Entendendo obsessão espiritual – Parte I

Há certo tempo atrás tinha muita duvida sobre este assunto, como e porque um espírito obsediava uma pessoa, qual seria a razão principal, malvadez? Ignorância? Perseguição? Ou nada disso? Como um espírito levaria uma pessoa a agir de certas formas que muitas vezes nos deixam indignada, ainda mais se esta pessoa for um elemento digno e de boa fé?

O que é obsessão? Obsessão é o domínio que alguns espíritos conseguem adquirir sobre algumas pessoas. Geralmente é praticada por espíritos inferiores e muitas vezes embusteiros. É a ação persistente que um espírito mal exerce sobre um individuo. ( Allan Kardec Livro dos Médiuns)

A obsessão tem varias características, desde a influência moral, sem sinais que possam ser percebidos externamente até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais. (Evangelho Segundo o Espiritismo)

A obsessão pode ser:

Obsessão simples é a influencia sutil da atitude do espírito encarnado ou desencarnado.

Fascinação é a ação direta de um espírito sobre o pensamento do outro.

Subjugação é a paralisação através da ação mental que um espírito determina sobre a vontade do outro.

Geralmente a obsessão se dá de varias formas: De encarnado para encarnado - quando uma pessoa pensa tanto na outra, que termina consciente ou inconscientemente trocando energias positivas ou negativas de acordo com os sentimentos.

Desencarnado para desencarnado quando geralmente são inimigos em vida, e não se perdoaram ou não reconheceram seus erros em vida.

Encarnado para desencarnado quando uma pessoa falece e não damos oportunidade do irmão espiritual sair deste plano, emitindo pensamentos principalmente negativos.

Desencarnado para encarnado é a influencia sutil do desencarnado para o encarnado.

A obsessão se bem pensarmos sempre foi e será o problema da humanidade, isto é, enquanto não aceitarmos a existência da espiritualidade.

Fatores que levam a obsessão:

No meu entender as pessoas faziam certas coisas porque queria, mas devido experiências que passei, vi que estava quase certa e também quase errada, pois depende do momento e dos sentimentos que carregamos dentro de nós, ódio, ciúmes, inveja, egoísmo, preconceitos, orgulho, e uma infinidade de sentimentos negativos só poderão atrair espíritos de pensamentos ou ideias idênticas. É preciso ter muita força, muito amor no coração para desfazer tudo isto que muitas vezes habita dentro de nosso coração, temos de aprender a inverter todos os nossos sentimentos malevo-los. É obrigação nossa transformarem-los em pensamentos e sentimentos positivos para atrairmos espíritos de luz, espíritos elevados.

Uma das causas de obsessão é o medo, ainda mais se observarmos que estamos exagerando. Todos têm medo de alguma coisa, medo da violência que se assola em nosso país e no mundo, medo do desconhecido, medo da violência que se encontra escondida dentro de nós, medo do desconhecido, medo do sucesso, como também do fracasso, medo da doença, da rejeição e muitas coisas mais, se fossemos relacionar, a lista não terminaria nunca, ela é infinita, temos medo até de nós mesmos. Imagine você sentindo medo, assustada, inconscientemente, vai atrair para si um irmão obsessor que de alguma forma fará com que o objeto de seu medo se realize, ou a apavore até leva-la a uma síndrome de Pânico ou outras doenças psicóticas porque não sabe se defender.

Porque temos tanto medo? Simplesmente, por sermos ignorantes, porque não temos coragem de procurar entender o que Jesus nos ensinou, cada palavra dele deve ser analisada e internalizada e praticada. Precisamos ter coragem de conhecer a nós mesmos, conhecer a verdade sobre nossa vida, e acreditar naquelas palavras ditas pelo Mestre, “A verdade vos libertará”. Que verdade será esta? Seria tomar conhecimento do reino Espiritual? Do reino de Deus?

