990, ele se machucou e foi parar no banco de reserva. Foi cortado da escalação da Copa de 1998 nas vésperas do Mundial.

Em 1994, Romário foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.

Ele é um jogador bem polêmico e vive protagonizando bate-bocas pela imprensa. Em alguns famosos, se desentendeu com Pelé, Zico e "Caixa d'Água" (Eduardo Vianna). Sobre Zico, em 1995 ele disse: "Eu ganhei uma Copa do Mundo (94), ele não".

Romário marcou 67 gols pelo Vasco em 2000. Quebrou o recorde de Roberto Dinamite, até então o maior goleador do time em uma temporada. Tinham sido 62 gols em 1981.

21- FLUMINENSE (02-04)

Em 2002 o jogador se transfere para o Fluminense como um ícone do momento e presente para a torcida deste clube que comemorava neste ano o seu centenário, tendo Romário a missão de divulgar a marca do clube internacionalmente, vindo a permanecer no Tricolor das Laranjeiras até o início de 2005. Em sua estréia, arrasta 70.000 tricolores ao Maracanã, faz dois gols, o Fluminense ganha do Cruzeiro por 5 a 1 e volta a virar manchete nos principais meios de comunicação.Em sua primeira competição pelo Fluminense, Romário fez 16 gols em 26 partidas pelo Campeonato Brasileiro de 2002, ajudando o clube a terminar este Brasileiro em quarto lugar, A uma posição da Libertadores, marcando em jogos decisivos como contra a Ponte e o Corinthians, No Campeonato Brasileiro de 2003, o clube terminou esta competição apenas em décimo-nono lugar. No Campeonato Brasileiro de 2003, fez 13 gols em 21 jogos, mas nesta mesma competição, em 2004, apresentou uma queda de rendimento, fazendo 5 gols e tendo disputado apenas 12 jogos, além de ter o seu nome envolvido publicamente com problemas disciplinares, apesar do Fluminense ter melhorado a sua colocação, com um nono lugar. Apesar disso tudo, neste período marcou um gol histórico de Bicicleta contra o Guarani, voltando a apresentar um bom futebol e a estar nas manchetes.

22- AL SAAD - QATAR (2004)

Uma empresa de Campinas, a Thronos Assessoria e Marketing, é a grande responsável pela ida de Romário ao futebol árabe. A transação, uma das maiores da história, em termos de empréstimo, ela foi desenrolado com muito cuidado e habilidade pelos diretores da empresa, o ex-jogador Wilson Gotardo e Luis Carlini. O jogador embarcou para o Oriente Médio onde se apresentou ao Al-Saad, do Qatar. O jogador defendeu o time árabe por 100 dias e recebeu um salário astronômico de US$ 1,7 milhão de dólares, valor que fez o Baixinho até perder o carnaval carioca. Jogou 3 partidas e não marcou nenhum gol, teve problemas com o treinador e foi embora com a quantia milionária (Esperto o baixinho!) O ex-jogador Wilson Gotardo, que já passou por times como Guarani, Flamengo-RJ e Botafogo-RJ, foi quem acertou todos os detalhes da negociação de Romário com o time árabe.

