Romário - O Gênio Da Grande Área (Parte 1)

Romário - O Gênio Da Grande Área

1- Intro

Romário de Souza Faria, conhecido apenas como Romário, (Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 1966) foi um importante futebolista brasileiro, terceiro maior artilheiro da Seleção Brasileira com setenta e um gols marcados, tendo mantido o recorde de segundo maior artilheiro até maio de 2006, já que sua última partida pela seleção brasileira foi em 2005. É um dos maiores centroavantesbrasileiros de todos os tempos. Entre seus muitos títulos, destaca-se a Copa do Mundo de 1994, na qual foi a figura principal.

Em maio de 2007, Romário tornou-se o segundo brasileiro que se tem registro a chegar à marca do milésimo gol na carreira como futebolista.

2 - INÍCIO

Filho de Edevair de Souza Faria e Manuela Ladislau Faria, morou na comunidade do Jacarezinho até os três anos de idade, quando mudou-se para a Vila da Penha. Lá jogou no time de futebol do Estrelinha, fundado por seu pai, o que era uma maneira de incentivá-lo a prática dos esportes. Com pouco tempo já era destaque entre os garotos, e já jogava entre os mais velhos.

Em 1979, um olheiro o levou para fazer testes no infantil doOlaria. Destaque entre os jogadores da equipe, foi levado depois ao Vasco, mas foi obrigado a fazer um "estágio" de um ano, pois o jogador não tinha condições legais de ingressar no clube devido a idade.

3 – VASCO (1985 A 1988)

Romário iniciou sua carreira profissional em 1985 jogando peloVasco, promovido ao time principal por Antônio Lopes. Sua estréia ocorreu em 6 de fevereiro na vitória vascaína por 3 a 0 sobre oCoritiba, partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Romário entrou no segundo tempo, no lugar de Mário Tilico. Já seu primeiro gol foi marcado a 18 de Agosto, em um amistoso contra o time do Nova Venécia. Começou a chamar atenção de torcedores e jornalistas já no Campeonato Carioca de 1985, onde foi vice-artilheiro. Considerado uma grande revelação, assinou seu primeiro contrato profissional em 1986, ano em que fez dupla de ataque com o consagrado jogador Roberto Dinamite. Mesmo ao lado do goleador, foi artilheiro do Campeonato Carioca, com um gol a mais que Dinamite. Foi diversas vezes artilheiro e ainda conseguiu um bicampeonato carioca pelo clube nesta época, fazendo gols incríveis como o histórico chapéu dado no clássico contra o flamengo em cima do pobre goleiro.

4 - AMIGOS

Em 1987 e 1988, o Baixinho ganhou com o Vasco o bicampeonato carioca, sendo o arqui-rival Flamengo o vice-campeão.Destaque no clube, Romário foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira em 1987, em um amistoso contra a seleção da Irlanda. Mas seu primeiro gol com a Seleção Brasileira saiu apenas meses depois, numa vitória por 3 - 2 contra a Finlândia.

Nesta época até os dias atuais colecionou polêmicas, mas também muitos amigos eternos.

5- SELEÇÃO BRASILEIRA PARTE 1 - ERA COPA 90 (87-90)

O ano de 1988 é considerado pelos analistas como um grande ano na carreira de Romário. É nesse ano que ele conquista a medalha de prata nas Olimpíadas de Seul com a Seleção Brasileira. Tal feito ainda é a melhor colocação do Brasil em Olimpíadas. De Quebra ainda se torna o artilheiro do Torneio e melhor jogador.Depois de conquistar o título do Campeonato Carioca, transfere-se para o clube holandês PSV Eindhoven por US$ 5 milhões, na época uma transação recorde que abriu as portas para os jogadores brasileiros hoje em dia se transferirem para o exterior. Em 1989 já gozava de grande prestígio internacional, havia sido campeão da Copa América, título que a seleção brasileira não conquistava há quarenta anos e onde ele deu a eterna caneta em Maradona e fez o gol do título sobre o Uruguai, além de importantes gols nas quartas contra a própria Argentina, e nas Semi Finais contra o Paraguai. Ajudou o Brasil a se classificar para a Copa de 1990 nas eliminatórias. Na Copa do Mundo de 1990 sua participação foi prejudicada devido a fratura que sofreu no ano anterior, o que lhe deixou um longo tempo inativo, cerca de 6 meses, foi sua mais grave contusão. Foi convocado mas em sua única partida como titular, contra aEscócia, foi substituído no segundo tempo. Ele estava sem ritmo e prejudicado pelo esquema confuso do técnico Lazaroni. O Brasil é desclassificado da Copa ao perder para Argentina de Maradonanas oitavas de final. Este jogo foi considerado o melhor do Brasil naquela Copa e muitos lamentaram a ausência de Romário.

