Michael Jackson - O Único (Parte 1)

PARTE 1 - INICIO

1958 - nasce michael joseph jackson

1964 - michael ganha seu primeiro premio

1965 - os irmaos e michael forman uma banda, os jacksons 5, apelidados por uma vizinha.

1968 - os irmaos gravam o primeiro compacto para uma gravadora de rua, a steltown...

1969- os irmaos sao contratados pela motown, a pedido de diana ross.

PARTE 2 - JACKSONS 5

1969- o Grupo grava o primeiro disco "Diana ross presents the jacksons 5".

1969- O presidente da motown promete a michael 3 musicas em primeiro lugar.

1969- O primeiro single "I want you back" fica em primeiro lugar na billboard, a mais importante parada musical do mundo.

1969- Com "who´s loving you" a capa da revista Roling stones define "liderados pelo exuberante michael com apenas 10 anos, os jacksons 5 ultrapassam barreiras".

1970- O grupo sai em turne pelos estados unidos pela primeira vez, rendendo histeria ao som de "stand"... as garotas vao a loucura, assim,como a comunidade negra.

1970- O disco "abc" é lançado.

1970 - Logo "abc" desbanca nas radios simplesmente a febre do momento "os beatles". e atinge o primeiro lugar na billboard.

1970- "the love you save" tamben atinge o primeiro lugar na billboard. o single fez do album "abc" o maior sucesso do grupo. uma mania entre os jovens.

1970 - "third album" é lançado o terceiro disco do grupo. mais um sucesso.

1970- "i´ll be there" a balada atinge o primeiro lugar por 4 semanas na billboard! surpreendendo até Berry gordy o chefão da motown previa 3 musicas nº1 , porem foram 4 seguidas. o grupo estava em sua melhor fase. o grupo se torna o maior estreante da historia, coneguindo o feito inedito de 4 musicas nº1 em sequencia e vendendo mais de 10 milhoes em menos de 1 ano. 1970- " Mama´s pearl" , uma perola de mamae, katherine deve ter orgulho disso, a faixa pertence ao terceido disco do grupo e ficou no 2º lugar na billboard. apesar de ter sido a primeira canção a nao ficar em 1º lugar do grupo, o honroso 2º lugar na billboard, mantinha os jacksons 5 no topo das principais paradas.

1970- tanto sucesso que o grupo resolve lançar um disco de natal, "christmas album" fica em primeiro lugar em vendas, e traz grandes regravações de natal, entre elas a bela "santa claus is coming to town" , era o 4º disco do grupo.

1971- "never can say goodbye" atinge o segundo lugar na billboard, e primeiro lugar nos estados unidos. o suceso desta bela balada, trouxe o 5º album do grupo "maybe tomorrow" .

1971-A faixa titulo tamben é divulgada e chega ao top 10 na billboard.

1971- tanto sucesso que os jacksons 5 tiveram ate sua propria serie de desenho animado na televisao, a rede de tv abc, exibiu as travessuras dos irmaos que vieram de gary , Indiana.

1971- Aproveitando-se deste sucesso, o presidente da motown que era bem esperto, certo ele, lançou uma coletanea que reunia os grandes hits do grupo "greatest hits the jacksons 5" ainda incluia a inedita "sugar daddy" febre no top 10 na billboard. o sexto album do grupo vendeu como agua.

1971- mais um album de sucesso, e as tv´s ficam enlouquecidas pelos jacksons 5, o setimo disco "Going back to indiana" foi gravado em um especial de tv só deles, ou seja um repertorio ao vivo.

PARTE 3 - CARREIRA SOLO

1971- sai o primeiro compacto solo de michael "Got to be there" fica em 4º lugar na billboard, e 2º lugar no r& b charts. michael começaria ali sua carreira solo, e começaria a se destacar cada vez mais entre os irmaos.

1971- "got to be there" o album é lançado. O primeiro disco solo de michael jackson. Foi uma compilação de hits, 4 grandes hits ficaram nos 10 mais nas paradas.

1972- " rock robin" se torna um grande hit e chega ao 2º lugar na billboard.

1972- "ain´t no sunshine" e "i wanna be where you are" tamben chegaram no top 10, fazendo do disco solo de michael um grande sucesso.

1972- o grupo inicia uma turne pela europa junto com o lançamento do novo disco.

1972- "lookin through the windows" o disco é lançado , porem nao alcança o mesmo sucesso dos discos anteriores, mesmo assim traz belas canções como "aint nothing like the real thing".

1972 "little bitty pretty one" . a primeira canção chega no top 20 na billboard, porem se torna a primeira canção do grupo a nao chegar no top 10.

1972- A faixa titulo nao emplaca nas paradas como deveria, tamben chega no top 20, mas a motown nao ligava pois a grande prioridade na epoca era a carreira solo de michael que a cada vez mais crescia.

1972- "Doctor my eyes" acaba sendo o grande destaque do disco, do oitavo disco do grupo.

1972- "Ben" é lançado, a música chega ao topo da parada da billboard, se tornando a primeira canção solo de michael a atingir o número um. a faixa escrita para um rato fazia parte de um filme e chegou a concorrer ao oscar.

PARTE 4 - BEN

1972- O disco "ben" , o segundo disco solo de michael logo chega ao topo das paradas americanas, e s torna o primeiro disco a lhe render uma musica numero um em sua carreira solo. Ao contrario do album "got to be there" que emplacou varios hits no top 10, porem nenhum nº1, "ben" foi o oposto, emplacou apenas 1 hit, porem bastou este para chegar ao numero um.

1973- Aproveitando-se do sucesso da carreira solo de Michael, a motown logo lança seu terceiro disco solo "Music and me", falava da paixao que michael tem pela musica.

1973- "with a child´s heart" (com o coração de criança) refletia bem o que seria michael joseph jackson. esta foi a primeira canção a ser divulgada do disco.

1973- "Music and me " nao teve maior divulgação devido a preocupação da motown com a queda da carreira dos jacksons five, mesmo assim emplacou canções imortais como "Happy" e "music and me" que ate hoje sao executadas em radios.

1973- "Skywriter" o nono disco dos jacksons 5 é lançado.

1973- a queda do grupo era notavel tanto no disco anterior quanto neste album, a motown claramente dava preferencia a carreira solo de michael, alem disso a propria gravadora se atrapalhou na divulgação do disco, enquanto a billboard executava "Corner of the sky" a u.k divulgava "Skywriter". com isso as musicas estavam comprometidas nas radios. ainda assim chegaram no top 20.

1973- "hallelujah day" o maior sucesso do disco talvez, consegue um modesto 28# na bilboard. 1973- Era hora dos jacksons five voltarem, e do presidente berry gordy acordar, para isso ele preocupado com a queda do grupo nos ultimos 2 anos, resolveu preparar uma canção especialmente para chegar ao topo, ela seria lançada no album seguinte "Get it together".

1973- a faixa titulo se torna um sucesso chegando ao 2ºlugar na r&b billboard.

1973- O grupo é logo chamado para estrelar um comercial da Alpha bitts cereal.

PARTE 5 - DANCING MACHINE

1974- Porem o maior sucesso estava por vir, "Dancing machine" uma musica revolucionaria que traria o grupo de volta ao numero um. a musica logo chega ao topo na billboard, o que nao ocorria desde 1971 com "never can say goodbye".

1974- A música emplaca de vez quando em uma simples perfomance de tv, o jovem michael já com seus 15 anos, resolve inventar uma nova moda, na hora do ritmo da canção michael começa a imitar um robô. no outro dia jovens do mundo todo resolvem imitar sua dança. Hoje o que michael fez é chamado de "Vitrine Viva". as vezes vemos em lojas de shoping, etc.... A canção logo estoura nas radios, e michael na tv vira uma maquina dançante.

1974- Com isso as proprias radios tomaram iniciativa e começavam a executar outrra canção do disco "it´s too late to change" , mesmo sem a liberação da motown.

1974- O sucesso do lp foi tanto que o disco seguinte teria o nome de "Dancing machine" .

