BIOGRAFIA DE EVANGELISTA MOTA E DO SEU FILHO JUNINHO

IDEALIZADOR E FUNDADOR DAS LOJAS MAÇÔNICAS: HEITOR CORREIA DE MELO, UNIÃO E FRATERNIDADE JUSCELINO KUBITSCHEK, JUVINO OLIVEIRA, CAPÍTULOS DEMOLAYS EVANGELISTA MOTA NASCIMENTO JÚNIOR E WAGNER BENEDITO RAMALHO FILHO, CENTRO DE CULTURA POPULAR ENGENHEIRO BERNARDO SAYÃO E ACADEMIA AÇAILANDENSE DE LETRAS

EVANGELISTA MOTA NASCIMENTO nasceu na Fazenda Caxixi, Município de Tuntum-MA, aos 27 de agosto de 1950. Filho de Manoel Mota do Nascimento e Maria Tomás Mota, com quem passou a trabalhar em diversas atividades agrícolas, a partir dos seus cinco anos de vida.

Em 1962, com a ajuda dos professores: Ricardo de Sousa Barros, Luís da Silva Neto, Sebastiana da Silva Filha, Nilde Amorim da Costa e Antônio Araújo Carvalho Silva, aprendeu a ler e escrever seu nome.

Em 1964, com a orientação de Telvino José Ferreira, aprendeu a fazer sela, chinelo e outros artefatos de couro.

Em 1965, com o carpinteiro Antônio Raimundo Sobrinho de Sousa Mota, aprendeu a fazer móveis e outros artefatos de madeira. Aprendeu também, com o pedreiro José de Sousa Mota, a construir casas, assentar cerâmicas e fazer outros acabamentos em obras da construção civil.

Em 1966, aprendeu com o protético Luciano Gomes de Melo, a fazer próteses dentárias e pequenas cirurgias buco-maxilar.

Em 1969, mudou-se para São Domingos do Maranhão, onde fixou residência, melhorou os seus conhecimentos profissionais e concluiu o curso primário na Escola Pública Municipal Teixeira de Freitas.

Em 1971, mudou-se para Açailândia, onde fixou residência. Deu continuidade aos estudos e fundou várias entidades sociais e culturais.

Em 1974, fundou em Açailândia o Colégio Professor José Nunes, no qual estudou o 1º e 2º ano ginasial, e a empresa “Comercial Mota Ltda”, que até os dias de hoje atende a sua clientela com produtos odontológico, farmacêutico, hospitalar e próteses dentárias.

Em 1975, foi na Loja Maçônica Dom Pedro I, Oriente de Imperatriz, iniciado Maçom.

Em 1976, fundou em Açailândia, o Triângulo Maçônico 18 de Março. Três messes depois, foi consagrado com o nome de Loja Maçônica Heitor Correia de Melo. Casou-se com a professora Raimunda Ferreira do Nascimento, com quem gerou quatro filhos: Sâmara, Gutemberg, Sandra e Evangelista Mota Nascimento Júnior, todos formados e bem colocados no mercado de trabalho. Exceto este último que foi a óbito em 1989.

Em 1977, matriculou-se no Colégio José Américo de Almeida, onde se formou “Técnico em Contabilidade”, no ano de 1980.

Em 1982, fundou em Dom Eliseu, Pará, a Loja Maçônica União e Fraternidade Juscelino Kubitschek, onde passou por vários cargos, inclusive o de Delegado de Grão-Mestre.

Em 1983, passou no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, onde cursou o 1º e 2º ano. Em 1985, transferiu o curso para a Universidade Federal do Pará, onde estudou Medicina até 1989, (curso incompleto).

Em 1996, pelo Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional, da Fundação Brasileira de Educação e Centro de Ensino Superior de Niterói do Rio de Janeiro, concluiu o “Magistério”. Curso este que lhe habilitava professor de nível I, da rede Pública Municipal de Açailândia, onde ministrava aulas desde o ano de 1980.

Em 1990, fundou em Açailândia, a Loja Maçônica Juvino Oliveira, da qual teve a honra de ser seu Venerável Mestre, por três mandatos.

