Noites sombrias
Os mentores intelectuais do mundo moderno, especialmente o ocidental, propagam a ideia de que o crescimento de uma comunidade é obtido através do esforço individual de cada um. É o maldito capitalismo selvagem que empurra as pessoas para a filosofia de vida do "nunca estar satisfeito". Ou seja, quero sempre mais e mais. Esse novo conceito nos leva a um confronto direto com a satisfação intima x satisfação garantida. O que escrevo aqui, não é plágio e nem tampouco me credencia a me tornar um concorrente de um psicólogo ou de alguém que possa atuar com eficiência na área de psiquiatria ou desses famosos que vivem de obras de auto-ajuda em livrarias de aeroporto. . Acredito nesses profissionais, eles são necessários, mas não são indispensáveis. Existem outros meios para que você possa se tornar uma pessoa feliz, longe do sedentarismo, sem esse estigma cruel do "nunca estar satisfeito". Com todo respeito que tenho pelos heróis e sem a pretensão de ser implacável, acho que Airton Sena carregava essa marca registrada. A marca dos campeões da infelicidade estampada no rosto sombrio do sucesso.
Seus olhos tristes diziam: Vivo por viver. Seu semblante estampava o letreiro: Não sou feliz assim.
Eu não me perdoaria se um dia eu descobrisse que também sou assim. Falo isso simplesmente com a autoridade de um sexagenário, bem vivido, realizado na vida, sem misticismos extravagantes, sem crenças estonteantes e sem ser campeão de porra alguma.
Gosto apenas dos meus espelhos espalhados em cada canto da minha morada, para que eu me veja sempre olhando nos meus próprios olhos na vertical, pois na horizontal choro minhas mágoas e curto-as conversando com meu travesseiro, nos intervalos da vida que chamo de noites sombrias e misteriosas onde repousam os egos e os superegos daqueles que esqueceram de morrer.
Quanto aos psicólogos e psiquiatras nada contra eles, apenas escolheram a profissão errada e como todos nós, nem sempre conseguem dar um passo atrás. Os honestos choram junto com as próprias vítimas, os mercenários choram porque perderam um bom cliente.
A pergunta que cala: Porque eu tenho que ser o melhor entre 6 bilhões de habitantes na face da terra. ?