1974- Logo a balada "I am love" chega ao top 10 nas paradas.

1974- "Whatever you got i want" tamben chega as radios.

1975- O disco Forever, de michael chega as lojas, é o quarto disco solo de michael.

1975- O lp traz 2 grandes hits que chegam ao top 20 nas paradas "were almost there" e "just a litte bit of you".

1975- Mas o grande sucesso deste album seria uma balada comovente "One day in your life" fica em 1º lugar na parada britanica, se tornando a primeira canção solo de michael a estar no topo por lá.

1975- As letras do album Forever se destacavam, em Dapper dan michael diz que ainda seria o rei das pistas de dança.

1975- Porem nem tudo era alegria para a familia jackson, os irmaos queriam comor e produzir as proprias musicas, a Motown nao permitia pois tinha uma grade de compositores de primeira linha, porem em uma decisao acertada o pai de michael Joseph resolve quebrar contrato com a gravadora, os compositores da motown eram bons, porem nao se modernizaram.

1975- A gota d' água foi o lançamento do lp "Moving violation", em que o unico hit "Forever came today" chegou apenas no numero 60 na billboard.

1975- Mesmo assim o grupo saiu em trune para promover o disco, uma turne ousada pela america, passando por mexico e inclusive Brasil, era a primeira vez de michael no Brasil. o publico gostou.

1975- Ao som de "Especially for me" do ultimo lp , a turne rendeu bons hits, com classicos e perolas cantadas ao vivo por michael como "Happy" e "Music and me". Porem o grupo teve de pagar uma multa a motown de milhoes de dolares pela quebra de contrato, alem disso o grupo nao poderia mais se chamar Jacksons 5, pois o nome pertencia a Motown.

PARTE 6 - THE JACKSONS

1976- Com isso o grupo passaria ase chamar The jacksons, e assim eles foram contratados pela Cbs, atualmente a Sony music.

1976- No mesmo ano a motown aproveita para lançar o que seria um inicio de uma serie de coletaneas dos irmaos. 2 delas se destacam naquele ano.

1976- "Joyful jukebox music" dos jacksons 5 é lançado pela motown, o lp traz canções ineditas , totalmente ineditas de um disco que seria lançado em 76 com o grupo ainda na gravadora. Alem da faixa titulo , a musica "We are here to entertainent" tamben se destaca, nela michael fala que o sonho dele era ser alguem no show bussines.

1976- "The best of michael" tamben é lançado naquele ano, a coletanea foi a primeira com os grandes hits da fase infantil solo de michael pela motown como "Ben". o album chega ao op 50 nos charts.

1976- A cbs lança o primeiro disco dos The Jacksons "the jacksons" é lançado naquele ano.

1976- logo a dançante "Enjoy yourself" chega ao 6º lugar na billboard, a melhor posição do grupo nos ultimos 2 anos. se torna um grande hit.

1976-"Show you the way to go" vai mais alem e se torna a primeira canção a chegar em primeiro lugar do grupo no reino unido (UK). O grupo estava no topo das paradas, o cabelo Black power é a moda do momento.

1976- Tanto sucesso no primeiro disco que os irmaos fizeram um contrato na tv e tivera seu prorpio programa de tv "the jacksons tv show" . Como nao houve turne nesta epoca, o programa serviu para substituir, nele os irmaos cantam seus grandes hits e aprsentam novas musicas.

1977- A faixa "Dreamer" tamben se destaca e chega no chart do Uk.

1977- O disco traz a faixa "Blueas away" a primeira composta por michael na carreira. agora os irmaos participavam da composição das musicas.

1977- "going places" é lançado o segundo disco do grupo.

1977- O album sai em um bom momento da carreira do grupo, porem se torna o maior fracasso dos irmaos, o disco nao rende sucesso e o maximo que atinge nas paradas é um modesto #26 com a faixa titulo.

1977- O single seguinte apesar de ser uma bela balada "Even throguh you gone" consegue ter rendimento ainda pior.

1977- Para completar michael vive seu pior momento adolescente, cheio de espinhas e com dificuldades para arrumar namoradas devido a sua timidez.

1978- Numa tentativa de ajudar algumas radios executam "Find me a girl" que chega a conseguir ficar no top 50.

PARTE 8 - THE WIZ

1978- Para muitos o que atrapalhou a divulgação do disco foi o fato de michael nao poder estar muito envolvido, ja que estava gravando seu primeiro filme para o cinema "The wiz, o magico de oz". com isso a bela balada "Heavens know i lov you" acabou nao debutando nas radios.

1978- michael é convidado pela estrela do filme Diana ross a participar do filme "The Wiz" , uma versao negra para o classico o magico de oz, no filme michael faz papel do espantalho.

1978- Do filme 2 canções entraram nos chartas mundiais, o dueto entre michael e diana "Ease on down the road" se destacou. já "you cant win" teve desempenho razoavel, o filme tamben foi razoavel sendo exibido no brasil pela tv globo.

1978- Com o fracasso do ultimo disco dos jacksons, michael jackson resolve produzir e compor a maioria das musicas do novo disco do grupo, o terceiro pela sony music "Destiny" , logo o disco se torna o maior sucesso do grupo na carreira, todas as composições pertenciam aos irmaos, com destaque sempre para michael, o grupo voltaria ao topo.

1978- Boa parte desse sucesso se deveu ao primeiro hit "Blame it on the boogie" que estourou nas paradas ficando no top 10 no u.k e europa. o video trouxe inovações dançantes.

1979- A faixa titulo "destiny" tamben debutou nas radios e destacou tamben a turne "destiny tour" que passou pela europa rendendo bons frutos. os jacksons estavam no auge do sucesso na europa.

1979- "Shake your body" trouxe o grupo de volta ao topo nos estados unidos desde 1976 que isso nao ocorria, a faixa ficou em 4º lugar na billboard r&b charts. a faixa foi um grande sucesso nas pistas de dança virou mania, a nova moda era "mexa seu corpo até o chão". isso fez o lp alavancar nas vendas.

1979- tantas musicas de sucesso do disco que belas canções acabarm nao sendo debutadas nas radios. A bela "push me away" até hoje é considerada uma perola para fãs.

1979- Nesta mesma época michael perde um pouco da timidez e começa um namoro com Tatum o´neal, filha de famoso ator ameriano, ela foi a primeira namorada de michael, porem a timidez excessiva de mj impediu um periodo mais longo entre os 2.

1979- No filme "The Wiz" serviu para michael conhecer o produtor Quincy Jones, juntos eles conversaram e fizeram grande amizade, nas gravações do filme.

PARTE 9 - OFF THE WALL

1979- "Off the wall" é lançado em meados de setembro, é o primeiro disco solo de michael jackson em sua fase adulta. o nome foi mudado pois na mesma época "The wall" do Pink Floyd foi lançado.

1979- O primeiro single "Don´t stop till you get enough" trouxe o primeiro grammy solo de michael, em um video inovador, michael trouxe uma coreografia empolgante, isso fez com que a musica atingisse o primeiro lugar na parada da billboard, e se tornando um hit mundial. o Paletó virou a marca no disco. pra quem talvez nao lembra por nome, voce pode ouvir um trecho desta musica todos os dias na vinheta do programa video show da tv globo. Esta música foi a primeira solo de michael em #1 na billboard desde "Ben" de 1972, alem disso foi a primeira assinada por michael, composta por ela a ficar em primeiro lugar na Billboard.

1979- Michael ganharia o grammy, porem ficaria bastante insatisfeito, o disco tinha sido um sucesso somente comparado naquele ano com o lp do pink floyd já citado, porem michael ganharia apenas 1 grammy, ele boicotou a premiação, alegou preconceito e disse que seu proximo disco nao seria ignorado!!! o que acabaria ocorrendo como veremos mais na frente. 1979- "Rock with you" se tornou um classico, o segundo single de michael foi sucesso, com sua dança e seu ritmo, chegou logo ao 1ºlugar na billboard. Um hit nas discotecas.

