NOVAIS NETO, FILHO DO MESTRE TIÃO SAPATEIRO ,É O POETA DO CENTENÁRIO DE SAMAVI(Por Dorothy Miranda)

Extraído do Jornal ComércioHoje de Santa Maria da Vitória

Novais Neto: poeta, contista, cronista ou trovador?

02/05/2010 22:40

Por Dorothy Miranda de Oliveira Andrade

Nascido em Santa Maria da Vitória (BA) no dia 24/10/1957, signos de escorpião e galo (horóscopo chinês), Adnil Novais Neto, mais conhecido por Novais Neto, é filho de Sebastião de Novais Neves (Tião Sapateiro) e Jandira Almeida Neves, e irmão de Nena (Janilza), Hermes e Glécia.

Foi alfabetizado pela professora Lia Prado, sendo aluno, posteriormente, das educadoras Carmen Laranjeira, El Suely Bueno, Nucinha Laranjeira, Dilza Soares e, ainda, ter tido o privilégio de ser aluno da incomparável mestra Rosa Magalhães, “uma Dolores Ibarrure cabocla, uma Passionaria”, segundo o amigo e conterrâneo Clodomir Morais.

O autor fez o curso primário nas Escolas Reunidas Nossa Senhora das Vitórias, em seguida, estudou no Ginásio Comercial de Santa Maria da Vitória, hoje, Centro Educacional Santa-mariense, onde se formou Técnico em Contabilidade no ano de 1977, na primeira turma de contadores da cidade.

Mudou-se para Brasília no ano seguinte, depois para Salvador, onde permanece até os dias atuais. Graduou-se Químico Analista Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no ano de 1986, tendo ainda iniciado os cursos de Arquitetura e Química (bacharelado) na mesma universidade. Foi bancário por mais de 15 anos nos bancos Econômico e do Estado da Bahia (Baneb).

Novais Neto publicou seu primeiro livro de poesia e crônica em 1989, Flutuando na Areia, incluído no roteiro da telenovela Tieta, da Rede Globo, mostrado em vários capítulos pela atriz Arlete Salles, a Carmosina. Participou das coletâneas “Poetas Brasileiros de Hoje – 1986”, da Shogun Arte; “A Paz Mora no Coração do Poeta”, da Federação Baiana de Escritores; e “30 Anos de Poesia” e “A Trova é Imortal”, ambos da União Brasileira de Trovadores (UBT), Seção de Salvador (BA).

Em 1990, lançou seu segundo livro de poesia “Ave Corrente”, já em 2a edição. Tem no prelo um quarto livro, de crônicas e contos, e outro de histórias pitorescas da extinta Casa do Estudante de Santa Maria da Vitória (CAES), onde foi presidente e morou por mais de seis anos.

Além dos livros de poesia, o autor teve vários trabalhos publicados em jornais como A Tarde (Salvador/BA), Blocos (RJ), O Diário de Maringá (PR), Viva Brotas, O Banebiano, O Bancário, todos de Salvador (BA), O Posseiro e Comércio Hoje, ambos de Santa Maria da Vitória (BA).

O poeta também já participou dos programas TV Revista e Soterópolis, ambos da TVE Bahia, juntamente com outros confrades ubetistas, declamando e divulgando a trova, um dos gêneros literários mais antigos de que se tem notícia e que constitui a síntese da arte poética: sentido completo, apenas quatro versos, rimas perfeitas e alternadas, e 28 sílabas poéticas.

Atualmente, Novais é servidor público municipal, concursado, da Prefeitura Municipal do Salvador, lotado na Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), e Relações Públicas da União Brasileira de Trovadores (UBT), seção de Salvador (BA), onde, juntamente com outros confrades e confreiras, cultiva e divulga a trova, além de sempre ler em nossas reuniões mensais suas criativas, inteligentes e hilariantes crônicas, contos e trovas, muitas delas já publicadas no Jornal Comércio Hoje, de sua terra natal, e em nosso Boletim Mensal “OTrovador”.

Dorothy Miranda é Presidente da

União Brasileira de Trovadores (UBT)

Seção de Salvador – Bahia

Fotos do lançamento do livro MEU LUGRA É AQUI

no Centenário de Santa Maria da Vitória - Poesias e Crônicas

em Santa Maria da Vitória - BA