IZABELLE VALLADARES E LITERARTE APRESENTAM A ESCRITORA E ARTISTA PLÁSTICA MARIA ARAÚJO
A LITERARTE APRESENTA A ARTISTA PLÁSTICA E ESCRITORA MARIA ARAÚJO.
Postado por Literarte em 2 janeiro 2012 às 13:38Enviar mensagem Exibir blog
A artista plástica e escritora Maria Araújo participou do Terceiro Salão Nacional de Artes da ADESG no Museu Histórico Do Exército e Forte de Copacabana, recebeu o troféu Personalidade 2010 da Associação Fluminense de Belas Artes.
ançou no dia 17/03/2011 livro Edifício Seabra no salão do livro em Paris sobre, Patrimônio Histórico Imigração Européia e Identidade Cultural recebendo o diploma Le Mérite Et Dévoument Français e Médaille d´Or pour services excepitionnels rendus á La Collectivité Humaine Paris/21/03/20011 A artista explora o estilo contemporâneo, ela admira o trabalho de Manet, Monet, Renoir e Kandinsky. Natural da cidade de Natal , Maria Araújo se formou na Faculdade em Licenciatura Plena para o ensino da Arte, na Universidade Metodista Bennette, fez Pós Graduação em Gestão e Produção Cultural na FGV.
Casada, mãe de três filhos, Maria tem cinco netos, paixões de sua vida. Ela afirma que costuma criar suas obras entre pincéis e crianças, suas inspirações.
Amo a loucura do Ateliê, onde me debruço em minhas telas, papéis e tintas, meus netos não atrapalham o meu trabalho e nem minha concentração, pelo contrário eles me proporcionam mais estimulo para criar mais.
Sempre gostei de pincelar, criar minhas obras e me apaixonar por minhas esculturas, rabiscar desenhar vestidos e fazer moldes para os modelos que crio, mas nunca me imaginei em uma exposição.
Hoje a exemplo do livro de Faya Ostrower : "Acasos da Criação" onde ela declara em seu livro que, "não existe criação artística sem acasos" para Fayga Ostrower, que além de artista é também professora, ela explica em seu livro que para o artista a idade não é importante o importante é ter a força e a sensibilidade de projetar a emoção, que sentimos com as experiências adquirida ao logo do tempo.
.... É uma artista que ama Manet, Monet, Renoir, mas admira muito Kandinsky o inventor da arte abstrata ela admira muito sua coragem, "ele foi o primeiro artista, a abandonar toda e qualquer referência à realidade reconhecível".
Maria Araujo, adora a precisão das linhas de Mondrian um arquiteto da ordem e harmonia na arte de pintar.
Sobre nossos artista brasileiros, admira muito Ligia Clark, Carlos Vergara, Iberê Camargo, Portinare e muitos outros de igual valor artístico.
É uma artista que gosta da luz natural, ao mesmo tempo no silêncio da noite fica imaginando traços cores quase em delírio, pincela suas emoções. é adepta da arte abstrata, segundo ela se sente motivada por essa arte porque tem seu mais alto conteúdo na emoção, impulso e liberdade, afinal obras que não tem comprometimento com regras, libertam o autor para todos os seus desejos...
"Quando percebi o significado de "arte" atribuído a um simples pedaço de tronco talhado com o objetivo simbólico de eternizar-se como uma obra de arte, que qualquer coisa pode passar pela imaginação do artista, impulsionando o desejo de cria explorando e transformando através das cores e da luz, experimentando a angustia e o prazer, no momento da fruição, sei também da importância absoluta no momento da criação que passa para o julgamento do expectador e este, passa a ser cúmplice e responsável por desnudar a alma do artista".
Obrigado Maria Araújo, por fazer parte da nossa equipe, enriquecer a LITERARTE com a sua intelectualidade e originalidade.
Sucesso!
" LITERARTE - QUEM APARECE PASSA POR AQUI "
Página de Maria Araújo no site da Literarte.
http://www.grupoliterarte.com.br/Associados.aspx?id=75