Elis:encantada há 25 anos

Imagem:bela voz, bela mulher...


Guimarãs Rosa já afiançava que as pessoas não morrem , ficam encantadas.Elis virou uma estrela?Já era( *)...
Elis Regina, nascida em 1945, fez sua passagem para pararelos mundos, em 1982.Com  37 anos incomopletos .Nasceu para brilhar, tendo por dom a voz singular, de entonação apurada, nuances insuspeitas, graves e agudos de pássara flamejante.
Quando eu trabalhava com adolescentes, projetava uma transparência com uma de suas redações escolares,de mocinha,onde falava sobre o pássaro.Com aspectos premonitórios, revelava sobretudo o desejo de liberdade.
Elis sabia amar e tinha uma energia invejável, donde o grande espanto e dor de seus íntimos e de seus fãs, quando, no dia 19 de janeiro de 1982, ela deixou a terra.Perplexidade geral.
Eu estava grávida de meu filho Gabriel, que nasceu uma semana depois.Concidentemente,desde a notícia, comecei a ter contrações.O parto, de risco, estava marcado para o dia 25 e eu tive de ser medicada para agüentar esperar.
Precisavam de uma sala monitorizada,que não estava disponível na data,fui monitorada por cardiologista e hematologista, além do obstetra.Por isso,Gabriel nasceu dia 26.
Mas eu falava, há pouco ,de Elis saber amar.Fazia isso com intensidade.Quando seu filho João estava doente, li à época,numa revista ,que ela passara uma noite interira no hostpital , conversando com a criancinha e dizendo-lhe que não morresse.Porque ekla, sua mãe, o amava.Não morreu,está aí,salvo pela força pessoal materna.
O professor Luiz Lyrio a homeageia no blog, lembrando da frase "Agora sou uma estrela" ,que marcou seu show TREM AZUL, quando ela falou, fazendo muitos chorarem :

“Agora retiram de mim a cobertura da carne, escorrem todo o sangue, afinando os ossos em fios luminosos – e aí estou pelo salão, pelas casas, pelas cidades, parecida comigo. Um rascunho. Uma forma nebulosa, feita de luz e sombra. Como uma estrela. Agora eu sou uma estrela”.

A pisciniana (nasceu a 17 de março) Elis Regina é desses artistas que atrai gerações subseqüentes à sua época.Os joven de hoje a amam e reverenciam , assim quais seus pais a amavam e reverenciavam."A Pimentinha", apelido que apontava diretamente para seu temperamento, mas também , na simbologia do vermelho, para sua energia ímpar,sua motilidade e intensa resposta cinestésica.

No palco,quando defendia uma das músicas concorrentes em festival, seus braços moviam-se tanto ,para frente e para trás,que a diziam mulher catavento.Dos que movem moinho, a água - ela própria uma corrente , um caudal.Jairzinho, que foi seu parceiro e amigo conta isso rindo,imitando.

Os filhos ligados á arte, a menina que deixou pequena, Maria Rita, tem infexões parecidas e toca a alma dos que amaram a mãe - por isso se esforça para ser ela mesma, uma cantora, Maria Rita.Filha de Elis, completa-se ,quase sempre.

Hoje, por alguns minutos, silenciem as almas.Com os ouvidos do coração, ouçam Elis. Valerá sempre a pena.

Clevane Pessoa de araújo Lopes

19/07/2007

( * )_
Mais no blog de Luiz Lyrio, que com um jogo de palavras, diz tudo:


25 anos sem...pre com ELIS

Visite www.lyr.myblog.com.br

Mande fotos, poesias e textos, que postarei aqui, neste memorial.