Obsessão, nos casais segundo Gimenes – Parte II

Segundo Gimenes , os espíritos obsessores se aproveitam da fragilidade emocional do casal, dos vícios e tendências de cada um a fim de conquistar seus objetivos. Isto ele se refere aos casais, ele diz que nos relacionamos com as pessoas devido as nossas afinidades, e que somos atraídas umas as outras pela necessidade que elas têm de se harmonizarem mutuamente. Ele observa ainda que as pessoas uma atuam como gatilho do outro fazendo aflorar emoções negativas de sua personalidade as quais ela precisa curar.

Buscamos a nossa paz, a felicidade, a harmonia no outro. Realmente nos casamos levando conosco o complexo de Cinderela, ser feliz para sempre, acreditando que o outro nos fará feliz, e que nós vamos fazer alguém feliz. Com o tempo vem às cobranças, porque desejamos que as pessoas se comportem como nós queremos e não a aceitamos como elas são realmente, com suas diferenças.

É com as cobranças que começam a ruptura do casamento, pois os casais se esquecem de olhar as suas próprias carências, seus próprios defeitos, as suas falhas no sentido de cura-la. Mas tentam transferir esta tarefa para o outro. Eu fiz muitas terapias, trabalhei muito minha autoestima, li muitos livros de autoajuda, e continuo lendo e até hoje frequento um Centro Espírita Kardecista. Talvez por isto a ruptura para mim de alguma forma servisse, mas antes sofri as consequências de não aceitação das diferenças, eu aceitava de certa forma meu marido, tentava compreende-lo, compreendia os seus problemas pessoais, mas ele queria que eu fosse igual a ele, coisa que era impossível, ele bebia e gostava de farras, eu não suportava bebida, gostava de estudar, era mais família.

Gimenes nos fala que estamos sempre à espera de alguém que venha acabar com nossa solidão, carências, baixa autoestima, medo, angustia e outras coisas e que transferimos a responsabilidade pela nossa felicidade para o outro. Acontece segundo ele, que, o parceiro jamais corresponderá ao atendimento de tais necessidades. Pois cada um deve procurar a felicidade dentro de si através de uma reforma intima. Cada pessoa tem sua própria personalidade e dificilmente se comportará de acordo com o agrado do outro.

O amor de cobranças é um amor condicional, egoístico, imaturo quanto as nossas emoções como também quanto a nossa consciência espiritual. Isto Gimenes chama de obsessão emocional. A interferência dos espíritos obsessores nocivos, acontece exatamente nos momentos dessas cobranças egoísticas.

Para Gimenes e Kardec a obsessão pode acontecer em apenas um integrante do casal, e também nos dois separadamente. Se for uma família de vários membros pode ir variando, ou obsediar apenas aquele que tiver mais afinidade com o obsessor. Estas entidades agem de forma variada, mas a forma com que se dá a obsessão é geralmente resultante de negligencia espiritual.

Como disse anteriormente a reforma intima é necessária. Ler muitos livros que fale sobre desenvolvimento e evolução espiritual, como o Evangelho Segundo o Espiritismo, Genesis, Livro dos médiuns e todos os livros de Kardec, Ramatis, a Bíblia, livros de autoajuda etc. orar muito, meditar, enfim elevar sempre o pensamento a Deus com muita fé. Eliminar todos os hábitos nocivos mentais e comportamentais, os vícios e a falta de valores morais e espirituais. Os espíritos obsessores, exploram as falhas emocionais de cada pessoa e fazem com que elas sejam confrontadas em discussões simples, das quais podem surgir maiores problemas. A nossa falta de disciplina espiritual e´a porta que dá acesso à obsessão.

Nem todo espírito que atrapalha a nossa vida é um obsessor, como os espíritos de parentes que se aproximam pensando em ajudar, aqueles irmãos que desencarnaram e que ainda não tem ideia de que faleceram, e também aqueles espíritos de amigos que não sabem que estão prejudicando.

Enfim nós mesmos levamos nossos relacionamentos quer casal, familiar ou de parentes e amigos aos conflitos, por causa de nossa ignorância.

Bibliografia

Gimenes, Bruno J. – Obsessão Espiritual no Casamento- Revista Cristã de Espiritismo – nº 101 anos 12.

Kardec, Allan- O Evangelho Segundo o Espiritismo, S. Paulo-1994.

Ibidem- Livro dos Médiuns- S, Paulo - 1994.