23- POLÊMICAS E BRIGAS

Romário sempre teve fama de malandro, encrenqueiro e polêmico. Sempre falou o que pensava, sem medir as conseqüências. Características estas que já deram ao jogador muitos desafetos no decorrer da carreira. Zico e Zagallo, por exemplo, foram vítimas das maldosas pinturas das portas dos banheiros do Café do Gol, bar aberto pelo Baixinho no final dos anos 90. No entanto, a rixa com o Rei do Futebol, Pelé, seria bem mais séria. Além de considerar o ex-jogador "peça de museu', Romário chegou a declarar que o camisa dez, "calado, seria um poeta", em referência ao discurso do Atleta do Século, que havia aconselhado o o Baixinho a abandonar o futebol o quanto antes, para que a sua vitoriosa carreira não ficasse manchada pelas más atuações, que haviam se tornado corriqueiras nos últimos tempos. As atitudes de Romário já geravam polêmica mesmo antes de atuar como profissional. Já fora cortado da equipe que iria disputar o Campeonato Mundial de Futebol Júnior, em 1985. O motivo, segundo o treinador do time, Gílson Nunes, foi ficar mexendo com as garotas que passavam na calçada da janela do hotel onde a seleção se hospedava. Até mesmo com a torcida Romário entrou em polêmicas. Em sua segunda passagem no Vasco, o Baixinho entrou em clima de guerra com uma das principais facções organizadas do clube, a Força Jovem. Já no Fluminense, em 2003, a péssima fase da equipe fez com que os torcedores tricolores pegassem no pé do atacante. Um incidente com um torcedor, inclusive, registrou um dos momentos mais melancólicos da vitoriosa carreira do Baixinho: em outubro, durante um treino do Flu nas Laranjeiras, um torcedor decidiu fazer um protesto no mínimo curioso à situação da equipe, ao soltar galinhas no campo, enquanto chamava os jogadores de 'pipoqueiros'. Romário se irritou, subiu nas arquibancadas e começou a agredir o torcedor, junto com seu segurança Zé Colméia. O incidente fez com que a imprensa questionasse se ainda valia a pena o Baixinho permanecer na ativa. Treinar para quê? - Uma característica inconfundível do craque, porém, era a de faltar nos treinos. "Eu nunca gostei de treinar. Aquelas voltinhas ao redor do campo nunca me acrescentaram nada". Assim não era difícil o jogador "cabular" um treino para jogar uma pelada ou um futevôlei na praia. Ou ainda não se apresentar ao clube após se divertir pela madrugada adentro. Se este comportamento provocava a ira de muitos técnicos, outros treinadores simplestemte faziam vista grossa a tais atitudes. Afinal, o atacante sempre resolvia dentro de campo. As mulheres também já foram um problema na vida do jogador. O primeiro casamento de Romário foi em 88, com a modelo Mônica Santoro, às vésperas de seu embarque para a Holanda. Esta união durou até 94, quando já tinham dois filhos. O motivo da separação foi o envolvimento do atacante com a também modelo Andréa de Oliveira, na época da Copa dos Estados Unidos. "Foi aí que eu vi que ele era mulherengo e eu não poderia mudar isso", disse sua ex-mulher. Mais tarde, casou-se com Daniele Favatto, com quem teve mais um filho. Mas sua opinião em relação ao casamento ainda é polêmica: "Apesar de estar feliz com a minha mulher, ainda não acredito no casamento como instituição. Não acho que ele dure a vida inteira".Outras brigas também marcaram, como o murro em Simeone em uma partida do Barcelona contra o real Madrid, o chute em cafezinho contra o Madureira, a Voadora contra os argentinos do vélez, o tapa em Andrey do Fluminense, e já saiu correndo atrás de Renato Gaúcho no inicio da carreira.

24- VASCO - O RETORNO (05-06)

No início de 2005 há uma indefinição sobre a continuação de sua carreira profissional. Fontes no início do ano chegam a afirmar que ele encerraria de fato a carreira, mas o jogador logo desconfirma: no dia 23 de janeiro ele faz sua primeira partida do ano, com a camisa do Vasco. Romário novamente surpreende, sagrando-se um dos artilheiros de seu 15° Campeonato Carioca, com 7 gols, tendo 218 gols na história do campeonato. No dia 4 de dezembro de 2005, após marcar dois gols de pênalti na vitória do Vasco sobre o Paraná Clube por 3 a 1, Romário entra para a história do futebol brasileiro ao conquistar a artilharia do campeonato nacional com 22 gols às vésperas de completar 40 anos. Nesta competição Romário já marcou 152 gols em treze participações até 2005, sendo o segundo maior artilheiro geral, atrás apenas de Roberto Dinamite, com 190 gols.

