Homenagem: A Galileu e o seu pensamento...

Galileu nasceu em Pisa, Itália, era filhos de músicos, gostava de poesia, música e literatura.

Aos 16 anos criou uma invenção para medir o pulso dos pacientes, nesta ocasião estudava medicina.

Aperfeiçoou o telescópio e como era apaixonado pelas Ciências da Natureza e pela Matemática, passou a desenvolver estudos sobre os corpos celestes e logo como bom cientista confirmou as afirmações de Copérnico.

Fez observações sobre Júpiter e seus 4 satélites, falou sobre as fases da Lua e sobre o Sol, mostrou que a Lua tinha vales, montanhas, passou a incomodar e em fevereiro de 1616 foi advertido pelo Santo Oficio.

Com a ascensão do Papa Urbano VIII recebeu a autorização para apresentar a teoria heliocêntrica de Copérnico como uma hipótese matemática e não como uma verdade.

Dessa autorização nascia o fundamento do método cientifico que viria a ser a base fundamental de todas as grandes teorias que se consagrariam mais tarde como verdades inquestionáveis.

Em 1632 publicou uma obra com a autorização da igreja intitulada “Dialogo entre os dois principais sistemas do mundo, o ptolomaico e o copernicano” - aclamada em toda a Europa como uma obra-prima, porém em 1633 é julgado e condenado, em Roma por heresia.

Heresia era a acusação mais comum feita pela igreja a qualquer ser humano que ousasse pensar diferente do que se estava estabelecido.

Galileu é condenado à prisão domiciliar perpétua e não é permitido que ele fale com ninguém, quase cego, aproveita a vida escrevendo, seus escritos são publicados, porque foram contrabandeados para a Holanda - “O discurso sobre duas novas ciências, a mecânica e a dinâmica”.

Esse estudo de Galileu vai ser fundamental para se estabelecer a trajetória dos projéteis, entre outras.

Em 1822 as obras de Copérnico, Kepler e Galileu foram retiradas do INDEX, que é um catálogo de livros proibidos pela igreja para a leitura. Em 1980 o Papa João Paulo II, pediu a reabertura do processo contra Galileu, sendo esse absolvido e o modelo de Copérnico finalmente aceito como verdade pela igreja.

Deus nos concedeu o direito, a liberdade de pensarmos sobre tudo, não permita que a Era das Trevas retorne com a proibição que alguns irmãos fazem a você sobre o que você deve ou não deve ler.

Use o discernimento proposto por Paulo “Nem tudo que posso me convém!” E use a ferramenta que Jesus nos ensinou: “Amor sempre!”

Graças a coragem de homens como este sei que o mundo é redondo, que não há abismos no horizonte da Terra, que o Universo é imenso, e que qualquer um pode criar hipóteses, observar os fatos e formular uma lei, e experimenta-la na prática para ver se é real.