Renato Russo - Uma Lenda - Parte II

Legião Urbana

Decide deixar sua careira solo e decide forma uma banda chamada Legião Urbana. Nasce no Brasil uma das maiores bandas de rock nacional do pais que revolucionou uma geração.

Renato convida Marcelo Bonfá para participar da banda.

Sabendo do talento Bonfá aceita o convite o baterista se integra na banda imediatamente a banda e convida o guitarrista Eduardo Paraná e o tecladista Paulo Paulista para fazerem parte da nova banda. Paraná deixa a banda para estudar violão clássico em Tatuí, interior de São Paulo, Um mês depois de entrar na banda, Ico Ouro Preto também sai do Legião Urbana e finalmente em março de 1983 é convidado Dado Villa-Lobos para assumir definitivamente a guitarra.

Primeiro Show

A legião faz seu primeiro show no Rio de Janeiro e é convidada pela EMI Odeon para gravar uma fita demo.

Mas foi graças aos Os Paralamas do Sucesso que o Legiao Urbana começou a fazer sucesso pois Os Paralamas apresentaram o legião a sua futura gravadora EMI. Por que o Baixista Bi Ribeiro era ex – aluno de inglês do Renato e ele apresentou ele aos Paralamas. Por isso o Legiao Urbana considera Os Paralamas do Sucesso os seus padrinhos.

Em 23 de junho o Legiao toca pela primeira vez no Circo Voador, e é convidada pela EMI Odeon para gravar uma fita demo.

1984 - Começa uma Historia

A Legião Urbana fecha contrato com a EMI e Renato volta ao Rio de Janeiro.

No ano seguinte , Renato Rocha é convidado por Bonfá para assumir o baixo da Legião para deixar Renato mas livre para cantar. Em outubro de 1984 a Legião fecha contrato com a EMI e, em janeiro de 1985, lança seu primeiro disco , com sucessos como “Será”,”Ainda é Cedo”,”Geração Coca-Cola” e “Por Enquanto”. Em agosto todos da banda vão para p Rio de Janeiro. Renato vai para sua antiga casa na casa Rua Maraú, na Ilha do Governador.

A banda fez um estrondoso sucesso com o primeiro disco e Renato começa a compor muitas musicas para um novo trabalho. A principio a banda tinha vontade de lança um disco duplo chamado Mitologia e Intuição, mas acabou lançando um disco simples, com 12 faixas, é esse simples disco para muito se tornou o melhor disco do rock nacional brasileiro, esse disco foi gravado entre janeiro e março de 1986.

Em dezembro de 1987 a banda lança o seu terceiro disco, “Que País é Este”, com muitas musicas que foram compostas na época do Aborto Elétrico por Renato. A Legião Urbana começa a ganhar status como melhor banda de rock do Brasil, pois shows lotados, e nas rádios a grande musica estourada “Faroeste Caboclo”, uma paulada de quase dês minutos e 159 versos, consumindo dezesseis meses de gravação.

A Grande Decepção

A banda enfrentou o pior momento em sua carreira o baixista Renato Rocha deixa o Legião Urbana por varias divergências com integrantes da banda. A Legião Urbana deixa de ser um quarteto e passa a ser um trio, Renato logicamente assumi o baixo na gravação do disco as quatro estações , lançado em novembro de 1989, consumindo dezesseis meses de gravação.

Após disco terminado, Renato Russo viaja imediatamente a São Francisco, no Estados Unidos. É ali começa a imaginar sua carreira solo que só ira se concretizar em 1994.

Texto baseado e reescrito em informações do Memorial Renato Russo.