25- SELEÇÃO BRASILEIRA – DESPEDIDA (05)

No segundo semestre de 2004 Romário organiza 2 partidas de despedida ao futebol mundial nos Estados Unidos Pela Seleção, país sede da Copa do Mundo de 1994, reunindo jogadores de sua geração como Jorginho, Dunga, Bebeto, e o técnico Carlos Alberto Parreira.Em 27 de abril, na comemoração dos 40 anos da Rede Globo, a emissora carioca organiza o amistoso que marca a despedida de Romário da Seleção. No jogo contra a Guatemala, fica 38 minutos em campo, marcando o segundo gol brasileiro, antes de sair ovacionado pela torcida que lotou o Estádio do Pacaembu e dar uma volta olímpica. O jogo terminou com o Brasil vencendo por 3 a 0.

26- MIAMI (2006)

Em março de 2006, Romário passa a jogar no futebol dos EUA, após ser contratado pelo Miami FC, time filiado a uma liga secundária nos Estados Unidos. No ano De 2006, mesmo com 40 anos, Romário fez 41 gols em 50 jogos jogando pelo Vasco, pelo Miami e pelo Adelaide, o que significa média de 0,82 gol por partida. O Miami FC foi criado em 2005 e disputa uma liga secundária nos Estados Unidos, a United Soccer League (USL), espécie de rival da Major League Soccer (MLS), a principal do país. O treinador do Miami FC é o brasileiro Chiquinho de Assis, ex-treinador das categorias de base do Vitória e ex-meia do Flamengo. O auxiliar é o ex-jogador colombiano Luis Carlos Perea, que disputou as Copas do Mundo de 1990 e 1994. O treinador de goleiros é Ricardo Lopes, ex-goleiro do Fluminense e que vive há bastante tempo no sul da Flórida. Romário não foi sozinho. O clube também acertou a ida de Zinho, de 38 anos. O elenco contava com jogadores desconhecidos do torcedor brasileiro como Mario El Loco Rodriguez (Guatemala), Onandi Lowe e Sean Fraser (Jamaica).Era o inicio da caminhada de Romário Rumo aos mil gols. Faltava pouco.

27- ADELAIDE (2006)

Ele, de novo. Aos 40 anos, Romário consegue ser notícia no Brasil mesmo estando do outro lado do mundo. Seus quatro jogos pelo Adelaide United, da Austrália - e o golzinho chorado no último deles - passaram ao vivo no canal SporTV. Diante de criticas, o milésimo estava chegando. Mesmo assim saiu ovacionado pela Torcida do Adelaide, que nunca tinha visto um jogador daquele nível atuar por lá.

28- VASCO E O MILÉSIMO (2007)

Porém, com o Vasco Romário consegue voltar a jogar no Brasil e em janeiro no dia 20 de maio de 2007, ele faz seu milésimo gol, no estádio São Januário contra o Sport Club do Recife de pênalti, assim como havia feito Pelé. A saga dos mil gols demorou, varias tentativas assim como com Pelé, ocorreu de Pênalti, e os fãs e torcedores seguiram o esforço do baixinho jogo a jogo sempre com festas preparadas para o milésimo gol na carreira, fato só alcançado por Pelé. Romário é o segundo maior artilheiro dofutebol mundial, superado apenas por Pelé. Ele também é o terceiro maior artilheiro com a camisa da Seleção Brasileira, atrás de Pelé e Ronaldo. Porém sua média de gols supera Pelé e Ronaldo. A média de Romário é de 1 gol por jogo sendo que Romário jogou menos na seleção brasileira que Pelé e Ronaldo. Segundo levantamento da Revista Placar, Romário é o jogador com maior número de gols em jogos oficiais da história do futebol, superando inclusive Pelé. Isto se deve ao fato de Pelé ter feito muitos gols nas excursões do Santos mundo afora pelos anos 60, além do número muito menor de jogos oficiais no calendário futebolístico da época. No ano de 2007, jogando novamente pelo Vasco, Romário alcança como dissemos a marca de 1000 gols. A FIFA, entidade máxima do futebol reconhece o milésimo gol de Romário.

