A busca da humanidade

No dia 18 de novembro de 2011, tive o que chamo de sonho, mas não consigo definir o que fosse realmente, seria uma mudança de plano, estaria em outra dimensão? Ou me encontrava espiritualmente tentando ter resposta para as minhas questões?

Aparecia em um lugar bastante bonito, sabia que estava na Terra, mas parecia que tudo havia se renovado, as gramas verdes noviças, as árvores viçosas e o céu, parecia que não havia mais noites e sim dia, tudo iluminado.

Questionava, onde estava a humanidade? Não entendi porque humanidade e não pessoas, na área onde me encontrava não tinham pessoas nenhuma a não ser eu, a grama, as arvores, e o céu azul bem claro, muito claro.

Entre as gramas havia um caminho de barro vermelho, e segui a trilha, caminhando sempre seguindo para frente acreditando que ia encontrar a humanidade que havia desaparecido e que ela deveria está em algum lugar.

A humanidade e os animais parecia não mais existir, pelo menos na área onde me encontrava.

Neste momento eu era jovem, estava admirada, feliz com o que via. Tudo lindo, difícil de descrever o campo aberto em que me encontrava, não tinha casas, mais muita paz. Saia saltitando quem sabe a procura de alguém.

Procurei no dicionário o significado da palavra humanidade e encontrei o seguinte: - natureza humana. Clemência – parte do ensino que compreende o estudo da língua e literaturas clássicas. – humano referente ou pertencente ao homem – compassivo – caridoso.

Será que estava procurando estas qualidades em minha pessoa, será que era um momento de reflexão espiritual sobre o nosso dia a dia? Realmente hoje em dia nos abstemos de ás vezes dá uma esmola, ou um pedaço de pão aos pedintes por nos encontrarmos enjaulados nos apartamentos, ou se estamos na rua, temos pavor, medo de abrir a bolsa, por não saber mais distinguir o homem honesto do malfeitor, uma situação que nos deixa constrangido.

Se alguém cai na rua vitima de um infortúnio qualquer, tem de esperar a hora que se aproxime o corajoso bom samaritano para socorrer a vitima e nós todos corremos em volta dele para ser testemunha do que ele está fazendo mais não tivemos coragem de fazer antes dele chegar. O medo de ser benevolente? O medo de dar socorro? Ou o medo de ser responsabilizado pelo acontecimento, e não saber como provar a sua inocência?

E por muitos ou uma infinidade de motivos deixamos de dar socorro aos nossos semelhantes, muitos desses motivos provenientes do egoísmo, da inveja, do orgulho, da vaidade, do preconceito ou mesmo da natureza malévola ou perversa.

Não sei dizer, talvez La dentro do meu interior esteja passando por alguma mudança, ou algo que não saiba explicar.

Procurei o sentido da palavra arvore, pois ela fazia parte daquele lindo lugar, pensei no seguinte, a árvore tem suas raízes fincadas na terra, dali retira seu alimento e a água. Acolhe-nos embaixo de seus galhos folhados protegendo-nos das intempéries, e nos dá seu precioso fruto, logo ela é amiga, acolhedora e protetora.

Para Rosa Maria Cecília Amaral de (2009) - A árvore é símbolo da tradição, sua simbologia é ampla, está em todas as culturas modernas e antigas. É um símbolo do reino vegetal. Símbolo dos seres divinos. Símbolo do renascimento. Símbolo da imortalidade. Símbolo da ligação da terra com o cosmo.

Na Bíblia, a árvore da vida – símbolo da abundancia do paraíso e dos fins dos tempos e arvora do conhecimento do bem e do mal. A arte e literatura cristã associam as arvores do paraíso à cruz de Cristo.

Na psicanálise é símbolo da mãe, do desenvolvimento psíquico espiritual, da morte e do renascimento.

Segundo Tanner Wilda B.(1993), uma árvore muitas vezes representa a “árvore do conhecimento”, os frutos de seus esforços ou a falta deles. Como as arvores e as gramas estavam saudáveis, verdes e viçosas retratavam o estado de minha vida espiritual, o meu tipo de crenças, a minha vitalidade e o meu estado de saúde.

Ela também poderia representar a árvore gineológica e os vínculos familiares. Realmente depois que minha mãe faleceu nossos irmãos homens pareceu sumir de nossas vidas, se afastaram muito, somente as irmãs que se encontram. Muitas vezes para esta autora as árvores significam o estado de crescimento e desenvolvimento espiritual. Se houver floração simboliza beleza interior, bom desenvolvimento, fartura e a promessa de bons frutos.

Busquei o sentido da palavra grama, pois a área estava coberta de grama. Parte do jardim, da fertilidade da mente; representa cura, crescimento, equilíbrio. Alusão a condições superficiais.

O solo, o caminho de barro, estreito, pois a área estava tomada pela grama e as arvores. A terra é a base do crescimento e da fertilidade; é um ponto inicial, a base; o nível físico, a praticidade; a atitude de quem tem os pés “plantados no chão”. Como tal, simboliza a fertilidade de nossa mente, capaz de produzir o que é plantado. “O homem é aquilo que pensa”.

Cheguei à conclusão de que os sonhos respondem aos nossos anseios e de alguma forma nos tentam alertar sobre nossas possíveis atitudes sejam elas positivas ou negativas.

Bibliografia

Rocha, Ruth Minidicionário Enciclopédico Escolar-editora, Scipione – S. Paulo - 10 edição – 1996.

Rosa Cecília Amaral de – Dicionário de Símbolos – O Alfabeto da Linguagem Interior – S. Paulo – Editora Escala, 2009.