CONVERSANDO SOBRE DEUS

Como vemos Deus? Que imagem nós temos de Deus?

Certa vez questionei, é possível sonhar com Deus?

Na época que tive aquele sonho o meu Deus era representado por aquele senhor de cabelos e barba branca, com os braços abertos, ou aparecendo no céu soprando o vento, ou nas nuvens. Vamos colocar imaginação nisto, não só minha imaginação, mas o que as igrejas mesmo as evangélicas nos faziam acreditar. Um Deus homem, um ser de forma humana.

E assim se for pedir a cada pessoa para falar sobre seu Deus imaginativo, cada um nos falaria dele de acordo com sua cultura familiar, ou de acordo com seus sentimentos positivos ou negativos em relação a Ele.

Lendo o livro A Cabana de William P. Young, tive oportunidade de ver um Deus representado por uma negra enorme a qual Markenzie chamava-O de Papai. Este personagem não tinha uma idéia de Deus, sua esposa que dava o nome a Deus de Papai,ele tornou-se incrédulo depois da morte de sua filha.

Augusto Cury no seu livro A sabedoria nossa de cada dia, Os segredos do Pai e Nosso 2, nos fala de um Deus possivelmente solitário, que criou todas as coisas, porque necessitava de nós,pois ele criou tudo e achou que foi bom, por isto ele não nos cobra nada, quer apena que nós O amemos como Ele nos ama. Segundo ele, Deus criou uma rede de relacionamentos, interagindo, irrigando, trocando experiências.

Neste sonho como contei anteriormente e faço questão de relembrar agora tive a visita de um ser espiritual que me convidara para ir até uma pessoa..., viajamos muito até chegarmos a um monte bem alto de uma altitude imensa, o irmão ficou em pé ao lado da entrada da caverna e mandou-me entrar, tive medo, pois só havia La dentro muita escuridão, saí da caverna assustada e o jovem creio espiritual obrigou-me a voltar, me pedindo para esperar. Voltei, e fiquei sem saber do que se tratava, em pé, foi possível notar um pontinho de luz que começara a surgir, e este pontinho foi crescendo até transformar-se numa luz intensa, uma luz tão forte que me obrigou a joelhar-me diante de tanta grandeza. Uma voz ecoou de forma que parecia haver vibrado em todos os quatros cantos da Terra, disse-me: “levanta-te, volte a Terra e diga ao meu povo que após Moisés tiveste até mim” uma coisa assim. Na época não entendi muito que aquilo significava, mas mudava toda a idéia que eu tinha de Deus. Aquele Deus a nossa imagem e semelhança não correspondiam com o sonho.

Interpretei o sonho pensando em mim, pensei egoisticamente que o povo seria minha família, e não a nossa humanidade, mesmo escrevendo o sonho no Recanto das letras, algo mexeu comigo, parecia que havia algo mais, porque eu tinha de voltar a escrever? Voltei e espero que esteja ajudando, crendo que apesar de ser apenas um sonho devo continuar compartilhando essa idéia com as pessoas questionadoras como eu. Pensei, Deus existe e Jesus Cristo existe, e è possível Deus mandar suas mensagens por cada um de nós, independente de raça, cor, religião. Ele quer que seu povo volte seus pensamentos para “ELE”, não importa quem seja, pois ele ama seu “povo”, ele quer que seu “povo” tenha fé nele.

Vamos dizer que neste sonho existe algo muito verdadeiro, vamos acreditar, e refletir um pouco sobre Deus, espero neste momento esteja compartilhando com vocês de maneira mais acertada, não me sinto orgulhosa disto, mais na obrigação de passar algo que parece bom para as pessoas e para mim. Faz mal passar uma experiência desta para alguém? Creio que não

Por isso faço questão de fazer as seguintes perguntas:

Apesar da humanidade se dizer religiosa, independente de crença, será que estão amando a este Deus maravilhoso, indescritível? Será que as pessoas estão amando ao seu próximo? Será que as pessoas estão se amando? Se não se ama, jamais poderá amar ao próximo, então como poderá amar a Deus?