29- ESTÁTUA

Romário voltou a campo em junho de 2008, . O ex-atacante participou de um jogo festivo nas Ilhas Cayman (Grand Cayman) pela Seleção do Resto do Mundo, contra a seleção local. A partida foi para celebrar o encerramento da carreira do melhor jogador das Ilhas Cayman Lee Ramoon, que jogou 25 anos pela seleção do país. Romário, aos 27 minutos da etapa final, cobrando pênalti sofrido pelo jamaicano Kevin “Pelé” Wilson, fez 2 a 1 para os visitantes, contabilizando 1003 gols.A Rede Globo também achou em 2007 três gols que não foram contados na carreira do baixinho. Um pela seleção do tetra de 1994 (um amistoso no qual reuniu craques da copa como Bebeto) e outros dois de jogos que o Vasco da Gama havia feito ainda antes de Romário ir para a Europa, nos anos 1980. Logo, se contarmos esses três gols, a sua conta chega a 1006 gols na carreira. Romário foi homenageado pelo Vasco da Gama após o milésimo com a inauguração de sua estátua em São Januário, além da imortalização de sua camisa 11. Foi no jogo do Vasco contra oAmérica-RN, no dia 19 de agosto de 2007, inaugurada assim uma estátua de bronze em sua homenagem, em São Januário, atrás da mesma baliza do milésimo gol. Com isso Romário entrou numa seleta lista de esportistas homenageados de tal forma, junto com atletas como Pelé, Michael Jordan, Maradona e Eusébio.

30- FIM DE CARREIRA (2008)

Agora é oficial, em um restaurante na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Romário anunciou o fim da carreira. Aos 42 anos, o Baixinho diz Oficialmente não jogo mais. Parei. Minha fase passou. Tenho consciência de que tudo foi muito divertido - disse o Baixinho. Um dos maiores atacantes da história do futebol, Romário encerra a carreira pouco menos de um ano após marcar seu milésimo gol. A última vez que entrou em campo foi contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário, quando o Vasco perdeu por 2 a 1.

31- TREINADOR

Romário passou de jogador a jogador-treinador, preenchendo o vazio técnico no Vasco da Gama. O avançado, de 41 anos, assegurou a transição no clube e até se estreou com uma vitória (1-0), frente ao América do México, insuficiente para manter o Vasco da Gama na Copa Sul-Americana. A estreia de Romário como treinador motivou diversos comentários, com uma crónica tendência para os elogios. O próprio atribuiu uma nota de 8 em 10 para o seu desempenho, mas teria sido rodeado por uma inusitada modéstia. “Foi um bom jogo. O Vasco teve várias oportunidades para marcar mais gol e classificar-se, mas infelizmente não deu. Mesmo assim, a equipe está de parabéns», começou por dizer”. No dia 6 de fevereiro de 2008, no jogo válido pelo Campeonato Carioca, Romário pede demissão do cargo de técnico do Vasco. Segundo o jogador, por interferência do presidente Eurico Miranda, que teria obrigado a escalação de Alan Kardec, para vendê-lo ao exterior, enquanto Romário como técnico da equipe tinha optado por Abuda.

32- DVD ROMÁRIO É GOL

No dia 14 de Abril de 2008, em um evento realizado no Rio de Janeiro, organizado para o anúncio do lançamento de um DVD sobre sua carreira, Romário anunciou o Lançamento de seu dvd com mais de 900 gols de sua carreira em dvd.

33- A MORTE DO PAI

Torcedor fanático do América, Edevair de Souza Faria, pai de Romário, morreu por volta das 16h em 2008, após sofrer um ataque cardíaco. Internado há uma semana no Barra D’Or por causa de uma infecção urinária, Seu Edevair, 76 anos, fazia hemodiálise desde 2005. “Ele já não estava muito bem. Tinha de fazer hemodiálise três vezes por semana e tomava remédios. Infelizmente isso aconteceu. A vida é assim”, explicou Dona Lita, mãe de Romário. Segundo Dona Lita, o último pedido do marido foi ser enterrado com a camisa e a bandeira do América. “Ele me pediu para ficar todo América, com camisa, medalhas, tudo”, disse a mãe de Romário.O Baixinho, que estava em Fortaleza para o lançamento do DVD sobre seus gols, só conseguiu chegar ao Rio no fim da noite. Um pouco antes de falecer, ele passou por uma grande tristeza ao ver seu América ser rebaixado para a segunda divisão do estadual.

