Aproveitando o assunto abordado pelos especialistas Xamânticos que fala sobre o corpo aberto, dizendo que “o corpo abre” durante as relações sexuais e quando as mulheres, vivência fluxo sanguíneo na época da menstruação e pós-parto.
Segundo Edvaldo Kulcheski o mais importante para mantermos nosso “corpo fechado” é o autoconhecimento e a reforma intima, buscando sempre os valores mais nobres da alma. Isto é, confiar em si mesmo, em sua capacidade mental, intelectual, física, emocional e psicológica.
Devemos sempre e continuamente pensar positivo, ter força de vontade, boas leituras, portanto, devemos tentar ser autossuficientes, autoconfiantes, e amigos não só das pessoas que estão em nosso arredor como de nós mesmos. Resumido, devemos amar ao próximo e nos amarmos, estarmos isentos do egoísmo que é irmão e parente da inveja, do ciúme, do ódio, da insegurança, das injurias, do orgulho etc. a confiança em si próprio deve agir como um talismã confiando sempre em seus potenciais.
Este autor diz que nem sempre somos atuados por espíritos obsessores, mas por criações emanadas da nossa mente, ou seja, formas-pensamentos. Segundo Edvaldo nossos medos e insegurança geram determinadas formas que muitas vezes nos assustam. Se acontecer acreditarmos que estamos vendo assombração, basta dizermos: “sumam”, e imediatamente as formas de pensamentos desaparecerão para sempre, isto com voz firme e muita autoconfiança.
Ele afirma que muitas vezes nós somos responsáveis pelas dificuldades que atravessamos em nosso dia a dia. Muitas vezes devido a nossa imprudência atraímos determinadas situações que vão nos causar muitos sofrimentos, as quais poderiam ser evitadas se tivéssemos lúcidos espiritualmente.
A falta de confiança em si mesmo gera pensamentos de medo, fazendo que nos sintamos incapaz de resolver os problemas que estão diante de nós. Na verdade nos sentimos enfraquecidos, é melhor acreditarmos em magia negra contra nós mesmos, ou que estamos obsediados. Nestes casos, na maioria das vezes diz o autor, nós somos os culpados. O que fechará o nosso corpo na realidade segundo ele é muita fé, amor no coração e muita paz.
Concluindo o corpo aberto seria o inverso do corpo fechado, ou seja, quando nos sujeitamos à baixa-autoestima, estamos doentes, com maus pensamentos, sem confiança em nós mesmos. E, devido a nossa maneira de pensar acredito que podemos atrair espíritos bons ou maus, pois o corpo aberto, causado pelos complexos e a baixa-auto-estima, seria a porta de entrada para aqueles irmãos obsessores, que por um acaso estivesse rondando o ambiente onde a pessoa desestimulada estivesse.

 Bibliografia:
Caminho Espiritual – CORPO FECHADO-Como se proteger das energias negativas? – MINUANO, Ano 1, Ed. 11, Editorial. www.edminuano.com.br.