Izabelle Valladares apresenta o escritor Capitão Anilto
José Anilto dos Anjos, é filho de Franscisco Soares dos Anjos e de Onécia Paes de Oliveira dos Anjos, nasceu em 3 de julho de 1957, na cidade de Alagoinha, Pernambuco.
Aos oito meses de idade veio com a família para São Paulo, onde morou por um breve período na cidade de Espírito Santo do Pinhal, interior paulista, indo logo em seguida para o vilarejo de Caturaí, em Goías, onde o pai, canteiro por profissão, construiu uma casa de pau-a-pique perto da pedreira onde trabalhava, nas matas situadas na periferia da cidade. Depois a família mudou-se para a cidade de São Geraldo e, em 1961, retornou à sua cidade natal, Alagoinha - PE, residindo ali até 1965, quando veio para a cidade de Ribeirão Pires- SP, onde mora atualmente.
De 72 a 78 trabalhou em indústria metalúrgica, e em 1979 ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo como soldado, tendo trabalhado em Ribeirão Pires até 1982, quando foi aprovado na Academia de Polícia Militar do Estado de São Paulo, iniciando seu oficialato. Especializou-se em Análise de Sistemas, Inteligência de Segurança Pública e em Trânsito Rodoviário. Trabalhou em diversas Unidades da Polícia Militar, dentre elas a Corregedoria de Polícia Militar. Passou para a reserva em 2005, como Capitão.
Pela Polícia Militar foi agraciado com as medalhas "Mérito e Dedicação", da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, "Cinquentenário da Corregedoria de Polícia Militar" e Láureas de Mérito Pessoal.
De 2005 a 2008 foi Presidente do Conselho do Conselho de Segurança de Ribeirão Pires, tendo recebido duas vezes consecutivas o Prêmio Bienal Franco Montoro de Serviços Comunitários, pelos projetos "Visinho Solidário" (2006) e "Conselho Jovem" (2008).
Atualmente dedica-se a projetos sociais, por intermédio do Rotary Club Ribeirão Pires - Estância, do qual é o atual Presidente. Também participa do Movimento em Defesa da Pessoa com Deficiência e de outras entidades sociais. Dedica-se também à programação de sites, à tradução de textos escoteiros e à produção de textos literários.
Capitão Anilto, ganhou o prêmio interarte da academia de Goiás.
- Prêmio InteArte 2011, da Academia de Letras de Goiás Velho - Categoria "Melhores contistas"
- Troféu "Destaque 2011", da Academia Niteroiense de Belas Artes (AMBA)
- Acadêmico Correspondente da ANBA
- Selecionado para o livro "Panorama Literário Brasileiro (Poesias) - Ed. 2011 - CBJE"
- Selecionado para o Livro "Panorama Literário Brasileiro (Contos e Crônicas) - Ed. 2011 - CBJE"
Páginas do José Anilto
Recanto das Letras.
http://www.recantodasletras.com.br/autores/anilto
Textos.
http://textos.anilto.com
Página na LITERARTE.
http://www.grupoliterarte.com.br/Associados.aspx?id=41
Obrigado José Anilto, por fazer parte da nossa equipe, enriquecer a LITERARTE com a sua intelectualidade e originalidade.
Sucesso!
" LITERARTE - QUEM APARECE PASSA POR AQUI "