1980- Nesta mesma época os jacksons fecharam a decada como os artistas que mais venderam na decada de 70 com mais de 100 milhoes de discos, já michael conseguiria colocar "Off the wall" entre os 50 albuns mais vendidos da historia, muito bom para seu primeiro disco solo adulto.

1980- O album "Off the wall" venderia cerca de 20 milhões de cópias em todo o mundo, estima-se que até hoje ja tenha passado dos 25 milhoes, principalmente com as edições especiais de 2001. o album continha 3 faixas compostas por michael das 10, foi produzido por Quincy jones, e teve grande participação nas composições de Rod temperton, em 3 musicas. Alem disso Stevie wonder fez "I can´t help it" para michael e Paul mccarney compos a balada "Girlfriend" , que alias foi o ultimo single do album, o quinto, se tornando sucesso no reino unido, a balada entrou no top 30 no u.k.

1980- O terceiro single "She´s out of my life" chegaria bem ao top 10 na billboard, e ficaria em 3º lugar no u.k, a musica tamben teve sua marca registrada, com um piano suave em futuros shows michael chamaria uma fã ao palco sempre ao cantar esta canção. A pobre mortal fã é claro vai ao delirio.

1980- A faixa titulo chega as paradas, o quarto single tamben chega ao top 10. Michael bate mais um recorde, o primeiro artistas a conseguir 4 faixas no top 10 nos estados unidos e reino unido (billboard e U.k week).

1980- Após o 5º single "Girlfriend" , a faixa "Working day and night" nao chegou a ser executada nas radios, pois o album ja estava estourado e isso tamben impediria a divulgação do novo disco dos jacksons.

1980- Durante off the wall michael teve de fazer uma cirurgia de emergencia, quando estava gravando um de seus clipes ele quebrou o nariz e teve de submeter a uma rinoplastia.

1980- "Off the wall" pode ter ganho apenas 1 grammy porem michael recheiou-se de premios em outras importantes premiações.

1980- na principal perfomance do disco "Off the wall" michael participa de um especial de Diana Ross e canta o hit Rock with you e ainda o dueto "Ease on down the road", michael canta, elogia a amiga e ainda diz que ela é sexy.

PARTE 10 - E.T STORYBOOK

1980- Neste ano michael dá uma entrevisgta em um programa de tv, falando de seu disco, os fãs teriam de esperar 13 anos para ver uma nova entrevista do ídolo (veremos mais a frente)

1980- estreia nas radios o single "Lovely one" dos jacksons, uma faixa dançante que logo se torna um hit nas paradas, ficando no top 10 na billboard r&b.

1980- "Triumph" o quarto disco adulto dos jacksons é lançado, produzido pelos irmaos e com composições solos de michael, o album vira o maior fenomeno do grupo pela sony music, o maior sucesso batendo "Destiny" de 1978.

1980- "Heartbreak hotel" chega ao top 10 na billboard r&b, se tornando um dos grandes hits do disco, futuramente uma das canções mais aguardadas nas turnes do grupo. A bela canção chegou a ter seu nome modificado para "This place hotel" já que o nome anterior ja foi o mesmo nome de um grande sucesso de Elvis Presley.

1981- Aproveitando do sucesso solo de "Off the wall" os irmaos chegam ao topo novamente com seu novo hit "Can you feel it". Uma musica espetacular que virou um marco na decada de 80. "Você pode sentir isso?". a faixa ficou em 6# no u.k charts. O grupo cada vez mais estourava na europa.

1981- O video de "Can you feel it" foi produzido e concebido por michael. O filme conta uma historia em que todos os povos de todas as raças podem se unir em triumfo. O clipe continha efeitos até entao nunca vistos, e o fato de michael contar uma historia no clipe foi algo raro na época, já que a maioria dos videos eram tirados de shows ou com o artista em um estudio sozinho. Com isso michael recebeu o titulo de "Inventor do videoclip". Foi uma mega produção. 1981- O single "Walk right now" tamben chega aos charts , ficando em setimo lugar no u.k week, conseguindo um sucesso inesperado.

1981- Tanto sucesso que o grupo saiu em turne pelos Estados Unidos e Europa, a turne rendeu muito sucesso. A "Triumph tour" trouxe os grandes hits do grupo, ao som de "Can you feel it" eles abriram a turne, que tamben destacou os hits solos de michael como "Dont stop till you get enough".

1981- Aproveitando o sucesso da turne, os jacksons lançam o album "Jacksons live" com o audio do show, o lp vendeu bastante naquele ano.

1981- Paralelamente michael participava de canções de amigos artistas, como na balada "Just friends" com Carole sagger.

1982- Neste ano, michael se dedica 6 meses a um novo projeto solo com Quincy jones, mas antes ele resolve escrever uma canção para sua maior amiga Diana Ross "Muscles" foi inserida no disco dela e se tornou um grande hit, chegando ao top 10 nos Us charts. "Muscles" é o nome da cobra de estimação que michael criava em sua casa em Encino. para onde ele havia mudado nesta epoca.

1982- Na mesma epoca ele aparece para surpresa de Diana Ross e canta um trechinho de "Upside Down", os fãs e diana deliravam.

1982- No final de 82, um Book é lançado "E.T storybook album", um mini box que continha um livro, a narração do filme e.t o extraterrestre e a canção que seria tema do filme "Someone in the Dark", o book teve edição limitada, e michael ganharia 1 grammy pela narração infantil do filme. A música seria trilha sonora principal do filme, porem a Sony music impediu pois isto poderia atrapalhar o lançamento do novo disco de michael, com isso a faixa estava cancelada nas radios. 1982- O pior é que a Cbs-sony estava certa, em 1º de dezembro de 1982 (dia mundial de luta contra aids, coincidentemente hoje em dia), é lançado o maior album que a industria musical já viu "Thriller".

PARTE 11 - BILLIE JEAN

1982- O maior fenomeno musical da historia é lançado "Thriller".

1982- Com um inicio modesto, michael lança seu primeiro single "The girl is mine", um dueto com Paul Mccartney, a faixa chega ao 1ºlugar no billboard r&b charts.

1982- Todo o disco Thriller foi bem planejado, michael sonhava que o disco se tornasse o mais vendido da historia, pra isso foi tudo bem cauculado, lançou uma balada de inicio, deixou o album vendendo devagarinho, e deixaria para o final a faixa titulo mais aguardada.

1983- "Billie jean" é lançada, a canção mais imortal da carreira de michael jackson, ficou simplesmente sete semanas em 1º lugar na parada da Billboard. com um estilo classico, para muitos uma das maiores canções da historia a música era inovadora. O video foi o primeiro de um artista negro a ser executado frequentemente na mtv. A faixa fala de uma mulher "Billie jean" que acusa michael de ser pai de seu bebe. A canção se chamaria "Not my lover" mas foi mudada por michael de ultima hora, assim como o nome do disco que se chamaria "Starlight" e mudou para "Thriller".

1983- Neste mesmo ano, em fevereiro a antiga gravadora de michael a "Motown" faria 25 anos de existencia, e traria um mega evento onde reuniria os maiores astros da gravadora, o presidente berry gordy foi pessoalmente conversar com michael e lhe pedir que voltasse a se aprsentar com os irmaos. Michael pensou em recusar já que havia dito que a turne Triumph teria sido a ultima aparição do grupo, porem ele gostava muito de Berry, foi Berry gordy que ensinou muitos mandamentos da musica para michael. Ele acabou aceitando, seria tamben uma boa forma de divulgar o single "Billie jean".

1983- O evento "Motown 25th" teve grande repercussao e foi televisionado para o mundo todo, varios milhoes de pessoas assistiram ao evento (aqui no brasil na tv globo) , ninguem imaginava o que viria pela frente. Na perfomance mais aguardada, michael e os Jacksons Five cantam um medley de sucessos e cantam o classico I´ll be there. Os irmaos vao embora e Michael fica, um momento magico na historia da musica, ele comenta "Adoro as músicas antigas, os classicos, foram momentos magicos com meus irmão, mas melhor ainda são as novas músicas" dai começa "Billie jean", o som dispara o coração do publico na plateia, com um luck especial, uma dança inovadora michael canta seu maior classico, quando na metade da musica ele faz pela primeira vez o passo hoje chamado de "Moonwalk", a caminhada para traz, a chamada caminhada para a lua. O publico nao acreditava e michael seria aplaudidod de pé.

