Minha Síntese Cronológica - (sempre atualizando e incluindo memórias até então esquecidas)

1979 – Nasce Giuliano Fratin em Curitiba PR.

1988 – Conhece Juliana Glock. Ouve a música “Coração de Papelão” de Jairzinho & Simoni. Conhece o super herói o Fantástico Jaspion e o Esquadrão Relâmpago Changeman.

1989 – Conhece o Comando Estelar Flashman, o incrível Ninja Jiraiya e o Lion Man. Ouve a musica ((Imagine)) do John Lennon.

1990 – Sua mãe Maria das Graças de Oliveira Fratin lhe apresenta os Beatles e começa a lhe dar de presente os discos. Giuliano conhece Adriana Cristina de Lima Guimarães. Deseja deixar seu cabelo crescer. Descobre o Psicodelismo.

1991 – Já Beatlemaníaco, obtém influências de seu primo Marco Antonio Gobbi que lhe apresenta Pink Floyd, Led Zeppelin, Janis Joplin e o mundo Hippie.

1992 – Considera como esporte favorito o Skate.

1993 – Conhece Luana Moraes.

1995 – Conhece Josiane Maria Proênça. Viaja com pessoas desconhecidas à Serra do mar PR, conhece Borda do Campo, faz a trilha do Itupava durante a madrugada, e acampa pelas imediações da Estação Véu da Noiva. Acessa pela primeira vez um diferente nível de consciência. Conhece Willians Guimarães Schulios. Ouve the Doors, Black Sabbath, Raul Seixas, AC/DC, Creedence Clearwater Revival. Conhece Karina Biato Ferreira. Conhece Claudio Willians Serafim.

1996 – Viaja para o Litoral, Matinhos PR e passa um ano na casa do seu primo Yuri Claudionor da Luz onde descobre a Filosofia e a Psicologia, pondo os pés no caminho da Consciência e da Percepção. Inicia definitivamente o crescimento do seu cabelo.

1997 – Ganha um teclado e um órgão elétrico de seus pais e começa a tocá-los. Tece suas primeiras melodias cósmicas. Cria eletronicamente uma obra de sons experimentais e psicodélicos cujo título é: “Musicas Alucinógenas”. Interessa-se veemente pela psicologia da sedução, do sexo e do amor. Lê a obra “O Erotismo” de Francesco Alberoni. Ouve Yes, Gênesis, Suzi Quatro e Alanis Morissette. Alguém lhe mostra o quadro “A Persistência da Memória” e outras pinturas de Salvador Dalí. Descobre o Surrealismo. Escreve algumas letras acompanhadas de melodias e guitarras imaginárias.

1998 – Sofre, por imprudência, um acidente de trânsito sendo atropelado por um carro. Ganha de seu pai um livro com as letras de todas as músicas de Raul Seixas. Conhece Vania Irene Stonoga e se influencia por sua filosofia de vida. Ouve Supertramp. Descobre o valor do universo das abelhas. Começa a compor músicas e escrever poemas. Cria mentalmente sua primeira obra musical “Indignado com o Mundo”.

1999 – Retorna aos estudos. Conhece Ademir Antunes (Plá) e Arthur Bauer Mann. Conhece o Professor Francisco (?). Lê o livro “O Seminarista” de Bernardo Guimarães. Conhece Fred Roberty e seu livro “Quase Todas as Pessoas”. Cria mentalmente a sua segunda obra musical “Lua”. Conhece Rafael Müller e Guido Müller. Começa a tocar guitarra, violão.

2000 – Conhece Leandro dos Santos e se influencia por sua obra musical e começa a tocar com ele. Incumbe-se de encontrar, no violão, os acordes de todas as suas musicas. Cria a sua terceira obra musical “Sonhos Utópicos”. Leandro lhe apresenta as pinturas de Hieronymus Bosch. Começa a tocar com Cláudio Willians Serafim, se influencia por sua musicalidade e aprende técnicas novas e especiais da guitarra.

