PAIXÃO PELA VARANDA

PAIXÃO PELA VARANDA

Passados três anos de colégio, já no curso primário, íamos do ônibus ao pátio e de lá íamos para nossas salas. Subíamos uma escada que terminava numa "varanda" ao ar livre. Um lugar construído de modo que deixasse a todas nós hipnotizadas pela beleza da natureza mar-gnífica à frente. Essa "varanda" era um espaço grande, cimentado, com muretas, canteiros, diversos banquinhos e o mar como pano de fundo.

Entrando no pátio do recreio ficava a gruta de Nossa Senhora de Lourdes num canto. No pátio eram as brincadeiras do recreio e as escadas que davam acesso às salas de aula.

Eu era uma "plantonista" de "varanda" de primeira hora. Parece-me que no plantão da "varanda" perdia pedaço de aula em ganho da natureza.

Aquela visão diária, esplêndida, impressionante, a natureza maravilhosa, abençoada por Deus, tomava todo o meu interesse!!! Era só mar, visto do alto e bem de perto. Via-se a beirada de pedras e a arrebentação das ondas nelas. Logo acima das pedras passava a Avenida Niemeyer, cheia de árvores. Era água, sol, céu, ar fresco, ondas espumantes... era o brilho do sol na água do mar, amplidão da visão ao looonge e... o balanço do mar... as ondas estourando nas pedras... Era impressionante, mar-ravilhoso! Que céu, de azul brilhante pelo sol! Quanto brilho! Que lindo ver Leblon ao longe, à esquerda! À direita, mar, mar, mar!!! Mar que não acabava mais!!! Vôo dos pássaros, pássaros mergulhando no mar, pescando, pássaros em rasante no mar. À frente, três ilhotas de pedra desabitadas, mar batendo, espuma subindo, pássaros pousando. Via-se todo o mar daquela "varanda" maravilhosa de frente para o mar.

Eu e a brisa passando por mim... Aquela beleza de natureza entrava em mim e eu me esquecia de mim mesma, me integrava à natureza. Eu contemplava, me contemplava, me enlevava, me elevava e Deus estava muito presente em mim através de toda aquela natureza exuberante. Ao final da aula íamos pela escada que descia da "varanda" em direçao ao térreo, onde estavam os ônibus estacionados.

Mar, céu, sol, azul, brisa, sonhos, toda natureza como uma orquestra regida pelos anjos!

Somente o barulho da natureza! Essa visão diária durante cinco anos do meu curso primário e admissão!

Palavras mais pra quê?