Quem são os irmãos que habitam o reino de DEUS? Anjos, amigos de luz, entidades superiores, Orixás, e uma imensidão de seres espirituais que possivelmente vivem junto de Deus. Responderia que talvez a resposta estivesse mais ou menos certa. Pois Deus deve ter seus companheiros que o ajudam a administrar este seu universo dos graus mais altos aos inferiores, Ele é o ser Supremo.

Um dia vinha para casa, muito preocupada, agitada, e alguém me tocou, disse-me ao pé de meu ouvido, “Jesus está lhe libertando, ele disse que vai lhe libertar”. Olhei para um lado e outro fiquei sem saber realmente quem me tocara, era voz masculina. Algum evangélico? Deixei para lá. Acenei a cabeça e segui meu caminho.

Passado alguns dias me desentendi muito com meu marido, ele saiu, viajou, e quando voltou me pediu separação.

As palavras de Jesus, “a verdade vos libertarás de todas as preocupações”. Convenci-me, que aquelas palavras ao pé de meu ouvido não foram ditas atoa, a principio fiquei ressentida, medo de assinar o divorcio, depois veio uma paz interior e perguntei a ele que era aquilo mesmo que ele queria, ele disse: “sim, começamos e vamos até o fim”, enfim terminamos nos divorciando, uns dias passei sacrificada em todos os sentidos, mas internamente havia uma paz, algo estranho.

Com a separação, mesmo meu esposo vindo sempre em casa, dormindo em outro quarto de nosso apartamento a harmonia foi chegando aos poucos, ultimamente digo que a paz reina em nosso lar.

Muitos atos de nosso dia a dia nos levam a acertos e desacertos, muitos dos quais nos causam angustias, depressão, sofrimentos diversos que provocam a falta de saúde física, moral, consequentemente psíquica e espiritual, e por causa disto precisamos orar muito.

Passei tudo isto por causa de certa forma da ignorância, e é esta ignorância que abre uma brecha para a obsessão. Às vezes nos arrependemos dos atos errôneos que praticamos, porque acreditávamos que poderia ser feito diferente, desculpando porque não ouviu alguém, e chegamos a tal ponto que ficamos guardando dentro de nós um sentimento enorme de culpa e com este sentimento poderá haver a aproximação de um irmão espiritual que consciente ou inconscientemente pode fazer com que o problema ao invés de sanar venha a aumentar, ou seja, piorar a situação. (causa que pode provocar uma obsessão)

Às vezes o erro causado por nossa ignorância, sem intenção, se isso for, não devemos nos sentir culpados, basta que tenhamos a humildade de pedir desculpas, o perdão aquela pessoa a qual molestamos inconscientemente, então o arrependimento verdadeiro fará uma remissão de nossos pecados, de nossas culpas, assim, as consequências da lei de causa e efeito também pode ser sanada ou aliviada. Evitando a obsessão. Sabe-se que o universo é regido por leis naturais e a maior delas é a lei do amor, o amor incondicional e consequentemente à lei do perdão.

Não aceitar, não acreditar que Deus é um Espírito Perfeito e que seu reino é Espiritual, que somos semelhantes a Deus em espírito, também faz parte desta ignorância. Uma vez que Jesus disse que somos filhos de Deus. Logo, somos espíritos encarnados, esta é a nossa verdade e que estamos sujeitos às leis naturais da vida. Quando nos arrependemos, e reconhecemos os erros, a refletimos, pensamos e repensamos conscientemente e procuramos reparar os atos praticados prontamente vêm uma reconciliação consigo e com o próximo. Certamente fica difícil às faltas serem repetidas.

Não devemos dar oportunidade aos espíritos obsessores incutir em nossas mentes coisas que só nos faria sofrer. Não podemos satisfazer as vontades destes espíritos que se aproveita de uma pequena brecha para fazer um escarcéu em nossas vidas, em nosso lar. Pense somente o bem, não deseje mal aos seus semelhantes, seja ele quem for, até mesmo aquele que se considere seu inimigo, perdoe, se perdoe, e faça orações e muita fé em Deus.