HONORATO RIBEIRO DOS SANTOS(Zé de Patrício) O HISTORIADOR DE CARINHANHA

Seguem abaixo declinados alguns fatos importante que aconteceram no ano de 1934 dentre outros tantos que não dá para serem mencionados,tamanha a quantidade.

Em 1º de dezembro de 1934, a oposição ao stalinismo estava batida na URSS.

Hidenburg nomeia Adolf Hitler chanceler da Alemanha, o qual constitui um Governo Nazista.

Criada em Portugal a Radiodifusão Nacional. Primeiro Congresso da União Nacional, em Portugal. Passa a funcionar em Portugal, O Correio Aéreo.

Em 1934, os fascistas tentaram um golpe contra o governo, mas falharam.

Em 1934 Hindenburg morreu, mas não foi eleito outro presidente: Hitler acumulou as funções de chanceler e chefe de Estado. Um plebiscito confirmou essa decisão, com cerca de 90% dos votos a favor.

Em 1934 na Itália, realizou-se a segunda copa do mundo, tendo como campeão a Itália, com a Checoslováquia como vice, Alemanha e Áustria, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Em 26 de novembro de 1934 - Começa a funcionar no Rio Grande do Sul a primeira refinaria brasileira de petróleo,a Destilaria Rio-Grandense de Petróleo.

A Constituição de 1934 confirmou o nome de Getúlio Vargas para Presidente da República Federativa do Brasil. Visando a melhoria das condições de vida da grande parte dos brasileiros, a Constituição de 1934 criou leis sobre educação, trabalho, saúde e cultura.

Alheios a todos os acontecimentos acima citados, já no quase início do verão e do solstício, em 21 de dezembro de 1934, no interior da Bahia, à beira do Grande Rio são Francisco, ao som dos canários da terra, dos cardeais,dos bem-te-vis, dos pica-paus e, também ao som do encontro das águas do rio Carinhanha com as águas do velho Chico, na cidade de Carinhanha, sertão baiano, nasce o filho de Patrício Pereira dos Santos e de dona Gertrudes Ribeiro dos Santos. O garoto Honorato já nasceu com o título de garoto prodígio pois, com idade de 14 anos já tocava cavaquinho e muito bem; aos 15 já tocava requinte na filarmônica Euterpe 19 de Abril, depois passou também a tocar clarinete. Com 17 anos tocava cavaquinho e banjo na orquestra.Com 21 anos já era regente da orquestra do Clube Cultural Recreativo Dois de Julho, onde tocava sax alto e era vocalista. Como profissional, já com 16 anos, exerceu a função de carpinteiro, padeiro e pintor. Aos 23 anos, participou de quatro programas da Radio Guarany de Belo Horizonte, Minas Gerais, se apresentando como cantor. Como educador, foi catequista, criador do coral de quatro vozes e tocava harmonio na Igreja Matriz de São José. Foi professor de Educação Artística e de Geometria no Educandário São José. Em 1977, publicou o seu primeiro livro de cordel: O Barulho de João Duque, publicando na sequência mais nove livros de cordel. Em 1981, publicou o seu primeiro livro da História de Carinhanha. Depois publicou o segundo, o terceiro, o quarto e o qunto livro.

Em 1987 tornou-se membro titular da Academia de Letras Municipal do Brasil. É membro do clube de poesias de Uruguaiana, Academia de Letras da fronteira Sudoeste RS., Academia de Letras de Uruguaiana , Academia Internacional de Letras, Associação Uruguaiense de Escritores e Editores, Academia internacional de Ciências Humanísticas e faz parte da composição do dicionário de escritores contemporâneos . Na música como compositor, escreveu a letra e compôs a música do Hino de Carinhanha,idem para o Hino do Educandário São José e do Colégio Estadual Coronel Duque. Também compôs vários boleros, sambas canções, sambas, marchas, valsas, guarânias e paródias, bem como participou de muitos festivais de músicas. Honorato Ribeiro foi o criador da bandeira da cidade de Carinhanha.

Em 1957, ano do nascimento do Poeta Novais neto, Honorato Ribeiro contraiu matrimônio com a jovem Maria do Carmo Almeida, e lá se vão quase cinqüenta e quatro anos de amor e cumplicidade,e advindo desta união, tiveram oito filhos: seis mulheres e dois homens.

Honorato Ribeiro dos Santos é uma pessoa, entre um universo de poucos, que a gente conhece e passa a admirá-lo mesmo com pouco tempo de conhecimento. É um escritor, digo, um cidadão preocupado com as causas do Rio São Francisco e com a História da sua cidade e região, paralelamente também gravando a história de outras cidades vizinhas. O seu quarto livro da História de Carinhanha, o prefácio foi escrito simplesmente por um dos maiores educadores que eu conheci na região do São Francisco, que é o saudoso Professor Antonio Barbosa de bom Jesus da Lapa,que como a Educadora Rosa Oliveira Magalhães, que Honorato teve o prazer de conhecer e conviver, o professor Antonio Barbosa era também da raça negra, provando que, para o caminho do saber, não existe cor e nem credo. Só a paixão pelo ensino, como Honorto pelas letras.

BIBLIOGRAFIA DE HONORATO RIBEIRO DOS SANTOS.

CORDEL: O Barulho de João Duque em Carinhanha, O Homem do Coração duro, O Fim do Mundo está próximo, A Enchente do Rio São Francisco, O Aviso da Morte, As Lendas do Rio São Francisco, A Morte do Velho Chico, História de Carinhanha, O Coronelismo, a História do doutor José Bonifácio e O Anti-cristo está botando fogo no mundo com a sua besta fera. Inéditos: Cangaceiros e Coroneis e A História do Real. (Nosso dinheiro R$).Livros: A História de Carinhanha, 1º volume, publicado em 1981, Carinhanha e Sua História, Capa o vapor Benjamim Guimarães, editado em 1996, Bibliografia de Carinhanha editado em 2000, A História de Carinhanha, capa a Casa da Careta,

2005,e Carinhanha de Ontem e de Hoje,esse é todo ilustrado, fazendo assim o 5º volume da história de Carinhanha publicado em 2008. Livros religiosos: Minhas Figuras e Meu Cristo, O Sim Que Salvou O Mundo e Sou Católico? Faz parte da coletânea de Poesias do escritor Dr. Gino Frey com uma poesia: O VELHO CHICO, página 33,e o livro DICIONÁRIO DE AUTORES BAIANOS, PÁGINA 325, editado

FUNCULTURA DO GOVERNO DA BAHIA, e o livro DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS de Adrião Neto - Terezina-PI página 43.

É prefaciador do romance: O POETA E A GAIVOTA de Wagner Cruz. Muito bom. Além de mais de cem poesias inéditas guardadas em seu acervo cultural.(cidadecarinhanha.blogspot.com)

(*) Fonte de pesquisa, Internet,História Moderna e Contemporânea de Jose Jobson,História de Carinhanha de Honorato.

Atualamente o Honorato ou Zé de Patricio é escritor do Recanto das Letras.

DEÍFICO colaborador d Blog Lírio Urbano.