Porque estou dizendo que não se amam? Porque estão assassinando, estão roubando,estão maltratando de todas as formas possíveis o seu próximo não importando quem eles sejam. Temos o amor de Deus. É preciso aprender a se amar, é necessário amar a todas as pessoas incondicionalmente, pois é assim que Deus nos ama, aceitando todas as nossas diferenças, nos aceitando como nós somos e como as pessoas são físicas, espiritualmente e emocionalmente.

Este Deus maravilhoso nos pede para chegarmos até ele, Ele pede ao seu “POVO”, Ele não quer só Moisés, só Jesus Cristo, mais a todos nós, toda a humanidade.

Repeti o sonho porque saí buscando em minhas pesquisas em alguns livros e também na internet o que pensa algumas pessoas a respeito de Deus desejo que continuem lendo. Vamos acreditar que Deus nos diz que “estamos sendo avisados, mas não O estamos escutando”. Que prestem atenção a sua voz interior, aquela voz que vem La de dentro de vocês.

Como a voz bradava nos quatros canto da Terra quer dizer, quem sabe, outras tantas pessoas tiveram o mesmo sonho ou parecido. Estou dizendo que foi um sonho e somente Deus sabe a verdade.

Deus, segundo muitos autores é um ser supremo.

Desde os tempos mais remotos, a humanidade via Deus de varias formas e até hoje nas religiões modernas isto vem acontecendo.

Gostaria de falar de Deus sem pensar em religião, mas foi difícil, porque apesar das religiões serem criadas pelo homem, Deus está contido nela.

As religiões monoteístas concebem Deus único e verdadeiro. Foi neste tipo de igreja que aprendi a ver Deus como o criador de todo o universo. Um Deus onisciente, onipotente, onipresente, benevolente, divino, que ama o seu povo, um ser abstrato, sobrenatural, eterno cuja existência é necessária para a humanidade. Aqui vemos um Deus como um ser supremo, infinito, perfeito, a causa primaria de todas as coisas, assim Deus é o Salvador, o Criador, o Supremo.

Podemos observar também que Deus é visto como um ser sem corpo, com personalidade divina e a fonte de toda moral e o maior existente.

Na filosofia cartesiana ver a expressão Deus como interceptor, que intervém por alguém nos dando a idéia de um ser malévolo, que ilude as pessoas. Vemos também pela Teologia um Deus ocioso, que fica longe do mundo e que não participa do seu movimento diário. Já Tomás de Aquino ver um Deus escondido, um Deus que em sua plena consciência abandonou este mundo para se ocultar alhures.

Este nosso Deus recebe muitos nomes, a depender da religião ou seita, como: Krisna-Vasudeva, Bhagavata ou Vixnu ou ainda Shakti, Javé, Jeová, Alah, Tupã etc. Deus tem uma imensa lista de nomes.

Quase em todos os livros que contam histórias sobre Deus relatam que Deus teria o poder absoluto sobre todas as coisas, logo onipotente, e onipresente com o poder de está presente em todos os lugares. Ele também tem a capacidade e poder de saber tudo.

Ele transmitiu as vontades divinas na terra ao povo nos tempos passados a Abrão, Moisés, Zoroastro, Krisna, (Hindu), Buda, Jesus Cristo, Maomé (islâmico), guru Nanak (Sikhisma) e Babe Baha u ‘lláh na fé Bahá ´i.

A doutrina Espírita ver Deus como à inteligência suprema causa primaria de todas as coisas, eterno, imutável, único, onipotente, justo e bondoso. Afirma que Ele é o criador de todas as leis da natureza. Segundo Allan Kardec “não é dado ao homem sondar a natureza intima de Deus, para compreendê-LO ainda nos falta o sentido próprio, que só se adquire por meio da completa depuração do espírito”. No ponto de vista espírita o criador apresenta-se como um ser realmente sábio e perfeito que vai permitindo às suas criaturas aprender e evoluir em todas as épocas à medida que as verdades eternas vão sendo reveladas. ¹

No entanto a Teosofia baseada numa interpretação não-ortodoxa das doutrinas místicas orientais e ocidentais, afirma que o universo é em sua essência espiritual e o homem é um ser espiritual em progresso evolutivo, cujo ápice é conhecer e integrar a realidade fundamental que é Deus.