1983- No dia seguinte ao evento os proprios irmãos de Michael estavam impressionados, o astro ainda recebeu elogios de Fred Astaire e Genne Kelly, 2 mosntros sagrados da dança. A partir dessa perfomance para a imprensa michael deixou de ser um jackson comun.

1983- As vendas de "Thriller" decolavam, mais de 20 milhões ja haviam sido vendidos, quando o terceiro single é lançada "Beat it", um rock inovador que trazia Edddie Van Hallen na guitarra, a faixa chegou rapido em 1º lugar na billboard.

1983- O video de "Beat it" em que michael separa os brigoes, foi um sucesso, a musica foi a primeira de um artista negro a ser executada em radios de rock.

1983- "Wanna be start something" é lançada, a faixa pop dançante vira mania, e chega ao 5º lugar na billboard. Nas 2 turnes seguintes michael abriria os shows com esta musica que no refrao diz "Podemos iniciar agora".

1983- "Human nature" esta bela balada com ritmo inovador chega ao 7º lugar na billboard, era mais um top 10 de "Thriller" na parada, a faixa ficou marcada nos shows pelos passes roboticos de michael.

1983- Se tudo que michael lançava em "Thriller" chega ao top 10 "P.y.t" tamben chega ao top 10 na billboard, a faixa tinha no back vocals a irma mais nova de michael Janet. Alias após P.y.t, michael lançaria "Thriller" na billboard, e bateria seu proprio recorde anterios de off the wall, e conseguiria um recorde de 7 músicas no top 10 na billboard, um recorde mantido até hoje de um mesmo album.

PARTE 12 - THRILLER

1983- "Thriller" O single é lançado nos charts, a faixa ficou em 4º lugar na billboard, isso se explica pois muita gente já tinha o disco, "Thriller" já havia passado dos 30 milhoes de discos vendidos, e foi o unico album a iniciar e terminar o ano em primeiro lugar em vendas na Billboard, porem em muitos paises foi numero um, como na espanha e grande parte da europa. Michael deixaria para o final do ano , dezembro , e final da divulgação do album o que todos mais esperavam o videoclip de "Thriller", o single mais esperado.Uma estrategia bem sucedida.

1983- Muito bem sucedida pois após o lançamento do video "Thriller" o album dispara e ja passava dos 40 milhoes, foram mais 10 milhoes em 1 mês. O video continha 15 minutos , era um filminho de terror em que michael e uma bela garota estao no cinema, quando ele vira um lobisomen, ele canta e dança como nunca, o video dirigido por John landis, foi inspirado no filme "Um lobisomen americano em Londres". Devido a religião da familia de jackson ele acabou colocando um aviso antes da exibição do video.

1983- O video de "Thriller" acabaria fechando com chave de ouro o lp de maior sucesso da industria musical, o vhs "Making michael jacksons´s Thriller" que continha o clipe, making of e um pouco da historia de michael, venderia 1 milhao de copias se tornando a fita vhs mais vendida de todos os tempos, recorde que seria quebrado por michael mais a frente.

1983- O album "Thriller" entraria para o guines em 2006 como o album mais vendido da historia da musica mundial, com inacreditaveis 104 milhoes de copias vendidas, no Brasil quase 2 milhoes de discos vendidos, se tornando o disco internacional mais vendido da historia.

1983- Com o sucesso do disco varios artistas queriam gravar com michael , um dos que teve esta sorte foi o ex beatle Paul mccartney, a faixa "Say say say" ficou em primeiro lugar na billboard, e pertencia ao disco de Paul, um dueto que ficou na historia.

1983- na mesma epoca ele faz uma apariação de surpresa em um show de james brown, dança e deixa seu maior idolo de sorriso aberto.

PARTE 13 - GRAMMY´S

1984- O fenomeno "Thriller" ia colhendo os frutos, o album bateria o recorde de indicaçõea ao grammy foram 12, michael ainda bateria o recorde de premios em uma só noite foram 8 grammys apenas do disco thriller. Este recorde só seria batido muitos anos depois em meados de 2000 por carlos santana.

1984- Outras premiações michael tamben bateria todos os recordes, como no american music awards, ele ganhou cerca de 10 premios em uma só noite. Um ano depois o video de "Thriller" ainda ganharia mais 1 grammy para a coleção de michael, alias "Thriller" conseguiu mais de 100 premios ao redor do mundo, um recorde incrivel, michael tamben entraria varias vezes no guiness e ate hoje é o artistas com mais presenças no livro dos recordes.

1984- Michael tamben é recebido na casabranca onde é homenageado pelo presidente por ter realizado um sonho americano, o presidente até brinca com a faixa "P.Y.T".

1984- O canal de tv Vh1 elege "Thriller" como o maior videoclip de todos os tempos, alias nao foi só o vh1, varias pesquisas em todo o mundo elegeram este video como o maior, ate hoje "Thriller" é considerado o maior clipe de um artista e o lp "Thriller" considerado o maior album de um artista.

1984- Tanto sucesso e michael fecha um acordo com a pepsi. Um contrato milionario, um comercial onde os jacksons reaparecem e foi televisionado para todo o mundo,

1984- Gravando o comercial da pepsi em 1984, Michael jackson sofreu seu mais grave acidente, durante uma explosao artificial dá algo errado e mj tem queimaduras de 1º e 2º graus, a mais grave.... michael passou dias no hospital e a cena em que ele acena para os fas com a luva deitado na saida para o hospital ficou marcada na historia do show bussines. Michael se recuperou, porem necesitou de uma cirurgia plastica. Foi a segunda cirurgia que michael teve de se submeter por obrigação e nao por vaidade.

1984- Depois do fim dest pesadelo, Michael enfim saiu do hospital, na saida resolveu doar um aparelho contra queimaduras, ao ir embora um dos fotógrafos pediu que ele se deitasse no aparelho para tirar algumas fotos, no outro dia estava estampado nas capas dos jornais "Michael Jackson dorme em uma camara hiperbarica para embranquecer". Na era "Thriller" era um pouco já visivel os problemas na pele de michael, o uso de luvas e maquiagen já era notável. 1984- Mesmo assim ao som de "Billie jean" o comercial foi ao ar e se tornou um sucesso, a pepsi estava disposta a lucrar com o maior artista do momento.

1984- Michael ainda colhia os frutos de thriller, ganhando premios em varios lugares do mundo, batendo recordes em premiações de todos os tipos, "Naacp" "Billboard" , entre outros... seu luck era copiado cada vez mais, e o grito "Aaoww" virou marca registrada.

1984- No mesmo ano, Michael inicia seu longo namoro com a atriz Brooke Shields (a do filme Lagoa azul). Com ela Michael vai receber o Grammy e outros prêmios importantes.

PARTE 14 - VICTORY TOUR

1984- Na mesma época michael participa de albuns de outros artistas, muito requisitado ele participa no mesmo ano do refrao da musica "Somebody´s watching me" de Rockwell, produzindo este sucesso que virou numero um em alguns paises. Jermaine seu irmao tamben teve a honra de cantar com michael em "tell me í´m not dreaming".

1984- O sucesso era tanto que as irmãs de Michael tanben resolvem tentar ingressar no mundo da musica, Rebbie grava um disco chamado de "Centipede" em que na faixa titulo michael participa, Já janet ia gravando seus primeiros compactos, mais na frente janet ia estourar de vez. A irmã que talvez tenha fracassado de vez na familia jackson, foi Latoya, michael ainda tentou lhe ajudar em um dueto em 1980, chamado de "Night time lover" que foi um fiasco. Definitivamente Latoya nao conseguiria exito no mundo musical.

1984- Michael conseguiu o que prometeu, disse anos antes que seu proximo disco não seria ignorado, e realmente "thriller" quebrou todas as barreiras da industria fonografica, Michael era capa das principais revistas como Rolling stones, entre outras, os tabloids agora começam a assediar michael de outra maneira, as especulações quanto a sexualidade de michael começam a ficar cada vez mais fortes.