34- ROMÁRIO É REI

Romário é um caso difícil de explicar. Ele faz tudo o que não é recomendado a um atleta. Troca o dia pela noite, treina pouco, passou anos jogando futevôlei... Mas seguiu fazendo gols mesmo com a idade tornando as pernas "mais pesadas". Nenhum outro atacante fez tanto sucesso perto do fim da carreira. E, curiosamente, o Baixinho passou a fazer mais gols após os 30 anos, quando a arrancada deu lugar ao posicionamento na área como sua principal característica. Antes de entrar na casa dos 30, o Baixinho fez 432 gols em 559 jogos, o que dá média de 0,77 gol por partida (considerando apenas jogos como profissional). Após se tornar um trintão, Romário marcou 491 gols em 570 jogos, média de 0,86. Para alcançar a marca dos 1.000 gols, o atacante ainda conta 77 gols nas categorias de base. Vale destacar que foi antes de chegar aos 30 anos que Romário se aventurou no futebol europeu. O camisa 11 passou seis anos e meio no Velho Continente. Romário deixou o Vasco e se transferiu para o PSV, da Holanda, em 1988, quando tinha 22 anos. E voltou para o Flamengo em 1995, quando estava com 29 anos. Na temporada 2007, aos 41 anos, o Baixinho fez 13 gols em 13 partidas até alcançar o milésimo gol neste domingo, dia 20 de maio, contra o Sport, em São Januário.O atacante gosta de falar que não teve medo de envelhecer. Para seguir fazendo gols, mudou bastante o seu estilo. Com o tempo, perdeu a velocidade, a arrancada. Mas ganhou outras qualidades. Passou a se posicionar muito bem na área. E aprimorou a finalização. O Baixinho, por exemplo, teve a melhor temporada da sua carreira em 2000, quando tinha 34 anos. Marcou 73 gols, foi campeão Brasileiro e da Copa Mercosul.

35- ROMÁRIO E A COPA 2014

Acompanhado pelo atacante Romário e pelo escritor Paulo Coelho, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, entregou o caderno de encargos para organizar a Copa do Mundo de 2014. O evento aconteceu em Zurique, Suíça, na sede da Fifa, e contou com a presença de Joseph Blatter, presidente da entidade máxima do futebol, o Brasil conseguiu e será sede do segundo Mundial, uma vez que já organizou o campeonato em 1950, quando foi superado na final para o Uruguai. A presença do escritor brasileiro e do ex-atacante da seleção, que foi tetracampeão na Copa do Mundo dos Estados Unidos (1994), é um importante apoio para a candidatura brasileira. Romário, foi anunciado como embaixador alguns meses antes, quando foi homenageado pelos mil gols, portanto ele comandou a comitiva da Copa 2014 no Brasil.

