Totõe Paes completa um século de vida.

TOTÔE PAES COMPLETA UM SÉCULO DE VIDA

Totõe cruzou a fronteira dos 100 anos, o que acontece com apenas uma a cada seis mil pessoas.

Numa época em que a maioria dos seres humanos vive pouco é muito interessante constatar que alguém completa 100 anos. Principalmente se esta pessoa está lúcida, conversa com os amigos e os recebe em casa para uma partida de truco e ainda trabalha. Vai duas ou três vezes por semana na Fazenda onde inspeciona pessoalmente seus funcionários com os quais é muito enérgico.

Faz negócios compra e vende gado e faz a conta dos rendimentos sem o uso de calculadoras, sabe o preço da arroba de boi e calcula seus lucros.

Os cem anos de idade não o impedem de se banhar sozinho, cuidar de sua higiene pessoal, e se alimentar além de, ás vezes, lavar os pratos.

Seu Antonio Marciano Paes, Tio Totõe, é uma pessoa muito especial e nos inspira a acreditar que seu modo metódico de viver é responsável por sua longevidade, pois seu Totõe é muito metódico, não possui vícios, não joga, não bebe e não fuma. Sempre foi muito disciplinado, não consome café, preferindo os chás, um hábito que herdou de sua mãe. Não come carne bovina.

Sempre gostou de jogar baralho com os amigos, são partidas amistosas, jogadas mais como entretenimento.

Totõe aprecia festas em família e sempre gostou de comemorar em grande estilo, seu aniversário, ocasião em que recebe com esmero, amigos e familiares.

Antonio Marciano Paes nasceu na Fazenda Campo Alegre, município de Pires do Rio em 04 de julho de 1911, seus pais eram José Joaquim Paes e Brígida Rodrigues do Rosário. Era o quarto dos doze filhos do casal. Seus irmãos eram: João Paes, Maria Teixeira, Benedita Paes, Rita Paes, José Paes, Jovino Paes, Benedito Paes, Joaquim Paes, Vicente Paes, Olinta Paes e Diolina Paes.

Casou-se em 15 de janeiro de 1934 com Erotides de Resende, nascida em 04 de março de 1915, filha de Celso Ferreira de Resende e Teodolina soares e juntos tiveram enorme e admirável família composta de onze filhos 27 netos e 29 bisnetos. São seus filhos:

- Divina Resende Paes Miguel,

- Celso Paes,

- Antônio de Resende Paes,

- José de Resende Paes (Zico)

- Dávina de Resende Paes,

- Sebastião Paes,

- Geraldo Paes,

- Maria de Jesus Paes Silveira,

- Paulo Roberto Paes,

- Augusto César Paes

- Fernanda Paes.

É muito bonita a história de vida deste pioneiro de nossa cidade. Em 1938, com apenas 27 anos de idade perde o pai e assume os negócios da família auxiliando a mãe que, uma vez viúva, ficou com a responsabilidade de cuidar dos bens e dos inúmeros filhos que possuía.

Totõe começou a trabalhar muito cedo, ainda criança já levantava de madrugada para ajudar na lida da fazenda, trabalhava juntamente com os pais e irmãos mais velhos no engenho onde fabricavam açúcar, melado, rapadura e moça branca.

Assim que ficou rapaz começou a trabalhar por conta própria comprando algumas vacas de leite. Trabalhou ainda como carreiro, transportando mercadorias do Porto do Roncador para Piracanjuba (Pouso Alto). Com o dinheiro obtido com seu próprio trabalho investiu na criação de gado ampliando seu rebanho e, à medida que o tempo passou, com muito sacrifício, juntou suas economias e investiu na compra de terras. Quando casou já foi morar em uma fazenda de sua propriedade chamada Fazenda Barreiro, depois adquiriu outras fazendas, mas nunca dispôs da Fazenda Barreiro que conserva até hoje, pois ela tem para ele um significado muito especial, pois foi ali que viveu e criou seus primeiros filhos.

Totõe Paes e os irmãos estudaram na fazenda com professores particulares contratados por seus pais, conforme costume da época, pois àquele tempo não havia escolas em nossa região. Seus filhos aprenderam as primeiras letras em casa com a própria mãe, depois se transferiram para Pires do Rio, para prosseguir seus estudos.

Quando Pires do Rio foi fundada, e a cidade foi crescendo, Totõe vislumbrou a possibilidade de colocar seus filhos na escola e perseguindo esse objetivo comprou uma casa na cidade e em 1942 veio com a esposa para dar aos filhos a oportunidade, que ele e os irmãos não tiveram, de estudar. No entanto Totõe continuou trabalhando na fazenda para onde ia todos os dias de madrugada, só retornado á noite.

No início as crianças estudaram na escolinha particular na casa de D. Dina Rincon, passaram a seguir para a Escola Particular “Santa Terezinha” de D.Telezila Blumenschein, estudaram no Grupo escolar Martins Borges e fizeram parte da primeira turma de alunos do Instituto Granbery.

Totõe realizou seus sonhos de estudar através dos filhos que foram bons alunos e se sobressaíram na escola. As quatro filhas fizeram o curso de Magistério e se tornaram professoras, entre os filhos há um engenheiro, um médico e um dentista. Alguns não quiseram prosseguir os estudos, mas ele deu oportunidade igual para todos.

Quanto aos filhos Totõe mantinha um hábito peculiar de sua família, nunca batia neles, mesmo quando faziam travessuras, procurava sempre conversar com os mesmos, buscando soluções para os problemas.

Apesar de ser uma pessoa forte Sr. Totõe carrega no peito profunda mágoa, feridas nunca cicatrizadas remanescentes da grande dor pela perda de três filhos, um pai nunca está preparado para se separar dos filhos.

Antonio Marciano Paes se orgulha de contar que é testemunha ocular da fundação da cidade de Pires do Rio. Ele estava entre as pessoas que vieram para a inauguração da Estação ferroviária e conta que era um dos cavaleiros que vieram da zona rural para prestigiar o evento e seu cavalo estava entre aqueles que dispararam quando o Trem de ferro chegou apitando e os fogos de artifício eclodiram no ar. Os fazendeiros tiveram que passar a noite dormindo na estação, pois chovia muito e só no dia seguinte conseguiram aprisionar seus animais e retornar às fazendas. Segundo ele as arreatas estavam todas molhadas e os coxinilhos e pelegos estavam empapados de água da chuva.

Antonio Marciano Paes é considerado um patrimônio vivo de nossa história, pois presenciou o surgimento de Pires do Rio.

Por Iranilda Resende

Academia Piresina de Letras e Artes

Iranilda Resende
Enviado por Iranilda Resende em 11/09/2011
Código do texto: T3213999
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.