JUDAS ISCARIOTES - Apostolo - Kerooth = Judéia - Escorpião
9k=
Billy Brasil – 12-06-2012 – 21,53 hs – terça.
23-09-07 – 18,02 min.

Judas Iscariotes, o apóstolo da traição
(~ 0 - 30 d. C.)
Um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, nascido em Kerioth, localidade da Judéia, foi o que traiu Cristo e cuja traição deu origem a expressão beijo de Judas que passou a significar a traição.

Único que não era galileu, era filho de Simão de Queriote (Jo 6, 71; 13, 26), sendo seu nome uma helenização do nome hebraico Judá. Por isso alguns estudiosos entendem que o nome Judas foi diabolizado no Novo Testamento, com a intenção de agredir o povo judeu, como sendo responsáveis morais pela morte de Cristo.
Durante muito tempo, a Igreja Católica associou a sua figura ao povo judeu por não terem aceitado Cristo como o prometido Messias e esta convicção tornou-se uma das justificativas antissemitistas. Segundo as tradições foi um dos primeiros a juntar-se a Cristo e provavelmente por isso e por ser um dos poucos instruídos, tomou-se o tesoureiro dos Apóstolos, ou seja, foi designado para cuidar do dinheiro comum. Por causa de seu amor ao dinheiro, também foi enganado pelos sacerdotes que o induziram a mostrar onde estava Jesus a troco de 30 moedas de prata, que naquele tempo correspondia ao preço de um escravo, prometendo que só o prenderiam durante as festividades da Páscoa Judaica.
Depois da última ceia, Jesus foi orar com os apóstolos no jardim de Getsêmani. Aproximava-se da meia-noite, quando por entre os arvoredos do Getsêmani, ele chegou acompanhado por um destacamento da guarda romana e grande multidão de pessoas, com espadas, paus, lanternas e archotes, vindos por ordem do Sumo Sacerdote José Ben Caifás, para prender Jesus.
O traidor conhecia muito bem os lugares onde O Salvador gostava de ficar e foi fácil localizá-lo. Conforme o combinado, em troca de trinta moedas de prata, identificou-o para os soldados romanos, beijando-o e chamando-o de mestre. Imediatamente preso os soldados levaram Jesus para a casa de Caifás, onde também se encontrava Anás, seu sogro e diversos outros sacerdotes. Lá mesmo, improvisaram uma sessão extraordinária do Conselho, o que habitualmente era realizado pela manhã no Templo, com a presença de todos os membros.
Conta Mateus (27:3-10), que ele se arrependeu amargamente depois que viu a crucificação de Jesus, jogou as 30 moedas aos pés dos sacerdotes e em seguida, dominado pelo remorso, suicidou-se enforcando-se numa figueira. Também segundo a tradição, os sacerdotes pegaram o dinheiro e compraram um terreno para servir de cemitério aos estrangeiros, sendo posteriormente chamado de Campo do Sangue. No folclore brasileiro é tradição a malhação de Judas no sábado de aleluia: um boneco de palha, é enforcado em um poste ou galhos de árvores e depois de derrubado a tiros é estraçalhado ou queimado pelo povo.

Deixava os amigos, mais perdidos que papo de aranha.
Persuasivo, sabia lidar com palavras, cheio de manha.
Pensava que pelos caminhos da fome, seria poderoso.
Seu modo de agir era, traiçoeiro, vil e perigoso.
Maquiavélico, traçava na mente coisas, quando a noite ia embora.
Sabia que um dia fatalmente chegaria a hora.
Seu caminho rodeado de trevas, como era seu coração.
Tinha parte com o inferno, seu signo parece ser escorpião.
Seguidor dos preceitos de Caim, era duro, era cruel.
Afinal segundo a bíblia, foi ele quem matou seu irmão Abel.
Jamais, soube fazer algo, ou comentar fatos, através da verdade.
Tantas intrigas, não se importava que as pessoas tivessem saudade.
Era lobo, com pele de cordeiro, e o mestre mostrava clemência.
Na verdade era uma coisa ruim, mostrando sua demência.
Madalena lavou seus pés, o mestre sabia, traição tem nome.
Olhos de serpente rasteja ódio, sempre na frente da fome.
De repente o destino, cai nas trevas profundas do abismo.
Deu ao mestre um beijo de verme, nesse instante nascia o mito.
Oito e meia, terça feira, seu poder seria finalmente consumado.
Caifás através de criado manda 30 moedas, Jesus seria crucificado.
Imaginou abrigo, fama, coisas materiais, e foi humilhado.
Começava a pagar em todas as portas, seu nome era barrado.
Antes da decisão, seus olhos choraram, quando viram a cruz.
Tentou a forca, caiu no abismo, os pedaços não foram enterrados.
Sua alma, vaga no vale, nunca encontrou a luz.
Seu nome significa traição, foi à besta que traiu... Jesus.