36- RECORDES / PRÊMIOS / ARTILHARIAS

Prêmios

Segundo melhor jogador do mundo pela FIFA em 1993

Melhor jogador do mundo pela FIFA em 1994

Melhor jogador da Copa do Mundo em 1994

Quarto melhor jogador do mundo pela FIFA em 1995

Melhor jogador das américas revista El País em 2000

Bola de ouro revista Placar em 2000

Bola de prata revista Placar em 2000, 2001 e 2005

Chuteira de ouro revista Placar em 1999, 2000 e 2002

Chuteira de ouro pela CBF em 2001 e 2005

Artilharias

1986 - Vasco - Campeonato Carioca com 20 gols

1987 - Vasco - Campeonato Carioca com 16 gols

1988 - Brasil - Torneio Olímpico de Futebol com 7 gols

1989 - PSV Eindhoven - Campeonato Neerlandês com 19 gols

1990 - PSV Eindhoven - Campeonato Neerlandês com 23 gols

1990 - PSV Eindhoven - Liga dos Campeões da UEFA com 6 gols

1991 - PSV Eindhoven - Campeonato Neerlandês com 25 gols

1993 - Barcelona - Liga dos Campeões da UEFA com 7 gols

1994 - Barcelona - Campeonato Espanhol com 30 gols

1996 - Flamengo - Campeonato Carioca com 26 gols

1997 - Flamengo - Campeonato Carioca com 18 gols

1997 - Flamengo - Torneio Rio-São Paulo com 7 gols

1997 - Brasil - Copa das Confederações com 7 gols

1998 - Flamengo - Campeonato Carioca com 10 gols

1998 - Flamengo - Copa do Brasil com 7 gols

1999 - Flamengo - Campeonato Carioca com 16 gols

1999 - Flamengo - Copa do Brasil com 8 gols

1999 - Flamengo - Copa Mercosul com 8 gols

2000 - Vasco - Mundial de Clubes da FIFA com 3 gols

2000 - Vasco - Campeonato Carioca com 19 gols

2000 - Vasco - Copa João Havelange com 20 gols

2000 - Vasco - Copa Mercosul com 11 gols

2000 - Vasco - Torneio Rio-São Paulo com 12 gols

2001 - Vasco - Campeonato Brasileiro com 21 gols

2005 - Vasco - Campeonato Carioca com 7 gols

2005 - Vasco - Campeonato Brasileiro com 22 gols

2006 - Miami FC - USL Soccer com 20 gols

Títulos

Medalha Olímpica

Competidor do Brasil

Futebol

Prata

Seul 1988

Competição de equipe

Brasil

Olimpíadas de Seul: Medalha de prata em 1988

Copa América: 1989 e 1997

Copa do Mundo: 1994

Copa das Confederações: 1997

Vasco da Gama

Copa Mercosul: 2000

Torneio Rio São Paulo: 1999

Brasileiro: 2000

Campeonato Carioca: 1987 e 1988

Flamengo

Copa Mercosul: 1999

Copa Ouro Sul-Americana: 1996

Copa dos Campeões Mundiais: 1997

Campeonato Carioca: 1996 e 1999

PSV Eindhoven

Campeonato Neerlandês: 1988/89, 1990/91 e 1991/92

Copa dos Países Baixos: 1989, 1990 e 1991

Supercopa dos Países Baixos: 1992

Barcelona

Campeonato Espanhol: 1993/94

CAPITULO 37 - ROMÁRIO E OS MAIS DE MIL GOLS

Romário é o segundo maior artilheiro do futebol mundial, superado apenas por Pelé. Ele também é o terceiro maior artilheiro com a camisa da Seleção Brasileira, atrás de Pelé e Ronaldo. Porém sua média de gols supera Pelé e Ronaldo. A média de Romário é de 1 gol por jogo, sendo que o Baixinho jogou menos na seleção brasileira que Pelé e Ronaldo.

Segundo levantamento da Revista Placar, Romário é o jogador com maior número de gols em jogos oficiais da história do futebol, superando o próprio Pelé. Isto se deve ao fato de Pelé ter feito muitos gols nas excursões do Santos mundo afora pelos anos 1960, além do número muito menor de jogos oficiais no calendário futebolístico da época.

No ano de 2007, jogando novamente pelo Vasco, Romário alcança a marca de 1000 gols. Existem diferenças entre a contabilidade de Romário e algumas das listas oficiais, devido ao fato da lista do jogador considerar gols em competições não-oficiais, eventualmente computando gols desde os tempos do infantil do Olaria, assim como Pelé fez em 1969. A FIFA, entidade máxima do futebol, reconhece o milésimo gol de Romário.

Recentemente, Romário voltou a campo no último domingo de junho de 2008. O ex-atacante participou de um jogo festivo nas Ilhas Cayman (Grand Cayman) pela Seleção do Resto do Mundo, contra a seleção local. A partida foi para celebrar o encerramento da carreira do melhor jogador das Ilhas, Lee Ramoon, que jogou 25 anos pela seleção do país. Romário, aos 27 minutos da etapa final, cobrando pênalti sofrido pelo jamaicano Kevin "Pelé" Wilson, fez 2 a 1 para os visitantes, contabilizando 1003 gols.

