Auto Biografia de Roni Muniz

Ronilson Vieira Muniz,ou simplesmente Roni Muniz,nasceu em Vitória , no estado do ES, em 18 de Setembro de 1967, mas foi trazido pelos seus pais para São João de Meriti, suburbio do Rio de Janeiro aos seis meses de idade.

De origem humilde, irmão mais velho de uma clã de cinco irmãos, teve de interromper parcialmente seus estudos para trabalhar e sustentar a casa quando seu pai fora vitimado por um acidente de trabalho.

Não obstante as dificuldades financeiras e a falta de educação formal,ainda criança, declarava seu sonho em tornar-se escritor publicado.

Conclui o curso fundamental ,então primeiro grau, em curso supletivo aos dezenove anos.

Prestou o serviço militar, em 1986, na época da transição do governo da ditadura militar para a democracia.

Casa-se neste ano com sua primeira esposa,com quem teve dois filhos.

Casa-se pela segunda vez, seis anos depois, e tem neste casamento suas primeiras duas filhas , e mais três filhos.

Aos 30 anos, muda-se do Rio para a cidade de Cascavel, na região oeste do Paraná, volta a estudar e conclui o ensino médio em 1999.

Ainda em 1999 , é aprovado no vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), obtendo relevante colocação para os cursos de Matemática e Administração de Empresas.

Por questões financeiras foi forçado a voltar ao Rio de Janeiro, e teve de abandonar o curso logo após se matricular.

Em 2001 prestou vestibular para a UERJ, para o Curso de Matemática.Fora aprovado, porem, por desinformação havia se auto-declarado negro ou pardo no ato da inscrição.Habdicou da vaga.

Em 2004 é aprovado para o Curso de Licenciatura em Matemática na UFRJ.

Cursou 4 periodos e trancou a matricula por não conseguir conciliar o curso com o trabalho qual o exigia mmuito esforço físico. Perdeu a matricula por exceder 2 anos de trancamento.

Trabalhou até os trinta e seis anos como serralheiro, profissão herdada de seu pai.

Em 2005 é aprovado em concurso para Agente Administrativo do Ministério da Saude.

Em 2007 migra profissionalmente para o ramo de TI.

Em 2008, aos 41 anos de idade, publica seu livro de conto ficticio 'O Elo' , sob o pseudonimo de Patrini Fercaian.

Ainda neste ano faz vestibular para Ciencia da Computação na Universidade Federal Fluminense, no curso semi presencial.

Toma posse e entra em exercicio no MS em setembro de 2009 .

Em 2012 abandona a universidade, e é convidado a integrar o corpo da Academia de Letras de São João de Meriti.

Literariamente Roni Muniz afirma e explana o paralelismo entre a prática das regras do bem viver universais, embasadas no continuo processo evolutivo, e a consequente felicidade. Porém,trata do assunto como um poeta pensador e não com o rigor de ciencia ou com intento de edificar algum bulário psiquico.

Roni Muniz
Enviado por Roni Muniz em 23/05/2012
Reeditado em 27/09/2019
Código do texto: T3683580
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.