Nova Fátima /PR

Nova Fátima /PR

Inverno

Em passagem em Nova Fátima, era época de inverno, na cozinha da minha vovó, que era o piso de terra, com fogão a lenha, bem simples ainda com aquele frio, o fogão ajudava muito para esquenta um pouco mais, eles colocam uma bacia, com madeira e fogo no chão, para poder esquenta mais um pouco.

Era uma simples casa de madeira, sem forro no teto que pingava bastante quando geada, um dia olhava pela janela, uma fazenda com vários pés de café, que um dia era tudo verde, depois da geado ficava todos os pés com folhas queimadas, do verde ficavam todos marrom. Imagina que frio faz, na que lado no estado do sul do Brasil.

Horta/ Jabuticaba

Falando das coisas boas acontecia lá, foi no quintal dela que conhece um pé de jabuticaba, nesses pés de frutas nasce até no tronco, fica todo rodeados de frutas o pé todo.

Nos fundos tinha uma enorme horta, na que local com outra verdura e legumes, lá tinha uma abóbora, enorme que havia nascido no pé, que era rasteiro no chão.

Imagina uma criança, tendo contato e conhecendo, essas belezas da natureza!

Hoje em dia, as crianças dessas enormes cidades, não vão conhece, talvez nem vai conhecer essas maravilhas, tudo só pela Internet, só em imagens digitais, ou talvez na feira, não vão nem saber da onde veio, nem imagina com aquilo apareceu, e como apareceu no comercio.

Carne Açougues

Outra curiosidade, que eu tive acesso foi, açougues e um fabricam de mortadela. Meu tio teve vários açougues, uma hora em Nova Fátima, outra era no Dês, em Cornélio Procópio e outros lugares.

Negócio dele era carnes, uma época ele criava frango em casa, ele montou um galinheiro no terreno da casa. Se me recordo, ele ia aça, para festa da cremes da igreja, que era a única da pequenina cidade.

Praças e TV

Como a cidade é muito pequena, tinha duas praças, uma era da frente da escola, e outra na frente da Igreja, uma tinha na época ate televisão, pois pouquinhas pessoas tinham esse privilegiou em casa, para as pessoas da cidade era maravilhoso e praça ficava lotada.

Limpeza da Igreja

Teve um vê no ano, que os fies limpava a Igreja, em uma desses vês foi a Dona Conceição, desses vês eu esta lá.

É dessa vez, pois eu não sei, quantas e quantas a vazem foram limpa.

Vendo a limpezas ou ajudando, eu nem lembro. Percebei como eles limpavam a janela e o teto, era e é muito alto só que eles ajuntavam, mais de um cabo, e mais cabos para usa a vassoura, para lavar o teto e janelas. Como aquela igreja era grande, ainda tinha um salão do lado, creio que ainda tem.

Mais a fé é maior, com essa fé fazia tudo brincando, mas fazia bem feito, pois nem tudo o dinheiro pago, uma boa fé não tem dinheiro que paga.

Sendo que pessoas normais, pensa que faz tudo com dinheiro, desses eles sonhares com esse poder financeiro, pois sonha não pagos impostos, então sonhe a vontade.

Pois um sonho sonhado sozinho, é apenas um sonho sonhado sozinho. Assim não pode ser realidade, pois assim é apenas um sonho, vários normais sonhando, que sonham e sonham.

CABELUDO

Quando eu era criança em nova Fátima, eu tinha e gostava de cabelo comprido, é era loiro natural. Sai com meu tio para andar na cidade, os amigos dele perguntavam tirava sarro que eu era menina.

Ai dava minha resposta:

_O meu documento aqui. (mostrava o pinto)

Conhecidencia na aquela época já tinha cabelo comprido, só falto a Sociedade Alternativa!

CLIMA FRIO OU QUENTE.

Casa da minha avó não tinha geladeiras, para fazer um ki suco tinha pegar gelos ou água gelada dos vizinhos.

Pois quando lá era frio era bem frio, mais quando esquentava, fazia um clima esquentado mesmo.

Prato que mi recordo comecei a comer e gostei pacas, era cebolinha picado com limão era simples mais era gostoso e natural e simples.

ERA LOUCO

Eu estava louco para mora lá, eu sonhava em fica no aquele Paraíso, para mim e tudo de boa estava lá.

Na época, eu gostava de cebolinha com limão, feito salada num prato só ele, coisa de criança achava que só tinha. Sendo que até hoje gosto de natureza, meu ponto de vista e é a coisa mais linda que foi criada.

ESCOLA.

Minha avó trabalhava em uma escola, para mim lá era o lugar certo, para eu estudar fazendo qual quer coisa, eu achava que tudo era mais fácil. Aqui em São Paulo eu não fazia nada, não gostava de estudar, só repetia o ano todo e assistia desenho.

AÇOGUE EM CORNÉLIO.

Viagem para lá ficamos na casa do tio Dorvo, pois Dito tinha um açougue e Cornélio Procópio, nessa coisa a Dona Cida virou açougue ira, cuidava do açougue do Dito todo dia ia para Cornélio.

Tia Teresa tinha fogão a lenha, minha mãe trazei carne do açougue para casa da tia Teresa, pegava pedaços de carne colocava na grade de ferro assar todos os dias.

ESTAVA GRANDE

Sendo mais velho eu fui lá, uma vez fui para casa do Toninho de Sousa, comecei sai com filho dele, que era o Marcos. Quando eu o conheci era bem pequeno, quando ia à casa da minha avó.

Dessa vez foi no carnaval, e a piscina do clube que iam todos os dias, era para mim maior festa, para mim que estava acostumado com as loucuras de São Paulo lá era uma brincadeira.

Sendo que nessa época fique, conhecendo varias pessoas, pois eu tinha parente, entram fique conhecendo varias amiga e amigos delas, eles fazem bloco de carnaval no baile da cidade.

CASA DAS PRIMAS

Foi outra vez, pois era mais velho, tinha saído da Ferrawidea fique mais tempo, já estava mais louco, sai muito e comecei a gosta de Mercedes de Souza. Ficamos a todo dia em um bar, em um posto que ficasse no centro da cidade, tomei ali muitas cervejas.

Dessa vez fomos a baile na cidade do lado, foi uma festa que fique muito louco, volte bêbado, pois bebe tudo que tinha direito.

Sendo que essa foi a ultimáveis que foi solteiro, pois fique sem condições financeiras para poder ir, mais bem que queria ir, pois fique com muitas saudades, mais aconteceram muitas coisas que me tiro de sena.

LESMINHA
Enviado por LESMINHA em 16/05/2012
Código do texto: T3671022