A Rede Globo também achou em 2007 três gols que não foram contados na carreira do baixinho. Um pela seleção do tetra de 1994 (um amistoso no qual reuniu craques do torneio, como Bebeto) e outros dois de jogos que o Vasco da Gama havia feito ainda antes de Romário ir para a Europa, nos anos 1980. Logo, se contarmos esses três gols, a sua conta chega a 1006 gols na carreira.

O milésimo gol da carreira de Romário aconteceu no dia 20 de maio de 2007. O gol foi marcado em um jogo do Vasco da Gama, sob comando do técnico Celso Roth, contra o Sport Recife, no estádio de São Januário. O jogo foi válido pela 2a rodada do Campeonato Brasileiro de 2007. O gol foi de pênalti: após o cruzamento de Thiago Maciel, o zagueiro Durval cortou a bola com a mão e o árbitro Giuliano Bozzano assinalou a penalidade máxima. Magrão sofreu o gol. Romário entrou para a história como o segundo jogador brasileiro a chegar a marca de 1000 gols.

Romário foi homenageado pelo Vasco da Gama após o milésimo com a inauguração de sua estátua em São Januário, além da imortalização de sua camisa 11.

CAPÍTULO 38 - DIRETOR DO AMÉRICA RJ

Romário volta ao mundo do futebol de dirigente do América, tradicional equipe do Rio de Janeiro.O ex-atacante campeão mundial com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994 foi coordenador de futebol do América, que estava na segunda divisão do Campeonato Estadual do Rio. A escolha pelo "Ameriquinha", como a equipe é conhecida no Estado, tem uma explicação passional. O pai de Romário, Edvair, que morreu em 2008, era torcedor do "Diabo", outro apelido do América, que já foi chamado também de o segundo time de todos os cariocas.

CAPÍTULO 39 - ENROSCADO COM A JUSTIÇA

Um amigo que levou comida para o atleta foi barrado na porta da delegacia. O delegado de plantão, João Ismar, justificou a medida informando que Romário não poderia ter tratamento especial e diferente dos demais detidos na mesma unidade.O delegado ainda informou que Romário, mesmo proibido de receber o lanche, teria dito que não estava com fome.Caso o advogado do atleta não consiga o alvará de soltura, Inicialmente, o delegado Carlos Augusto Nogueira havia afirmado que o débito de Romário era de R$ 50 mil, referentes a dois meses de atraso no pagamento da pensão: R$ 42 mil mais juros de R$ 8 mil. O ex-jogador teria apresentado recibo de pagamento do valor principal, mas sem a quitação dos juros. Mas o mandado de prisão revela que a dívida é maior.

“Sinceramente, não sei se algum juiz vai expedir um alvará de soltura com a rapidez com que ele imagina, e o advogado ainda tem de mostrar os comprovantes para conseguir o documento” afirmou o delegado .Em agosto de 2004, quando atuava no Fluminense, Romário já tinha sido obrigado a depor após Mônica Santoro ter reclamado na Justiça falta de pagamento da pensão. Na época, a ex-mulher do jogador alegou que Romário lhe devia R$ 140 mil.Michel Assef, que era um dos advogados de Romário, disse na ocasião que o então jogador não poderia ser detido porque a Justiça tinha concedido um salvo-conduto que o livraria da prisão.Mônica Santoro foi a primeira mulher de Romário. Com ele, a modelo teve dois filhos, Romarinho, de 15 anos, e Moniquinha, 19. Em 1995, após muitas crises, o casal se separou.No mesmo ano, o então melhor jogador do mundo trocou o Barcelona pelo Flamengo e conheceu a modelo Danielle Favatto, com quem teve uma filha, Daniellezinha. O fim do casamento veio em 2001.Em meio a uniões e romances, Romário já teve problemas com a Justiça por ter de reconhecer a paternidade de Raphael, fruto de umrelacionamento com a modelo Edna Velho. Hoje, Romário é casado com Isabella Bittencourt, com quem vive há nove anos e tem dois filhos, Isabellinha e Ivy.