1984- Aproveitando disso a motown lança um disco inédito com canções nunca lançadas da carreira solo de michael, "Farewell my summer love", 2 canções entram no top 10 dos charts mundiais, alem da faixa titulo, a bela balada "Girl you so together" tamben faz sucesso.

1984- Michael tinha prometido na turne "triumph" que nao faria mais turnes com os irmãos, porem por um pedido da mãe Katherine e insistencia de Joseph, mj acaba cedendo, e a pepsi fecha um contrato com o empresario Don King (aquele que promovia lutas de boxe) para uma nova turne dos jacksons.

1984- Jermaine volta ao grupo, para gravar o que seria o ultimo album do grupo com todos os irmaos reunidos , "Victory". alem de ter se tornado um sucesso foi o disco que mais vendeu do grupo.

1984- O primeiro single "State of shock" dueto com mick jagger, foi 3ºlugar na billboard, se tornando um dos maiores sucessos do grupo, um pop rock bem inventado.

1984- O single seguinte "Torture" ficou no top 20 na billboard, e tamben conseguiu relativo sucesso, o clipe da musica michael nao esta presente, apenas no fim uma estatua dele aparece com todos os irmaos celebrando a vitoria.

1984- Outros hits se destacaram do album , a dançante "Body" entrou nos charts mundiais, e a bela "be not always" demonstrava bem o poder vocal de Mj.

1984- Foi decidido entao que a turne Victory seria realizada apenas nos Estados Unidos , para a decepção de fãs do mundo todo. Em meados de julho dá inicio a turne mais bem sucedida do grupo, todos queriam ver os hits de michael, e é claro ver o "Moonwalk" ao vivo.

1984- A turne bateu recordes de publico em varios estadios, nela os irmaos cantam grandes hits e ainda trazem os classicos solos de michael como "beat it" e "Billie jean", porem algumas coisas ficaram sem explicações no track list da turnê, nao foi cantada o hit "Thriller" e nenhuma musica do lp "Victory", afinal a turne não é do album "Victory" ? As explicações foram de que michael nao queria e nao teve tempo de ensaiar muitas canções com os irmãos.

PARTE 15 - WE ARE THE WORLD

1985- Após receber mais 1 grammy, michael na premiação se encontra com varios amigos, um deles Lionel Ritchie, juntos os 2 tem a ideia de lançar uma canção beneficente para combater a fome na áfrica. Michael e Lionel entao fizeram "We are the world", preocupados com a africa que sofria e ainda sofre de muita miséria, alem da fama incrível de michael, eles precisavam de mais algo para que chamasse a atenção de todos, Foi quando mj teve a ideia de reunir vários artistas e Quincy jones produzindo.

1985- O projeto foi chamado de "Usa for áfrica" e reuniu artistas e peso como Stevie Wonder, Diana Ross, kenny rogers, entre outros... o single ficaria em 1# tanto na billboard quanto em todo o planeta, para alguns esta seria a "Canção do século". Nunca tantos artistas se envolveram em um projeto. O single se tornou o mais vendido da historia com mais de 10 milhoes vendidos. 1985- Com isso a jackson mania continuava, nunca desde os beatles o mundo via tamanha comoção por um artista.

1985- O clipe de "We are the world" foi gravado todo em um dia, no estúdio onde foi gravado tambén a música. Foi algo mágico na história da música.

1986- Colhendo os frutos michael recebe mais 3 prêmios grammy pela canção e milhares de outros premios importantes, um deles no American music, Michael chegou a dar uma palhinha da música com os artistas que participaram do projeto.

PARTE 16 - CAPTAIN EO

1986- Diana ross em 1986 lança um novo album e a faixa "Eaten Alive" tem a participação de Michael, fazendo relativo sucesso. Michael apareceria pouco neste ano, pois estava começando a produção do seu novo disco. Uma das poucas aparições foi na inaugurção de uma estatua no museu de cera na europa.

1986- É lançado com a direção de George Lucas o filme em 3d "Captain eo" o video de 20 minutos, foi feito para ser exibido na disney, onde ficou em cartaz por 12 anos. O Curta tinha efeitos nunca vistos, e contava uma pequena historia com perfomances dançantes de "We are here to change the world" e "Another part of me" que seria lançada no disco seguinte de michael. O projeto tamben serviu para acalmar os animos dos fãs que esperavam anciosamente o novo disco .

PARTE 17 - BAD

1987- Era hora de voltar, como ele viria ? qual o visual ? a cada lançamento de Michael a partir dali era uma grande expectativa. O seu novo single "I just can´t stop loving you" debutava nas radios em agosto. Uma balada assim como em "thriller" era a receita do sucesso, um dueto com Siedah garret, que futuramente viraria back vocal em suas turnes. A faixa fica em 1º lugar na billboard e u.k week. Foram 5 anos de espera, tamanha expectativa e o single com certeza iria parar no topo dos charts.

1987- Em setembro de 1987 é lançado o terceiro album solo de michael pela sony "Bad". O título já era uma sugestao ao sucesso, o visual era novo, cabelo enrolado e um novo luck tirado do video copiado em todo o mundo. O album ficaria dezenas de semanas nos charts mundiais e se tornaria o segundo mais vendido da decada de 80. venderia cerca de 30 milhões em todo o mundo, até hoje estima-se que "bad" ja tenha passado dos 40 milhoes.

1987- O album nao vendeu os 100 milhões que a imprensa maldosa disse que michael queria, mas vendeu muito bem, hoje "Bad" está em 17º lugar entre os mais vendidos da historia da música. Após o lançamento do segundo single "Bad" o lp já venderia mais de 10 milhões de cópias.

1987- "Bad" estreia nas radios, a faixa fica em 1º lugar na billboard, e bate recorde de semanas no chart, mais de 40 semanas na parada, e o video trazia um michael diferente. Com cerca de 20 minutos o clipe contava a historia de um rapaz do suburbio que nao era mau como os outros, para isso tinha de provar para os "Amigos" que tamben podia ser um delinquente como eles, porem ele mostrou que nao era preciso roubar para ser o "Bonzão do bairro" ele mostrou que atravez da música tanben pode ser "Mau". A faixa marcou nao só pela roupa de michael, mas tamben pela mao na virilha que viria a ser mais a frente uma marca registrada dele.

1987- Logo sai o comercial da pepsi, uma serie de comerciais de michael ao som de "Bad" com efeitos e uma sequencia de historias exibidas no mundo todo.

PARTE 18 - BAD TOUR

1987- Michael dá inicio a sua primeira turne solo, "Bad world tour" ao contrario do que se previa começou logo no inicio da divulgação do disco. a Turne "Bad" foi a maior que um artista já fez em numeros de shows, foram mais de 100 shows ao redor do mundo, passando pela asia, batendo recordes em Tokyo, Yokohama, chegando a europa , America, com destaque para os Estados Unidos. Milhares de Recordes foram batidos, no estadio Wenbley quebrou marca historica, assim como no japão.

1987- A primeira parte da bad tour trazia basicamente o repertorio da victory tour, nela mj canta apenas 2 musicas de "Bad". Porem a segunda parte que se iniciaria em 1988 traria os grandes hits solo do astro como "Thriller" e "Billie jean", e as melhores canções do album bad como "Smoth criminal" e "Dirty diana", foi na segunda parte da turne em que se viu maior delirio, mulheres desmaiavam, por onde ele passava era um batalhão em sua volta. Todos os shows praticamente tiveram seus ingressos esgotados em pouco tempo. A turne durou 2 anos, de 1987 a 1989.

1987- Em 1987, a mtv americana resolve criar um premio "Mtv video vanguard" em homenagen a michael, Na perfomance transmitida ao vivo da "Bad tour" da musica "Bad" michael resolve inovar mais uma vez, fazendo o passe "Moonwalk" de lado.