6- PSV (88-93)

O ano de 1988 foi fundamental na carreira de Romário. Assim que chegou ao Psv, foi logo disputar o Mundial de Clubes, na Final contra o Nacional do Uruguai, fez o gol de abertura, porem o time perdeu de virada, foi um titulo lamentado pelo Baixinho. Lá iniciou a fase mais gloriosa de sua carreira. Levou a artilharia por três temporadas, sendo campeão em todas elas. 3 títulos da copa da Holanda e mais 3 campeonato Holandês, conseguiu se adaptar muito bem ao novo país, aprendendo rapidamente o idioma local e caindo nas graças da torcida, fazendo jogadas históricas, lances geniais, gols espetaculares, em clássicos e jogos decisivos, e fazendo com que outras equipes do futebol mundial despertassem bastante interesse em seu futebol, principalmente nas fantásticas atuações em jogos na liga dos campeões, em um deles massacrou o Pobre e poderoso Milan. Ao longo de 1990 e 1991, Romário segue sendo estrela do PSV, sendo artilheiro do Campeonato neerlandês e da Copa dos Países Baixos. Romário é considerado o maior ídolo da história do clube com direito a uma estatua na porta da sede.

7- BARCELONA(93-94)

A Era Romário no PSV terminou em 1993, quando seu passe foi comprado pelo time espanhol do Barcelona por US$ 4,5 milhões. No time catalão ele teve um início arrasador, marcando 17 gols em 12 jogos da pré-temporada. Mas no decorrer do campeonato começou a enfrentar (e criar) muitos problemas. Além disso, Romário era indisciplinado dentro e fora do gramado, chegando a ficar 4 partidas suspenso por agredir um zagueiro adversário (Simeone) que tudo bem não era flor que se cheire também. Fora de campo, era criticado pelo hábito de se divertir na noite catalã, o que irritava o técnico Johann Cruyff. Essa situação trouxe alguns problemas de adaptação no inicio, mas logo tudo melhorou quando ele mostrou o que mais sabe fazer, gols, lances geniais, e que belos gols, uma coleção de lindos gols pelo Barca, virou ídolo de vez em 94, quando Romário foi artilheiro, e o Barcelona campeão do espanhol, com o Baixinho batendo o recorde de gols numa temporada do Espanhol, mais um recorde. Até hoje em uma pesquisa Romário deixou pra trás Maradona em várias pesquisas e é considerado o segundo maior ídolo do clube.

8- SEQUESTRO

Neste período, o baixinho sofreu com o seqüestro de seus pais, ameaçou abandonar a seleção próximo a copa 94, e logo os bandidos entregaram seu pai, sorte deles, e todo mundo no final ficaria feliz.

9- SELEÇÃO BRASILEIRA PARTE 2 – ERA COPA 94 (93-94)

Em 1993, já tido como o melhor jogador em atividade no mundo (neste ano ficou em segundo lugar no prêmio da Fifa, é chamado para salvar a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994. Seu desempenho é decisivo, marcando dois gols contra a Uruguai, no Maracanã, e classificando a seleção, em um jogo histórico considerado sua maior atuação em uma partida de futebol e uma das maiores de um atleta. O ano de 1994 seria um dos melhores da carreira de Romário. Na Copa do Mundo de 1994sua presença na famosa dupla de ataque com Bebeto é decisiva, garantindo o título ao Brasil. Não bastasse a média de 30 gols por temporada em 1993/1994 pelo Barcelona, no final do ano Romário ganha o título da FIFA como melhor jogador do mundo de 1994. Suas atuações na copa lhe valeram o prêmio de melhor do torneio, após 24 anos, romário consegue com a Seleção quebrar mais um jejum, suas atuações foram realmente incríveis, principalmente nos jogos contra a Holanda, Suécia, entre outros, não sendo artilheiro da copa por apenas 1 gol, talvez por não ter feito questão de bater um pênalti na estréia contra a Rússia, deixando para o companheiro Raí bate-lo. Na Final contra a itália, o jogo foi para os pênaltis e o baixinho também marcou, mesmo não senco de seu costume cobrar pênaltis, pediu e Parreira deixou ele bater. Brasil tetra.