Neste caso poderíamos dizer que o homem é a semelhança de Deus em Espirito.

Neste sentido parece que senti quase algo que respondia a essência de Deus, quando o ver como um ser espiritual, no meu sonho era apenas luz, energia, força, vibração. Impossível de explicar. Impossível chegar a uma descrição. Se não era algo superior, então que seria? Na realidade não tinha forma era só luz.

Temos muitas pessoas que acreditam que não precisam de Deus, que Deus não existe, se existisse tudo seria diferente. Napoleão Bonaparte dizia que “o povo não precisa de Deus, mas precisa de religião” em sua opinião a massa necessitava de uma doutrina que lhe indicasse uma direção, fazendo de Deus um detalhe apenas secundário. Kant admitiu como necessário não apenas Deus, mas também a existência da imortalidade do espírito. Porem a maioria das religiões considera Deus como um ser que influencia a existência de cada um de nós em nosso dia a dia².

A definição do Deus de Abraão é de um ser supremo, um espírito dotado de entendimento e de vontade, infinitamente perfeito que existe por si mesmo por que de ninguém recebeu a existência, ninguém O fez- e de quem todos os outros seres recebem a existência. É o único ser necessário que existe desde toda a eternidade, sempre existirá. Deus é aquele que é.³

Em gênese vemos alguns atributos de Deus como amor, sabedoria e justiça, como o Pai que ama a seus filhos providenciando para que a natureza possa prover nossas necessidades, materiais, emocionais e espirituais. Deu-nos leis justas e sabias que regem todas as relações, todas as coisas do universo, nos criou para que nós contribuíssemos para o nosso progresso e de todos os nossos irmãos, nos dando oportunidade de corrigir os nossos erros e imperfeições, aprendendo sempre rumo a perfeição através das reencarnações.

Jesus Cristo nos deu a idéia de Deus como nosso Pai, justo e bom, cheio de mansidão e misericórdia. Estende proteção para todos os seus filhos e os chama todos a si, Jesus nos descreve um Deus pacifico, imparcial, soberano, caridoso para com o próximo. Coloca Deus como nosso Salvador. Jesus nos ensina a praticar este mandamento, no qual estão contidos todos os outros: Amai a Deus sobre todas as coisas e o vosso próximo como a vós mesmos, nisto estão todas as leis e os profetas.

No livro dos Espíritos de Allan Kardec na questão nº 11 – O espírito responde que, “quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria será dada ao homem a compreensão sobre o mistério da divindade. Só poderemos ter uma ideia de Deus somente quando estivermos puros e perfeitos, então poderemos vê-lo e compreende-lo. O homem em seu progresso evolutivo espiritual adquirirá novos e mais aperfeiçoados sentidos até conquistar um puro sentido espiritual que lhe permitirá por em relação com Deus. Vendo-o, ouvindo-o e compreendendo-lhe a divina vontade.

É pelo sentimento, mais do que pelo raciocínio, que o homem pode compreender a existencia de Deus.

Biografia

1- www.espirito.org.br/ártigos/diversos/estudo/o-dogma-espiritahatml

2 - (Deus-wikipedia, a enciclopédia livre-pt. wikipedia.org/wiki./Deus.

3- PT.wikipedia.org/wiki/Existência de Deus# A idéia de 22 Deus 22.

4- www.bv.espirita.com./Deus%20/(SEC pdf.

5- Sociedade Espírita Fraternidade – Estudo Teorico Pratico da doutrina Espirita. www.bv.espirita.com/Deus%.20(SEF)pdf