Renato Russo - Uma Lenda - Parte I
Parte I
Renato Manfredini Júnior nasceu no dia 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro. Com nome artístico de Renato Russo.
Renato Russo e considerado o poeta, e irmão de todo uma geração. Geração que ele mesmo nomeou de Geração Coca-cola.O Renato Russo e o Legião Urbana vive até hoje em nosso corações .
Renato Russo era idolatrado e amado por todos era um fiel e inigualável ídolo. Mas Renato relutava veemente essa idéia, pois se considerava somente como um simples e mero cantor que cantava para pessoas que gostavam de ouvir. Renato Manfredini Junior (seu nome verdadeiro) nasceu no dia 27 de março de 1960, as quatro horas da manha, na Clinica Santa Lucia, Humaitá, no Rio de Janeiro. Aos 7 anos morava em Nova Iorque, após seu pai, funcionário do Banco do Brasil, ser transferido para os Estados Unidos.
Aos 15
Aos 15 anos Renato Russo sofre uma doença rara chama Epifiolise, que tira o movimento das pernas, fazendo com que um dos maiores poetas da musica brasileira ficar somente deitado e sentado durante dois anos.
Em 1969 a família Manfredini volta para o Rio de Janeiro, mas precisamente para ilha do governador onde ficam morando ate 1973, mas seu pai e transferido novamente, mas o destino agora e Brasília.
Devido a causa de sua doença o único passatempo de Renato era ler e estudar, tanto que 1977 passa direto no vestibular de jornalismo da Ceub.
A Semente
Renato começa a se envolver com o movimento Punk criado em Londres nos anos 70.
Em 1978, já aos 20 anos, Renato Russo realiza seu primeiro show com musicas próprias no bar Só cana, em Brasilia. Ai nasce o Aborto Elétrico tendo sua fromaçao original Renato Russo no baixo, André Pretorius na guitarra e Fê Lemos na bateria. Depois André Pretorius saiu da banda devido ter que prestar serviço militar na África do Sul, então Renato passa para guitarra e entrou o baixista Flavio Lemos, irmão de Fê Lemos.A banda terminou 1982, depois de vários desentendimentos entre seus integrantes. Segundo Fê Lemos, após Renato errar varias vezes as letras das musicas em um show o baterista, arremessou em Renato a baqueta nas suas costas, depois disso Renato disse que não participaria más da Banda.
Trovador Solitário
E o período que Renato passa a compor com mais intensidade e a realizar shows onde ele tocava violão e cantava sozinho, assim e quando Renato e conhecido como Trovador Solitario. É nessa mesma época que Renato compõe alguns clássicos do rock nacional como “Eu Sei” e “Quimica”.
Texto baseado e reescrito em informações do Memorial Renato Russo.