2001 – Conhece Danilo de Luca e evolui mais musicalmente, Conhece Laurena Blanco, descobre significados profundos da alma, ouve Metallica e Sheryl Crow. Conhece Mosiah Schaule e se influencia por sua obra musical. Conhece Taizane da Silva. Conhece Edvandro Gioppo. Cria a sua quarta obra musical “Déjà vu (A Rosa das Águas)”.

2002 – Falece, num acidente de trânsito, Cláudio Willians Serafim. Falece a avó de Giuliano, Catarina Feroldi Fratin. Cria algumas musicas. Conhece Fernanda de Oliveira. Seu irmão Guilherme Fratin se forma na ESA em Três Corações MG.

2003 – Publica de forma independente o seu primeiro livro “Um Pedaço do Universo”. Conhece Alecsander Mattos, Dyane Mattos Silva, Cristiano Farias, Paulo Matos e Gilmar Chiapetti, integrantes do grupo de poetas “Epopéia”. Cria a sua quinta obra musical “Em Sono Profundo”, incluindo as poucas musicas de 2002. Conhece Diego Américo,Rodrigo Níquel, Carlos Sousa, Marina Gimenes Matiazi, Caroline Casagrande, Tiago Athayde, Silmara Cristina Rodrigues, Lizandra Santos e Géssica Schoenemayer. Viaja Com Alecsander Mattos para Antonina PR junto com o movimento Psicodália. Lê a “Arte de Viver” de Epicteto e a “Arte da Prudência” de Baltazar Gracian. Viaja com Mosiah Schaule à Carazinho RS, à casa de seus pais Terezinha Donizete Tristão Schaule e Pedro Antonio Schaule. Escrevem a obra “Lúdico Psicodélico Surreal” e o publicam ao retornarem à Curitiba PR. Viaja para Garopaba SC com Diego Américo e Rodrigo Níquel e criam uma obra musical de nome Mamilétricos.

2004 – Mosiah Schaule mora em sua casa. Criam em conjunto duas obras musicais “O Vale dos Pianos” e “Por Túneis de Sonhos”. Escrevem “Lúdico Psicodélico Surreal Volume Dois”. Gravam o curta metragem “Acolher a Acolher Como a Pudica da Trindade” produzido Por Caroline Casagrande. Giuliano começa a escrever seu terceiro livro “Um Abraço no Amplo Sentido”. Cria sua quinta obra musical “A Chegada de Uma Nova Época”. Conhece Marcelo Cristiano Guedes e iniciam a obra poética “Do Paraíso ao Encontro”. Mosiah entra para a faculdade de música na Belas Artes do Paraná. Gravam a música de 2001 “Eterno Rock’N’Roll” com Mosiah Schaule, Danilo de Luca, Ivan Halfon e Marcelo Guedes, no estúdio de Edvandro Gioppo. Publica o livrete “Lua”. Foed Castro Chamma visita Curitiba e Giuliano o conhece. Conversa pela primeira vez por telefone com Térbio Hielgert. Publica a segunda edição de “Um Pedaço do Universo”. Conhece Ketellen Salvi Boratto. Conhece os amigos de Diego Augusto Américo os quais formam o conjunto musical Seven Side Diamond, Diego Porres, João Fadel, André Fadel e Casimiro Araujo.