CAPÍTULO 40 - PAZES COM ZICO

O Jogo das Estrelas, promovido todo ano por Zico, é importante, pois ajuda instituições carentes. Porém, na edição de 2010, o evento determinou o fim de uma briga entre Romário e Galinho de Quintino, que começou em 1998, após o corte do Baixinho da Copa do Mundo.Na época, Romário considerou Zico como o grande culpado pelo seu corte do Mundial (Brasil foi vice-campeão ao ser derrotado pela França por 3 a 0 na grande final). Como “troca”, o Baixinho ironizou o desafeto no banheiro de sua antiga casa noturna e gerou um processo do eterno ídolo do Flamengo.“A gente vai embora da vida e ficam algumas pendências. Mas o principal é o coração e ele está livre. Muitas vezes nos deixamos levar por coisas que não falamos. É bonito vê-lo aqui no Maracanã nessa grande festa. Estou feliz que colocamos uma pedra nisso tudo”, salientou Zico, sendo acrescentando por Romário.“Mais jovem falamos coisas que não deveríamos falar. E arrumar inimizade com o Zico não é uma boa coisa. Foram praticamente 11 anos nisso e agora é esquecer isso tudo e ser feliz”, destacou o Baixinho.Ao deixar o campo, o tetracampeão do mundo com a seleção brasileira em 1994, tratou de elogiar a qualidade técnica do Galinho. Ele afirmou que as jogadas fluem facilmente. “É uma alegria imensa atuar ao lado de Adílio, Júnior e Andrade. Quanto ao Zico, entendo que é fácil jogar, pois, mesmo errando as jogadas, elas acabam funcionando”, disse.Por fim, tratou de responder uma "provocação" do maior ídolo da história do Flamengo. Durante a semana, Zico afirmou que, se os dois atuassem juntos no auge da forma, o Baixinho marcaria 1000 gols há mais tempo. "Fiquei um pouco chateado com a declaração do Zico. Caso atuássemos juntos no auge das nossas formas, eu marcaria 2000 gols”, brincou.

CAPÍTULO 41 - TRIBUTO AO PAI, AMÉRICA CAMPEAO E ROMÁRIO EM CAMPO

Romário voltou. O gol não saiu, mas o Baixinho cumpriu a promessa feita ao falecido pai, Edevair. Ele vestiu a camisa do América em uma partida oficial e ainda soltou o grito de campeão. Com a vitória por 2 a 0 sobre o Artsul, no estádio de Edson Passos (assista aos gols no vídeo ao lado), o América levantou com uma rodada de antecipação o título da Segunda Divisão do Campeonato Carioca. O tradicional clube não comemorava uma conquista há 27 anos. Em 1982, o América ganhou a Copa dos Campeões e a Taça Rio (segundo turno do Estadual).Responsável pela administração do futebol do tradicional clube carioca, Romário assumiu a missão de reerguer o América para homenagear o pai, Edevair, torcedor fanático do América. E estava muito emocionado.

- Não preciso nem dizer que é um dia especial para mim, porque estou representando alguém que foi muito importante na minha vida. Meu pai não está aqui na arquibancada para me ver vestir a camisa do América, mas tenho certeza de que está me acompanhando lá do céu - disse o Baixinho.

- É uma missão que o pai deixou para ele. É um dia muito bonito para a gente. Desde o milésimo não vinha a um estádio e estou muito feliz - disse Dona Lita, que não acredita que o Baixinho vai disputar o Campeonato Carioca de 2010. - Não dá mais para ele continuar. Fazer uma partida assim, tudo bem. Até porque ele continua jogando as peladas todas as semanas. Mas um campeonato, não. O projeto agora é outro. Como avó, eu torço pelo sucesso do Romarinho.

Final

Romário é eleito deputado Federal e consegue boa aprovação da mídia em 2010, afinal tem se dedicado a causas nobres com projetos para pessoas com deficiência e crianças de bairros pobres. È o deputado com menos falta no plenário e conseguiu dois grandes projetos aprovados por Dilma para deficientes.

Mais um Gol do Baixinho!!!

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 28/06/2012
Código do texto: T3748724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.