1987- O Lp bad marcou tamben pela criação de michael, produzido por ele e Quincy Jones, o album tem 11 faixas, delas 9 foram compostas por michael. Apenas uma não se tornou um hit "Just good friends" composta por stevie wonder, um dueto de michael e Stevie. A outra faixa nao composta por ele foi "Man in the mirror" de Siedah Garret e Glen Balard. 2 faixas foram inseridas de última hora em bad, o lp teria apenas 10 faixas, mas michael resolveu colocar uma faixa extra "Leave me Alone", já a faixa "Another part of me" que ja havia sido cantada por ele no curta captain eo, foi inserida de ultima hora por influencia de produtores que nao se conformavam de deixar a canção de fora. Nesta época era notavel o problema da cor de Michael, para alguns ainda era excesso de maquiagen, para outros ele estava querendo mudar de cor. Os comentarios eram cada vez maiores. Cada vez mais michael se cobria, usando luvas, acessorios, etc....

1987- O terceiro single "they way you make me feel" chega as rádios, e logo se torna número um na parada da Billboard. A faixa se torna um dos maiores sucessos, michael está mais sexy, com coreografias mais ousadas, no clipe ele persegue uma garota e consegue um final feliz.

1988- Para o lançamento do 4º single, Michael resolve fazer sua primeira e única perfomance no grammy até hoje, Após cantar o hit "they way you make me feel" ele canta o novo single "Man in the mirror", com um coral de gospel michael mostrou que não só dança como canta de forma excpcional, mostrou todo seu poder vocal nesta música, uma perfomance de gala, relembrando as grandes perfomances de james Brown nos anos 50. Michael foi aplaudido de pé. Apesar da perfomance ele nao ganharia nenhum grammy naquele ano.

1988- Porem o disco "Bad" se rechearia de premios, foram mais de 50 premios ao redor do mundo, no american music michael recebeu varios, e pela revista forbes foi 2 anos seguidos o mais bem pago artista do mundo.

1988- com tudo isso "man in the mirror" chega ao 1º lugar na billboard, o sucesso da faixa se deve a mensagen na música, no refrao michael pede "Olhe para o homen do espelho e mude o mundo", o clipe mostra cenas de fome, dor e miseria. uma triste realidade do nosso mundo. 1988- Com o single seguinte o pop rock "Dirty diana" , que trazia na guitarra "Steve Stevens" michael bateria um recorde, alias 2 recordes, o maior numero de músicas em primeiro lugar na billboard de um mesmo album , o lp "Bad" traria 5 músicas nº1, o outro recorde foi o de maior numero de canções consecutivas em primeiro lugar de uma voz na parada, alem das 5 canções de bad em primeiro, tivemos anterior ao disco a canção "We are the world" ou seja 6 seguidas no topo.

1988- A música "Dirty diana" era uma brincadeira com sua amiga a princesa Diana e com Diana ross, na faixa michael chama diana de suja, imunda, e de sedutora. O clipe ganhou premio no wma, e traz um michael em uma perfomance digna dos grandes metaleiros, o cenario era de um show de rock. No final ele rasga a camisa, em uma rara cena de michael para o delirio das fãs. 1988- Paralelamente Michael faz uma colaboração em um dueto do album do amigo Stevie Wonder, na faixa "Get it" que chegou no top 50 das principais paradas mundiais.

PARTE 19 - FAMILIA JACKSONS

1988- O sexto single do disco "Another part of me" ficou em primeiro lugar na billboard r&b charts, a faixa mais dançante do disco trazia no clipe uma perfomance de outro planeta de michael na "Bad tour" um verdadeiro delirio dos fãs e um show de dança de michael em um show historico. A faixa foi a primeira de michael na carreira solo adulta a nao entrar no top 10 da billboard hot 100, michael estava com 16 canções acumuladas no top 10 da parada em sua carreira solo adulta, 4 de "Off the wall" , 7 de "Thriller" e 5 de "Bad". um recorde incrivel. Ou seja até ali em sua carreira solo pela sony, todos os singles de michael entraram no top 10.

1988- Paralelamente, È lançado o ultimo disco dos jacksons até os dias de hoje, "2300 jacksons street" já nao conta com michael na capa, Michael´participa apenas da faixa título. 1988- O album traz o hit "Nothin compares 2u" e logo depois a bela "2300 jacksons street" a única canção talvez em que todos os irmãos inclusive as mulheres, rebbie, latoya e janet (que ja estava estourada nos estados unidos) participam. toda a familia estava reunida, assim como no clipe de 2300, que se referia a rua onde os irmãos moravam.

1988- As 2 músicas fazem relativo sucesso, os jacksons sem michael já estavam sem forças, este seria o fim do contrato pela cbs-sony.

PARTE 20 - MOONWALKER

1988- Michael assim como em "Thriller" deixaria para o final o que todos mais esperavam na divulgação do lp "Bad", o filme "Moonwalker", a segunda vez de michael no cinema.

1988- Junto com o filme é lançado uma autobiografia, um livro escrito pelo proprio Michael, chamado de Moonwalk, Michael por ele mesmo, ele conta um pouco de tudo, desde a infancia, o estrelato precoce, até o auge. O livro vira best seller, e se torna um dos 10 mais vendidos do ano. 1988- Um jogo para videogame tamben é lançado para promover o filme. No video "Bad" michael chamou para dirigir o mestre Marthin Scorcesse, no filme "Moonwalker" o diretor deu conta do serviço. O filme foi gravado em 3 anos, foi gasto milhões para o filme que teve inicio nas gravações em 85, e trazia milhares de efeitos especiais, era a terceira vez de michael no cinema.

1988- O filme contava com a participação de Sean Lennon e Joe Pesci. O filme começa com o vídeo de "Man in the Mirror" e depois parte para uma edição de videoclipes da careira de Michael. Depois vem uma paródia de "Bad" interpretada por crianças e então em uma seqüência Michael é perseguido por fãs. Então mais dois vídeos são mostrados e o filme mostra Michael como um herói com mágicos poderes, que é perseguido por Mr. Big (Joe Pesci), um traficante de drogas, mas mesmo assim Michael salva três crianças. Entre os vídeos estão "Smooth Criminal" e "Come Together".

1988- A fita Vhs do filme "Moonwalker" bate o recorde de "thriller" e se torna a mais vendida fita vhs da historia, foram mais de 1,5 milhões de copias. O filme se torna um sucesso de bilheteria. O recorde de mj, só seria batido 10 anos depois pelo classico "Titanic" .

1988- A faixa "Smooth criminal" fica em 7º lugar na billboard, e na europa chega ao topo, se torna trilha principal do filme, o clipe é lançado no filme, michael Um gangster que salva as crianças com sua dança. Até hoje a faixa é uma das mais conhecidas de michael, no video um novo passe, seria ilusionismo a "Inclinação" de "Smooth criminal" até hoje é inimitável, michael enclina-se com o corpo para frente sem dobrar os joelhos, para muitos seria um efeito especial de clipe, porem mais na frente na dangerous tour em 1992, Michael faria o passe ao vivo impressionando a todos.

1989- Um outro vídeo tamben lançado em "Moonwalker" é divulgado como single, seria o oitavo single de michael do disco "Bad", a faixa "leave me alone" era o inicio de uma dura briga de michael com a imprensa que o perseguia, no video e na musica ele pede para o deixarem só, e aborda todas as polêmicas levantadas pela imprensa, como o boato dos ossos do homen elefante, o da camara hiperbarica, etc... O video se torna um sucesso e ganha o grammy de video do ano. Nele michael recupera o mito "Elizabeth taylor".A faixa chega ao 2º lugar no u.k charts, Michael bate o recorde de músicas no top 10 por lá de um mesmo disco, foram 7.

1989- Nesta mesma época Michael adquiri um Rancho que ele chama de "neverland" a terra do nunca, local onde ele moraria até 2003. Michael gastou milhões para ter uma residencia com conforto, tranquilidade e lá pode realizar sonhos de infancia, montou seu proprio parque e zoologico alem do mundo magico de Peter Pan. Mau sabia michael que Neverland tamben lhe traria muita dor de cabeça.

