balano1970.jpg?width=6001Saladeaulavitoriana.jpgTEMPOSCHUVOSOS.JPG
ESTÁVAMOS NO ANO DE 1966. NAQUELA ÉPOCA COSTUMAVA-SE DIZER , NOS MEADOS DE OUTUBRO EM DIANTE QUE ERA “ TEMPO DAS ÁGUAS” ; O MOTIVO ERA POR QUE REALMENTE CHOVIA MUITO, MAS MUITO MESMO. A RUA QUE EU MORAVA, QUE É A MESMA ATÉ HOJE, NÃO ERA CALÇADA. ESTAVA NA TERRA MESMO. E QUANDOAS ÁGUAS CHEGAVAM VIRAVA UM LAMAÇAL SÓ. AO IRMOS PARA ESCOLA TÍNHAMOS QUE TIRAR O CALÇADO , IR UNS TRÊS QUARTEIRÕES ATÉ CONSEGUIR CHEGAR ONDE TINHA  UMA RUA QUE JÁ TINHA CALÇAMENTO, E POR LÁ MESMO, NAS POÇAS D’ÁGUA,  LAVÁVAMOS OS PÉS, CALÇÁVAMOS O CHINELINHO E  ÍAMOS PARA A NOSSA ESCOLA. TERRÍVEL MESMO ERA NOS SÁBADOS, QUANDO OS MEUS PAIS TINHAM QUE EMPURRAR ,COLOCANDO FORÇA MESMO, NO CARRINHO DE MADEIRA QUE LEVAVA O ENGENHO DENTRO  , PARA MOER A CANA NO MERCADO. ERA MUITO TRISTE VER OS MEUS PAIS BATALHANDO DAQUELE JEITO,, MAS  NÓS , OS FILHOS, NÃO SABÍAMOS BEM O QUE FAZER. ELES CHEGAVAM SEMPRE À NOITINHA, COM OS PÉS TODDOS MOLHADOS, SUJOS DE LAMA, AS ROUPAS ÚMIDAS; ESSA É UMA DAS MINHAS MAIS TRISTES LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA. OS MESES DEOUTUBRO, NOVEMBRO,DEZEMBRO, JANEIRO ERAM TODOS ASSIM, INCLUSIVE A NOSSA SOBREVIVÊNCIA FICAVA ATÉ MAIS DIFÍCIL, POR QUE  AS PESSOAS NÃO COMPRAVAM MUITO CALDO DE CANA NÃO, E POR VEZES, SOBRAVA NO BALDE EM QUE MEU PAI  COLHIA AO PASSAR  CANA NO ENGENHO. MAS A MINHA MÃE ERA MUITO JEITOSA, ELA FAZIA UNS BOLOS DE PANELA, ASSADOS NA BRASA, NO FOGÃO A LENHA DA COZINHA, COZINHAVA BANANAS, MANDIOCAS, BATATAS, ÀS VEZES ATÉ UNS BISCOITOS DE GOMA , QUE ERAM OS QUE EU MAIS GOSTAVA. QUER VER ENTÃO DEPOIS QUE CHEGAVA DA ESCOLA,O MEU PEDAÇO, ALIÁS, O DE TODOS, ESTAVA SEPARADINHO. MINHA MÃE ERA ASSIM, TUDO QUE ELA GANHAVA OU COMPRAVA, UM  PEDAÇO DE REQUEIJÃO, UMA RAPADURA, ELA DIVIDIA EM PEDAÇOS IGUAIS PARA TODOS NÓS, INTERESSANTE É QUE EU NÃO LEMBRO DELA COMENDO O SEU PEDAÇO. MAS TAMBÉM COMO EU IA PRESTAR ATENÇÃO? EU TINHA APENAS  OITO ANOS E AINDA NÃO PODIA SABER O QUE ERA RENÚNCIA.TUDO FICAVA FRIO, TRISTE, DISTANTE, ENFADONHO DURANTE TODOS AQUELES INVERNOS.NESSA ÉPOCA NUNCA TINHA VISTO TELEVISÃO, MEU PAI TINHA UM PEQUENO RÁDIO, O ÚNICO MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE HAVIA DENTRO DE NOSSA CASA.EM MARÇO DE 1967 JÁ ESTAVA COM NOVE ANOS. O VERÃO JÁ HAVIA DADO AS CARAS, ENTÃO  A GENTE JÁ PODIA PASSEAR PELO QUINTAL TODOS OS DIAS, ANDAR NAS RUA SEM SUJAR OS PÉS DE LAMA, JÁ PODÍAMOS SUBIR NAS ÁRVORES, QUE EU AMAVA, FAZER BALANÇOS DE CORDA NOS GALHOS GROSSOS DOS PÉS DE MANGA, JACA , ETC, BRINCAR DE CASINHA , PROCURAR PEDAÇÕS DE OSSOS, QUE EU NEM SEI DE QUE ERAM, FALAR QUE EAM NOSSAS VAQUINHAS,FAZER BONECAS DE MILHO, FALAR QUE O CABELINHO DAS BONECAS ERA LOIRO, OLHAR O MEU PAI NO TRABALHO DE LAVRAR A TERRA, MINHA MÃE FAZENDO OS TRABALHOS DE CASA. TUDO ISSO PASSOU RÁPIDO DEMAIS PARA MIM. PARECE QUE FOI ONTEM, MAS JÁ FAZ MUITO TEMPO, A SAUDADE É COMO UMA FACA QUE CORTA O MEU PEITO. EU