Biografia de Ruth Ribeiro Dantas Fagundes dos Santos

Aos dezenove dias do mês de outubro do ano mil novecentos e setenta, na cidade de Ipupiara, interior da Bahia, o casal Ernesto Dantas de Mello Fagundes e Angelita Ribeiro Dantas, recebia a sua primeira filha, a qual daria o nome de Ruth Ribeiro Dantas Fagundes.

Nascida precocemente a pequena foi cercada de cuidado, dentro da limitação financeira vivida por seus pais; ao completar três meses de vida sua família mudou-se para um povoado pertencente ao município de Oliveira dos Brejinhos, também interior da Bahia. Nesse lugar passou os cincos primeiros anos de sua vida, conscientizou-se do mundo à sua volta, sorriu, chorou, aprendeu a ganhar e a perder, teve sua primeira grande decepção.

A sua mãe, professora formada, como falava sua avó orgulhosamente, dava aulas particulares, para auxiliar os escassos recursos da família por essa razão a pequena Ruth teve contato muito cedo com os livros e logo aprendeu a ler, tornando a leitura posteriormente um hábito prazeroso.

Aos sete anos de idade ingressou numa escola estadual na cidade de Cotegipe, Bahia, onde estudou todo o curso primário e desenvolveu o hábito de declamar poesias, hábito esse que foi aprimorado depois na Primeira Igreja Batista de Santa Maria da Vitória- BA; lugar para o qual seus pais mudaram no ano de mil novecentos e oitenta e dois . Dentre os seus autores favoritos destacam-se os poetas Mário Barreto França e Myrtes Mathias.

Em Santa Maria, ingressou no antigo ginásio, num colégio particular, pois ainda não havia ensino de quinta a oitava série de forma gratuita, nessa mesma escola concluiu em mil novecentos e oitenta e oito o magistério, profissão que abraçou com afinco, fazendo parte do quadro de professores da rede municipal de ensino dessa cidade, lecionando com licenciatura a título precário as disciplinas: matemática, português, geografia e educação artística, por essa ocasião já se aventurava a escrever alguns poemas , entre eles: Posseiro, Mulher da Roça, Vida de Professor, Saudade da Infância, Alucinações, Paixão de Cristo, Doce Corrente, Substituação, etc, muitos desses declamados e expostos na semana de Arte e Cultura de Santa Maria da Vitória.

Em mil novecentos e noventa, no dia vinte e oito de julho, contraiu núpcias com Jamilton Antonio dos Santos e passou a residir em Ipupiara- BA, deixando para trás seus pais e oito irmãos: Vera Lúcia Pereira dos Santos, irmã por parte de pai, Obede Ribeiro Dantas Fagundes, Jessé Ribeiro Dantas Fagundes, Noemi Ribeiro Dantas Fagundes, Daví Ribeiro Dantas Fagundes, Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes, Abgail Ribeiro Dantas Fagundes, e a caçulinha Queila Ribeiro Dantas Fagundes com apenas três anos. Dessa união nasceram-lhe dois filhos, Thais Izabel Ribeiro Dantas Fagundes dos Santos, nascida no dia três de dezembro de mil novecentos e noventa e um e Jamilton Junior Ribeiro Dantas Fagundes dos Santos, nascido no dia vinte e um de maio de mil novecentos e noventa e oito.

Em mil novecentos e noventa e três ingressou na rede pública estadual de ensino através de Concurso Público, atuando na cidade de Ipupiara como professora de Matemática. No ano de dois mil e nove concluiu pela UNIFACS o curso de Licenciatura em Matemática e atualmente exerce a função de professora de matemática do segundo grau, no Colégio Estadual Castro Alves de Ipupiara-Ba.

Ruth Ribeiro Dantas Fagundes dos Santos, nome adquirido por conta do casamento, é membro ativo da Igreja Batista Renovada de Ipupiara-Ba, onde exerce a função de secretária e auxilia na comissão deliberativa.

RUTH RIBEIRO DANTAS FAGUNDES DOS SANTOS
Enviado por RUTH RIBEIRO DANTAS FAGUNDES DOS SANTOS em 15/04/2011
Código do texto: T2910725
Classificação de conteúdo: seguro