1989- O lp bad tamben bateria um recorde, o nono single é lançado "Liberian girl", com isso se torna o disco com o maior numero de singles, foram 9. A faixa chega ao 13º no u.k charts, o clipe é recheado de artistas como Whopy Goldberg, David Coperfield, entre outros, eles procuram por michael que aparece de surpresa no final.

1989- Foram tantos singles e hits que a faixa "Speed demon" tirada do filme "Moonwalker" na parte em que michael dança com um boneco, acabou sendo cancelada nas radios. Ou seja "bad" tinha representado a altura o disco "Thriller". Foram mais de 30 milhoes de discos vendidos e 6 músicas nº1, alem de 7 hits no top 10.

1989- O album "the best of remixes" dos jacksons é lançado, apenas como complemento de contrato a cbs lança os melhores remixes do grupo. o lp para a surpresa até teve indices de vendas mais alto do que o esperado.

PARTE 21 - PRÊMIOS E OSCAR

1989- Neste periodo Michael colhe os frutos de "bad" indo a premiações no mundo todo, como no American music de 89, ao lado de Eddie Murphy.

1990- Mas uma aparição que deu o que falar foi no Oscar de 1990, você já imaginou o rei e a rainha do pop juntos na maior premiação do cinema ??? Quando isso ocorreu a imprensa do mundo todo comentava, assim a premiação foi uma das mais assitidas da historia da premiação. 1990- Michael ficaria recluso no restante do ano, os boatos sobre sua sexualidade e sobre os problemas em sua pele eram constantes e isso o irritava muito. Ele começava ali a produzir seu novo album, eram muitas canções guardadas.

1990- Michael termina a decada com os 2 discos mais vendidos da decada de 80, um deles o mais vendido da historia. tamben se torna o artista que mais vendeu na decada de 80 com mais de 150 milhoes de discos. O presidente dos Estados Unidos tamben entrega o premio de Artista da decada a michael na casabranca. O astro ainda recebeu variaos recordes do disco "Thriller" de melhor video, melhor canção , entre outros...

1990- Na mesma época ele libera 2 dessas canções para ser tema do disco de Barth simpson, o garoto do seriado "Os Simpsons", a faixa "Do the bartman" cantada pelo garoto do desenho se torna um sucesso na europa, chegando ao topo.

PARTE 22 - PEPSI

1991- Para voltar, michael precisaria antes, renovar um contrato com a sony music, que recusou seus irmãos em 1989. Porem ela nao aceitaria que michael fosse embora, um mega contrato é preparado, foi o maior contrato da industria fonografica, michael teria de lançar a partir dali 7 discos segundo boatos da imprensa. Alem disso michael teria 50% dos lucros com a gravadora, se tornando meio sócio mesmo de músicas que nao fosse dele. Incrível. Até hoje não se sabe bem o teor deste contrato exato, fala-se que michael teria de fazer tamben 3 filmes, porem nada é confirmado, a verdade que até hoje (2008) michael ainda está ligado a gravadora, o que tem atrapalhado um pouco sua carreira. veremos mais a frente.

1991- A pepsi tamben renova seu contrato para mais comerciais com o rei do pop, seriam comerciais exibidos para a divulgação do disco seguinte e patrocinio total em sua proxima turne. Michael reaperece em um congresso com o acordo de milhões feitos, ele aparece na lista da forbes novamente como o mais bem pago artista. O Megastar estava de volta!!!

1991- Vale lembrar que 6 anos antes Michael teve uma briga com Paul Mccartney por ter adquirido o catálogo de músicas dos Beatles em um leilão. A Sony estava de olho neste catálogo.

PARTE 23 - BLACK OR WHITE

1991- È lançado o quarto disco solo de Michael, “Dangerous” ou Perigoso em português. O álbum foi lançado em novembro daquele ano, e a Michael mania estava de volta. O disco não teve mais a co produção de Quincy Jones, desta vez, para não ocorrer o que aconteceu com os jacksons no passado, Michael preferiu novos produtores do momento como “Bruce Swedien” e “teddy Rilley”, muitos criticaram... mas sera que Michael não fez certo mesmo ? será que não é necessário mesmo modificar os produtores para não cair na mesmice ? veja os exemplos da própria carreira de mj - Em 1976 o pai Joseph Estava cansado da falta de inovação nos ritmos da Motown que estava parada no tempo, Os irmãos mudaram então de gravadora e estouraram novamente com um novo estilo. A mentalidade de Joseph estava correta, precisava de modernização. - Em 1978 Michael demite o pai, Prefere trabalhar com outros empresários, e se auxilia com o produtor Quncy Jones, uma ótima escolha, talvez se estivesse com o pai, não teria novas idéias como a de um disco solo adulto, alem disso depois de Off the wall a carreira de Michael mudou.

- Em 1991 Michael decide não ter mais Quincy Jones co produzindo seus discos, uma boa escolha, será que se estivesse com Quincy o álbum “Dangerous” não seria uma cópia de “Bad” ? “Bad” é um ótimo álbum, porem “Dangerous” abria uma nova década e talvez se Michael não inovasse poderia cair na mesmice de muitos artistas como prince. Então com sua escolha “Dangerous” traz uma modernização e inovação na música pop. - Apesar de muitos acharem que não, a escolha de Rodney Jerkins para a produção de “Invincible” em 2001 tamben foi bem pensada, pois O estilo que predominava no inicio da década era o r&b e Rodney era especialista nisso, Rodney não tem culpa dos problemas de Michael com sua gravadora. - Em 2007 Michael estará trabalhando com Will I Am, do Black and Peyes, o hip hop é o som do momento, pode ser uma boa escolha para voltar ao topo das paradas. Pois é viram os exemplos, o disco logo já tem o maior numero de vendagens para um lançamento, foram mais de 5 milhões em pouco tempo. 1991- O álbum misturava um pouco de tudo que Michael aprendera, trazia efeitos e sons inovadores, misturava rock, pop, hip hop e algumas lentas que se tornaram classicos, o que atraiu públicos de todas as idades, O disco Trazia Slash o guitarrista do Guns Roses em 2 faixas, alem de uma intro de Macaulin Caukin em “Black or White”. A faixa “Will you be there” teve problemas na justiça devido a uma introdução da nona sinfonia de Beethoven, segundo os acusadores Michael não colocou no encarte a referencia, anos depois Michael ganhou a causa, porem foi obrigado a colocar os créditos do coral. Das 14 músicas Michael compôs 12, apenas em “Gone tôo soon” de B.Kohan e “Why you wanna trip on me” de Teddy rilley e Bernad Bell, mj não teve participação.

PARTE 24 - DANGEROUS

1991- O lp “Dangerous” venderia cerca de 34 milhões de cópias até hoje, se tornando o disco masculino mais vendido da década de 90, virou um marco na historia da música, até hoje é o 10º disco mais vendido da historia da musica mundial. O álbum ganharia vários prêmios ao redor do mundo, batendo recordes como no Soultrain. Foram mais de 40 premios importantes. Michael pensava em lançar uma coletanea dupla para este disco, uma coletanea com 30 canções inéditas, mas acabou desistindo da idéia por influencia dos produtores. Tanto que o maior acervo de músicas não lançadas está no disco "Dangerous".

1991- “Black or White” o primeiro single do disco é lançado mundialmente, a faixa conta com Slash na guitarra e logo alcança o 1º lugar em todo o mundo, na billboard foram 7 semanas no topo se igualando a “Billie Jean”, a faixa é um desabafo de Michael com relação aos boatos de sua mudança de cor, na música ele fala que não importa se você é “Preto ou branco”, pede paz ao mundo e pede paz para ele. Michael vem com novo visual, agora realmente branco, porem ainda não havia esclarecido ao mundo o que houve com sua pele. A música foi uma inovação na industria fonográfica, misturava Rap, Rock, e pop. Bill Botrell criou o rap da faixa.