2005 – Mosiah se muda para o centro de Curitiba. Giuliano viaja para Castro PR a casa onde estava morando seu irmão Guilherme Fratin e sei pai Sabino Fratin. Conhece Luciano Roberto Christóforo que lhe apresenta a obra do poeta Manoel de Barros, do poeta Arthur Rimbaud e do filósofo Gaston Bachelard. Conhece Luan Caroline Kugler, Charlene Priscila Gomes, Graciane Biassio, Ana Beatriz Biassio Carneiro e Max Carneiro Cunningham Grimbor. Começa escrever seu primeiro romance. Foed Castro Chamma envia, para Giuliano, pelo correio, uma de suas antologias poéticas e a tradução que fez do livro “Bucólicas” de Virgílio. Conhece Hans Loyd Lerusso. Viaja para Antonina pela terceira vez ao Festival de Inverno e conhece Valquíria Martins de Siqueira. Cria a sua sexta obra musical “Onde o Tempo Sou Eu”. Conhece Caroline Brixel e Ederson Maksemiv. Publica a terceira edição de “Um Pedaço do Universo. Começa a escrever, com Mosiah, o “Lúdico Psicodélico Surreal Volume Três”. Giuliano fabrica uma série de caleidoscópios especiais. O grupo Epopéia publica seu livro “Epopéia 10”. Alecsander Mattos e Cristiano Farias publicam o livro “O Tempo, a Fada e o Violino”. Fred Roberty publica o livro “Teoria das Flores”.

2006 – Conhece Paulo Martim Klein Jr. Viaja para Pitanga PR. Conhece Danielle Aparecida Brustolin. Cria a sua sétima obra musical “O Adeus da Magia”. Grava a música de 1999 Hareth (Rei Sol) com Mosiah Schaule no estúdio de Edvandro Gioppo. Apaixona-se pela Fenomenologia. Mosiah Schaule inicia a sua obra “Sob a Luz das Trevas” e publica a obra “Diálogos Invisíveis” com Carlos Sousa. Giuliano inicia um sério problema passional que se estendeu e teve variações durante três anos. Ouve Coldplay, Radiohead.

2007 – Cria a sua oitava obra musical “Num Maremoto Juntos”. Publica o livro “Um Abraço No Amplo Sentido” todo ilustrado por Marina Gimenes Matiazi. Descobre definitivamente a paixão pela Filosofia, Psicologia e o fascínio pelos livros. Conhece Maria Danielle Nette. Conhece Arlete Nisgoski Charão e sua família.

2008 – Publica o livrete “O Coração”. Cria a sua nona obra musical “Todos os Degraus”. Conhece Laryssa Damaris Neufeldt. Conhece Tania Mayo Ferreira.

2009 – Cria a sua décima obra musical “Segredo Azul”. Começa a escrever sua obra “Fragmentos de uma Poética da Androginia e as Amálgamas Psíquicas de Don Fractalis” e a “A Máquina de Gravar Sonhos”. Cria a obra "Jardins do Âmago... A Natureza dos Sonhos em Haicais de Ouro". Mosiah e Giuliano finalizam a trilogia do “Lúdico Psicodélico Surreal”. Conhece as obras de Rubem Alves e Alexander Lowen.

2010 – Falece Foed Castro Chama. Giuliano começa a se interessar profundamente pelas obras de Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. Hans Loyd Lerusso escreve a crítica da obra Lúdico Psicodélico Surreal e a maioria dos trabalhos de Fratin e Schaule. Fratin cria a sua décima primeira obra musical “Segredo Azul Vol. Dois”. Conclui a obra dos ...Amálgamas Psíquicos... . Começa a escrever a obra "A Fenomenologia do Brinquedo". Escreve a obra "Magnificências". Conhece Larissa da Silva Barbosa. Escreve a obra "Musa Poetisa".

2011 - Começa a pré produção de seu disco. Publica com Mosiah Schaule, "Lúdico Psicodélico Surreal a obra completa Vol I,II e III". Começa a escrever a obra "A Menina No Espelho". Escreve a obra "Devaneios Nostálgicos". Cria a sua décima segunda obra musical "Segredo Azul Vol. 3". Começa escrever o tratado dos "Anagramas Mágicos".

Giuliano Fratin
Enviado por Giuliano Fratin em 06/07/2011
Reeditado em 24/11/2022
Código do texto: T3078199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.