Rainer Maria Rilke - Vida

Rainer Maria Rilke (Praga, 4 de dezembro de 1875 — Valmont, Suíça, 29 de dezembro de 1926) foi um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX.

Nasceu em Praga, na República Tcheca, e mudou seu nome, originalmente René, para Rainer. Fez seus estudos nas universidades de Praga, Munique e Berlim. Em 1894, ousou sua primeira publicação, uma coleção de versos de amor, intitulados "Vida e canções" (Leben und Lieder).

Não exerceu nenhuma profissão, tendo vivido, sempre, à custa de amigas nobres.

Alguns anos depois, em 1899, Rilke viajou para a Rússia a convite de Lou Andreas-Salomé, a escritora e depois psicanalista, filha de um general russo, e que foi sua amante por longos anos. Sua passagem pela Rússia imprimiu uma inspiração religiosa em seus poemas. Ele passou a enxergar a natureza, dadas as dimensões e exuberância das paisagens russas, como manifestação divina presente em todas as coisas. Sobre este aspecto publicou, em 1900, a coleção "Histórias do bom Deus".

Em 1901, casou com Clara Westhoff, da qual logo se separou. Em 1905, publicou O Livro das Horas de grande repercussão à época. Nesta obra, seus poemas já apresentavam um estilo concreto, bem característico desta sua fase.

Em 1902 foi para Paris, onde trabalhou como secretário do escultor Auguste Rodin. Rodin exerceu grande influência sobre os poemas de Rilke, que se reflete em suas publicações.

Quando estourou a Primeira Guerra Mundial (1914), Rilke morava em Munique e lá permaneceu durante todo o conflito. Ali publicou, em 1913, a "A vida de Maria" (Das Merien Leben) e iniciou a redação de "Elegias de Duíno" (Duineser Elegien), texto que só viria a ser publicado em 1923.

Duíno era um castelo na região de Trieste, Itália, onde Rilke morou por dois anos antes da Guerra, a convite da princesa Maria von Thurn und Taxis. Após o conflito na Europa, Rilke mudou-se para a Suíça, a última de suas pátrias de eleição, onde viveu até morrer.

Adriana Luzes
Enviado por Adriana Luzes em 22/10/2011
Reeditado em 15/11/2012
Código do texto: T3292371
Classificação de conteúdo: seguro