10- AMÉRICA / JOGOS FESTIVOS

Após a copa de 94, poucas pessoas sabem, mas Romário, por insistência do Pai, jogou uma partida festiva com a camisa do Clube de coração dele o América, marcando 4 gols no amistoso, e pediu para ser substituído, porem seu Pai, não deixou e ele voltou a campo. Valeu a pena, Seu Edevair com certeza nunca esqueceu daquele dia. O baixinho participou de alguns outros jogos festivos como a despedida de Aldair e um jogo com amigos do jogador Luizinho.

11- FLAMENGO (95-97)

No início de 1995 o Flamengo contrata o jogador anunciando um grande time para o ano de seu centenário, numa inusitada jogada de marketing. Romário foi artilheiro do Carioca, porém o Flamengo conquistou apenas a Taça Guanabara sobre o Botafogo (com três gols do Baixinho), perdendo o título do campeonato para o Fluminense (e o "título" de Rei do Rio para Renato Gaúcho, autor do gol decisivo da final. No Campeonato Brasileiro a campanha foi ruím, o que abalou o prestígio do atacante no final daquele ano. O time, que além de Romário, tinha os atacantesSávio e Edmundo. No ano de 1996, a volta por cima, seu time conquista o Campeonato Carioca de forma invicta, algo inédito na história, alem da Taça Guanabara, Romário mais uma vez é artilheiro do estadual e o Rei do Rio, após a conquista a polêmica Frase “Deus, eles agora sabem quem é” que Romário se arrependeu depois. O Flamengo conquista também a Copa Ouro Sul-Americana. O Flamengo não consegue dinheiro suficiente para segurar o baixinho e acaba emprestado ao Valencia, para o desespero da torcida.

12- MULHERES

O Baixinho Hoje Possui seis filhos: Danielinha (com Danielle Favatto), Romarinho e Moniquinha (com Mônica Santoro), Raphael (com Edna Velho) e Isabellinha e Ivy (com Isabella Bittencourt). Ivy é portadora da Síndrome de Down. O atacante já foi preso durante 6 horas no dia 7 de agosto de 2004 por atraso no pagamento da pensão de seus filhos com Mônica Santoro. O valor devido era de 53 mil reais. Segundo Romário, "o que aconteceu foi incompetência do advogado".

13- VALÊNCIA (1997)

Em 1997 o jogador é emprestado outra vez ao Valencia, após tornar-se vice-campeão da Copa do Brasil (ao empatar com Grêmio em 2 a 2) e também vice no Torneio Rio-São Paulo (ao empatar com Santos por 2 a 2), sempre marcando nas decisões, porem dando azar no final. Pelo Valência, foram poucos jogos, cerca de 14, porém logo virou artilheiro temporário do campeonato Espanhol, se machucou e o que queria mesmo era voltar ao Rio, Sua Casa, como ele mesmo costuma dizer, Mesmo com o Pedido da Torcida do Valência, ele foi embora. Ele só jogou 4 partidas pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro de 97, que terminou em quinto colocado (sem ele no elenco).

14- SELEÇÃO BRASILEIRA – ERA COPA 98 (97-98)

Na Seleção Brasileira, conquistou a Copa América em 97, título que a equipe não conquistava a 8 anos, desde quando com Romário Também em 89, realizada na Bolívia. Conquistou também a Copa das Confederações, realizada na Arábia Saudita. Ou Seja, conquistou tudo o que disputou com a seleção naquele ano, uma volta triunfal, mesmo com a cara Feia de Zagalo, que a pedido da torcida o convocou novamente no inicio de 97. Fez com Ronaldo, uma das maiores duplas da seleção. Os 2 juntos não perderam nem um campeonato oficial com a seleção.

15- O CORTE DA COPA 98

No ano de 98, Romário continua arrassador no Flamengo, em uma partida histórica o baixinho quase salva o flamengo de um vexame, após perder a primeira partida por 5-0 para o vitória, o baixinho prometeu que o jogo de volta a equipe ainda teria chances, fez 4, o fla fez 5 gols, porem o flamengo venceu por 5 a 2, isso provava que o baixinho estava no auge da forma. Um mês antes da Copa do Mundo de 1998 ele se contunde em partida contra o Friburguense, e o Flamengo é vice-campeão daquele ano, perdendo a final para o Vasco da Gama.