1991- O vídeo da faixa “Black or White” é assistido por mais de 100 milhoes de pessoas ao redor do mundo, sendo exibido simultaneamente em cerca de 26 paises ao mesmo tempo, como se fosse uma Propaganda eleitoral. Foi o maior lançamento de um videoclip na história da música, Michael gastaria cerca de 6 milhões, se tornando o mais caro vídeo da história. Dirigido por John Landis, o mesmo de “Thriller”, o vídeo traz na abertura o astro mirim “Macaulin caukin”, na época no auge da carreira, no final uma inovação nos efeitos especiais, uma transformação de rostos e caras, pretos e brancos unidos em um vídeo espetacular, com cerca de 15 minutos, o final do filme é mais arrepiante ainda, traz Michael dançando sozinho sem música, em um momento mágico, ele se destransforma de uma pantera e mostra

o gênio da dança e da arte que é, O fim polêmico marcou de vez a mão na virilha de Michael, acabaria virando marca registrada assim como o grito “Aaowww”. O video trouxe mais polemica ainda quando Michael Quebra um carro, uma vidraçaria inteira, para alguns especialistas estaria ele incitando a violência. Michael conseguiria uma volta triunfal.

1991- Para divulgar a música, no aniversario de 10 anos da Mtv, Michael lança a faixa “Black or White” em uma perfomance sublime com Slash, depois a bela “Will you be there” tamben tem uma perfomance que emociona o publico.

1991- A pepsi tamben resolve por em pratica seu comercial, no natal de 1991, um comercial trazia a montagen de Michael pequeno com Michael já adulto, em uma versão inédita da faixa “I´ll be there” com Michael cantando em um piano, emocionante.

1991- A faixa “Black or White” obteve tanto sucesso que devido as vendas do single ultrapassarem os 2 milhões é lançado no U.k uma versão remix, que chega ao 14º lugar por lá. 1992- Sabendo do sucesso de Mike, a Motown e os jacksons em especial Jermaine, resolvem produzir uma mini série que contaria toda a trajetória do grupo, do inicio precoce até a vitória em 84. Falou do sofrimento dos irmãos com as surras de Joseph e do orgulho dos pais com o estrelato do filho. O filme teria cerca de 4 horas com uma intepretação de atores muito bem feitas, em muitos paises foi exibido como uma mini serie, aqui no Brasil a Tv Globo exibiu a serie em 4 dias. O albun do filme trazia um vídeo inédito com cenas do grupo ao som ao vivo de “Who´s loving you” retirado da turnê de 1970. A faixa entrou no top 100 na Europa.

1992- A motown tanben lança com êxito a coletânea “Minha historia” que traz os grandes hits de Michael, o remix de “I want you back” logo entra em 8º no u.k charts.

PARTE 25 - REMEMBER THE TIME

1992- O segundo single “Remember the time” é lançado, e fica em 1º lugar na parada r&b charts da billboard. Se torna um grande hit, o clipe é um dos mais bem produzidos da carreira de mj, traz Magic Johson e Eddie Murphy, e efeitos visuais nunca vistos, parece magia. Michael com um novo visual, pela primeira vez o cabelo liso. No vídeo ele dança e canta como nunca, foi gravado em um cenário Egípcio e traz uma capela espetacular no finalzinho do vídeo. A faixa ganharia vários prêmios.

1992- Michael foi então convidado a uma perfomance no Soultrain, porem com um problema na perna, acabou tendo de cantar sentado em uma cadeira, mesmo assim não deixou de dar um brilho especial a perfomance. Para alguns na verdade Michael nunca decorou de verdade a coreografia de “Remember the time” depois do clipe, pois não só nessa apresentação mas na turnê seguinte ele acabaria não cantando este hit, alias até hoje ele nunca cantou “Remember the time” em um show. Nos ensaios da turnê dá para perceber que Michael não acompanha os dançarinos durante a coreografia.

1992- O megahit “In the closet” é lançado, e logo fica no topo da billboard r& b charts, e se torna um sucesso, michael divide o vocal com uma garota misteriosa, depois descoberta como a princesa De Mônaco. O clipe Michael queria a pop star Madonna, mas segundo os tabloids uma briga entre os dois impediu isso. Não importava, Naomi Campbell substituiu a altura, em um clipe ousado e bem sexy, chegou a ter sua exibição proibida na África do sul, E teve de ter algumas cenas exluidas do vídeo.

1992- “Who is it” é lançado como single, e logo chega ao top 10 no u.k, já nos estados unidos começava ali uma pequena queda de michal por lá, onde a faixa fica em 14º. A música é no entanto bem misteriosa, assim como o clipe em que Michael descobre que sua garota é uma prostituta, a faixa ficou bem conhecida mesmo quando foi executada no novo comercial da pepsi. O destaque da música é os sons e ritmos feitos com a boca de Michael, assim como em outras canções dele.

1992- Jackson lança o 5º single do álbum, um pop / hip hop , “Jam”, que despenca Michael na billboard, caindo para 26º lugar, porem na Europa chega ao topo, e no u.k charts fica em 14º. Os Mercado americano estava cada vez mais difícil para Michael, porem na Europa seus hits estouravam cada vez mais. A faixa ficou marcada pela abertura dos shows da turnê “Dangerous” e foi lançada estrategicamente como inicio da tour. O clipe trazia o astro do basquete “Michael Jordan”, no final Michael ensina o que sabe a Jordan e Vice versa.

PARTE 26 - DANGEROUS TOUR

1992- A “Dangerous tour” tem inicio, se tornando uma das maiores turnês de um artista em toda a historia, foram cerca de 70 shows ao redor do mundo, passando por Europa, ásia, e america do sul, pois é Michael viria ao Brasil no ano seguinte. Veremos mais a frente.

1992- A turnê trazia um pouco de tudo, os hits clássicos como “Billie Jean” e “Smooth criminal”, alem das novas canções como “Black or White”. Em todas as musicas se via algo diferente, se via

comoção , desmaios, delírio nas platéias, os shows totalmente esgotados por onde mj passava. Michael vem do solo como um foguete aterriza no palco e no final sai voando, um truque em que um homen sai em uma mochila voadora. Michael chama uma fã ao palco durante “She´s out of life” faz o moonwalk, a Inclinação, e emociona o mundo. O show até hoje é considerado o maior show de um artista em todos os tempos, o chamado show do século. Teve tamben 3 mágicas do mestre David Coperfield.

1992- O show foi transmitido pela tv a cabo “HBO”, e teve a maior audiência da historia da tv a cabo em todos os tempos, milhões de pessoas assistem Michael. O show em Bucaresti na Romênia foi o mais perfeito, e depois lançado em Dvd em 2004. Todos as arrecadações da turnê foram para a fundação de Michael “Heal the world fundation” criada em 1990. Michael é citado no guiness como o artista que mais ajudou em causas beneficentes.

1992- As vendas de “Dangerous” decolavam de vez, e já passava dos 15 milhões de cópias, vendendo mais do que o disco anterior.

PARTE 27 - HEAL THE WORLD FUNDATION

1992- Em uma boa estratégia de marketing, mj lança o 6º single, “Heal the world”, nome da fundação que criou 2 anos antes. A faixa se torna um grande sucesso, e chega ao 2º lugar no u.k charts e ao primeiro lugar na Espanha e em grande parte da Europa. O vídeo beneficente assim como a música pede-se “Vamos curar o mundo, fazer dele um lugar melhor”.

1993- Como parte da divulgação do disco, michael resolve aceitar o convite do Superbowl, o maior evento esportivo dos Estados Unidos, No dia 31 de janeiro de 1993, durante o intervalo, o astro pop aparece, surgindo debaixo do solo, ele canta um medley de grandes hits, e a faixa que ja estava estourada "Heal the world". O publico ficou estimado em 133 milhões de pessoas assistindo pela tv. Um recorde incrivel que se tornou a maior audiencia da historia da tv americana. Só para quem pode, lembrando que este recorde é só em territorio americano. Michael tamben detem o recorde de publico em uma exibição de tv mundial, já que o clipe "Black or white " teve estimado 550 milhoes de pessoas assistindo.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 05/05/2012
Código do texto: T3651887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.