NÃO SABIA O QUE ESTAVA PARA VIR, POIS MINHA VIDA TODA FOI DE  MUITAS DIFICULDADES. COM NOVE ANOS DE IDADE, EU JÁ FAZIA A TECEIRA SÉRIE, GUARDO UMA LEMBRANÇA MUITO BOA DA MINHA PROFESSORA DONA GERALDINHA, DA SEGUNDA SÉRIE, ONDE PARTICIPEI DE UM TEATRO, NO SALÃO DO COLÉGIO SANTA CLARA, DAS IRMÃS CLARISSAS, ONDE COMECEI A ESTUDAR, COMO JÁ FIZ O NUM DOS PRIMEIROS CONTOS REAIS DESCRITOS AQUI. RECORDO DA MÚSICA  QUE UMAS CINCO COLEGUINHAS E EU CANTAMOS  LÁ NO PALCO , DO SALÃO NOBRE, A MÚSICA DE NOME”A BAIANINHA” TODAS NÓS ESTÁVAMOS LINDAS, EU COM UM VESTIDO ROSA DE RENDA, MUITO BONITO, ESFORÇO DA MINHA MÃE PARA ME ARRUMAR,FOI MUITO LINDO. NESSE ANO TAMBÉM PARTICIPEI DE UMA HOMENAGEM A PROFESSORA, RECITEI UMA POESIA PRA ELA, LEMBRO QUE ELA ME DEU UM ABRAÇO E EU FIQUEI MUITO FELIZ. JÁ NA TERCEIRA SÉRIE,EM 1967, ESTUDEI COM DONA VILMA, ÓTIMA PROFESSORA, RECORDO QUE O LABORATÓRIO ERA  AO AR LIVRE. FIZEMOS EXPERIÊNCIA COM O FEIJÃOZINHO, OBSERVÁVAMOS OS BICHINHOS QUE ANDAVAM NOS BEBEDOUROS INATIVOS, FAZÍAMOS PESQUISA AO AR LIVRE , OLHANDO AS BORBOLETAS, PASSARINHOS,O CÉU, O TEMPO, AS ÁRVORES, AS FLORES, PRA MIM FOI UM ANO QUE DESCOBRI A NATUREZA. JÁ NA QUARTA SÉRIE, EM 1968, DEZ ANOS DE IDADE, EU JÁ COMEÇAVA DESPERTAR PARA AVIDA. JÁ ERA UMA PRÉ-ADOLESCENTE, JÁ COMEÇAVA A PERCEBER PEQUENAS MUDANÇAS NO MEU CORPO E NA MINHA MENTE. ERA COMO SE OS MEUS OLHOS SE ABRISSEM PARA VIDA,EU ENXERGAVA MELHOR AS COISAS, ENTENDIA MELHOR AS PESSOAS, JÁ SABIA ESCOLHER MINHAS AMIZADES, ENFIM , JÁ ESTAVA SENDO PREPARADA PARA VIDA, MAS PRA FALAR A VERDADE, ACHO QUE NÃO FUI PREPARADA CEM POR CENTO NÃO, POIS  AS LEMBRANÇAS QUE TENHO DESDE  OS QUATRO ANOS DE IDADE , MUITAS DELAS  AINDA SÃOFERIDAS ABERTAS NO MEU CORAÇÃO. PENSO QUE NUNCA SERÃO CICATRIZADAS. VOLTANDO PARA A MINHA TURMA DE AULA, OS MEUS COLEGAS DE QUARTA SÉRIE, FORAM MUITOS, A PROFESSORA DONA MÔNICA, FALECIDA HÁ POUCOS DIAS EM BELO-HORIZONTE, DE UM CONHECIMENTO ENORME, DE AULAS MARAVILHOSAS, SERVIRAM POR ME DOAR MAIS UM POUCO DE CONHECIMENTO E AMADURECIMENTO PARA MINHA VIDA FUTURA. NAS AULAS DE LITERATURA, QUE ERA UMA DAS AULAS QUE EU MUITO GOSTAVA, ESCOLHIA LIVROS  INTERESSANTES, DE ESTÓRIAS, DE CONTOS DE FADAS, EU JÁ DOMINAVA COMPLETAMENTE A ARTE DE LER E ESCREVER, JÁ HAVIA DESCOBERTO OUTROS MUNDOS NA LEITURA E A CADA DIA EU ME APEGAVA MAIS AOS LIVROS, SEMPRE  ESTAVA RODEADA DE LIVROS DA ESCOLA,LIVROS INFANTÍS PARA EU LER.NO FINAL DO ANO 1968 EU RECEBI O DIPLOMA DA QUARTA SÉRIE PRIMÁRIA NA CAPELA DO COLÉGIO. OS MEUS PAIS ESTAVAM PRESENTES, NÃO SEI SE HAVIA IRMÃOS MEUS, MAS A PRESENÇA DELES ERA IMPORTANTÍSSIMA PARA MIM, ERA  UMA ETAPA QUE EU ESTAVA CONCLUINDO, COM ÓTIMAS NOTAS E ÓTIMOS CONCEITOS.O PRÓXIMO CONTO SERÁ A PARTIR DO ANO 1969.VOU DEIXAR ESSE CONTO COM ESSE FINAL FELIZ. BREVE RETORNAREI. BEIJOS DE LUZ. AUTORA: MARGARETH RAFAEL.

margarethrafael
Enviado por margarethrafael em 27/06/2012
Código do texto: T3747837
Classificação de conteúdo: seguro