16- ZAGALO / ZICO E POLÊMICAS

Já na França, sede da copa, é cortado do grupo por contusão. Romário deu a palavra que no início da segunda fase já estaria recuperado. Porém a comissão técnica preferiu substituí-lo por Emerson. Antes da seleção chegar às quartas de finais, o Baixinho já estava atuando pelo Flamengo e fazendo gols. Romário contesta a decisão do técnico Zagallo e do auxiliar Zico. Acaba colocando em seu bar, um desenho ironizando os dois, depois acabou sendo processado.

17- FLAMENGO (97-99)

No final de 98, o Baixinho volta com tudo ao Flamengo, tido como acabado ele dá a volta por cima, logo na estréia pelo Brasileirão, um gol de Placa contra o Coritiba, alem de ter salvado o Flamengo da Zona de Rebaixamento. Em 1999 Romário conquista seu 2ºCampeonato Carioca, jogando apenas dezoito minutos no primeiro tempo da partida decisiva; em seu lugar entra o estreante Reinaldo, e mesmo assim, o Flamengo acabou conquistando o titulo contra o Vasco da Gama, com gol de Rodrigo Mendes, e Romário sagra-se novamente artilheiro do estadual. Protagonizou no torneio Rio São Paulo gols históricos, como contra o Corinthians no famoso Elástico em cima de Amaral. Ele também vence a artilharia da Copa Mercosul com 8 gols e o Titulo, a copa Mercosul também faz partidas memoráveis e gols inesquecíveis. Romário é dispensado do clube por indisciplina durante a última rodada do Campeonato Brasileiro, ao participar de uma festa emCaxias do Sul logo após derrota para o Juventude, atitude considerada desrespeitosa pelo Presidente do Flamengo na època,Edmundo Santos Silva.

18- VASCO (00-02)

Em 2000, em meio a falta de pagamento e a dívida do Flamengo com o jogador (hoje estimada em 8 milhões de reais), Romário se transfere para o Vasco e diz estar "voltando as origens" se referindo ao clube que o projetou. Porém o Clube de Regatas Vasco da Gama tem uma dívida com o jogador equivalente a do seu rival. No inicio do ano, logo participa do Mundial da Fifa, marcando gols, sendo artilheiro, porém na final seu companheiro Edmundo perde o Pênalti e o Corinthians se sagra campeão. Parecia uma saga de vices, o baixinho continuava marcando gols, sendo artilheiro e tendo seu melhor ano em termos de media de gols, porem sempre vice, no carioca e Rio São Paulo, no mesmo ano Romário conquista com o Vasco enfim a Copa Mercosul numa final contra o Palmeiras, que vencia por 3x0 e não conseguiu conter a reação vascaína, virando para 4x3, com 3 gols de Romário, além do título do Campeonato Brasileiro de 2000, com Romário Como Artilheiro da Série A, marcando em partidas históricas como na semi final contra o Cruzeiro, Fechou o ano com chave de ouro, era o primeiro título de Romário em Brasileiros. Além do futebol a volta ao ex-time ficou marcada pela constante briga entre Romário e a Força Jovem Vasco, principaltorcida organizada do clube. Devido ao fato de ter jogado no maior rival cruzmaltino, o Flamengo, e por diversas vezes ter provocado a torcida vascaína, o jogador foi rejeitado por alguns integrantes da facção. Tentando se aproximar da torcida organizada, ao fazer o gol que levaria o Vasco à decisão do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2000, o jogador mostrou uma camisa comemorativa dos 30 anos da Força Jovem. A briga chegou no seu ponto mais crítico no jogo contra a Universidad Católica, do Chile, válido pela Copa Mercosul de 2001, quando os torcedores gritaram em direção a Romário o nome de Edmundo, seu desafeto e ídolo do Vasco. O jogador respondeu com gestos obscenos levando a torcida a escrever "Romário, a Força Jovem vai te matar" no corredor entre o vestiário e o campo do Maracanã antes de uma partida contra o Flamengo. Para encerrar o ano com chave de ouro, vem a conquista da Copa João Havelange, sobre o São Caetano. Romário marcou um na vitória de 3 a 1, conquistando o primeiro título nacional de sua história. Mesmo assim, tirando esse pequeno Grupo, o baixinho tinha 90% da torcida a seu favor e demonstrava dentro de campo querer a volta a seleção.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 27/06/2012
Código do texto: T3747126
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.