Em 1992, lançou o seu primeiro livro “Ensaio”, que foi sequenciado por vários outros. Foi também, pelo Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33, do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para República Federativa do Brasil, na cidade do Rio do Janeiro, investido Grande Inspetor Geral da Ordem.

Em 1994, fundou em Açailândia e Imperatriz, os Capítulos Demolays: Evangelista Mota Nascimento Júnior e Wagner Benedito Ramalho Filho. Em nome dos quais, lançou o livro “O Ideal de um Guerreiro”.

Em 1997, na I Igreja Cristã Evangélica de Açailândia converteu-se ao Evangelho. Por ser um homem de fé e acreditar na existência de um Ser Supremo, na ressurreição da alma, na evolução do conhecimento social e educacional, antes de iniciar qualquer atividade, de Deus pede luz e sabedoria, para enfrentar as adversidades do dia-a-dia.

Em 1999, foi aprovado no Concurso Público de professor do Ensino Básico do Município de Açailândia. Profissão esta que tem desempenhado com dedicação e responsabilidade até os dias de hoje.

Em 2000, fundou o Centro de Cultura Popular Engenheiro Bernardo Sayão de Açailândia e em nome do mesmo lançou o livro Seletas: Versos e Prosas.

Em 2003, na Faculdade Católica Ortodoxa Sedes Sapientiam de Filosofia, Teologia, Ciências Humanas e Sociais de São Paulo, formou-se em “Filosofia”. Pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd-Isecub de Vitória, Espírito Santos, em 2004, concluiu o curso de “Pedagogia”.

Em 2004, pelo Instituto Universitário de Ensino de Teresina, Piauí, aperfeiçoou-se em “Psicologia Educacional de Crianças e Adolescentes”, e fundou a Academia Açailandense de Letras. Em seu nome lançou o Regimento Interno, Estatuto, a Revista Sodalício Acadêmico e os livros: Academia Açailandense de Letras, A Divina Providência do Cravo e da Rosa, Uma Longa Prova de Amor, Missão Cumprida e “Maranhão, Açailândia e Sua História”.

Em 2005, pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano, de São Luís Maranhão, concluiu a “Pós-Graduação Lato Sensu, em Docência na Educação Superior.

Em 2003, ingressou no curso de Odontologia da Faculdade de Imperatriz - FACIMP, (curso incompleto).

Por fim, tem como hobby a leitura de bons livros. Tem também, a ética, o respeito, a cultura, a religião cristã, a democracia como princípios básicos de todo os sucessos.

Emails: evangelistamota@hotmail.com e motaevangelista@bol.com.br

Site www.evangelistamota.com.br

Açailândia, 15 de janeiro de 2010, era verdadeiro.

 

PATRONO DO CAPÍTULO DEMOALAY EVANGELISTA MOTA NASCIMENTO JÚNIOR, FUNDADO EM AÇAILÂNDIA, NO DIA 11 DE MAIO DE 1994

EVANGELISTA MOTA NASCIMENTO JÚNIOR nasceu de parto normal às 17 horas do dia 10 de dezembro de 1985, no Hospital Jerusalém de Açailândia-MA. Filho de Evangelista Mota Nascimento e Raimunda Ferreira do Nascimento. Teve uma vida normal como qualquer outra criança até o dia 20 de Maio de 1986. Nessa data ele foi infectado por uma bactéria não conhecida, a qual causou-lhe uma patologia incurável e mesmo tendo sido tratado pelos melhores especialistas da medicina do Brasil e do exterior, por volta das 3 horas da manhã do dia 25 de Julho de 1989, na cidade de Brasília-DF, onde estava em tratamento médico, nos braços dos seus pais, ele faleceu.

Como nada mais poderia ser feito, sobre aquele fatídico acontecimento, seus familiares providenciaram o translado do corpo para Açailândia, onde foi velado por muitos amigos até as 10 horas do dia 28, dia que seu corpo desceu ao sepulcro no Cemitério Campo da Saudade. Deixando para sempre saudade aos parentes e amigos.

Mas, em verdade está escrito: No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. Romanos 5.14.

Por ter sido um garoto amável e admirado na cidade que nasceu e seus pais terem ali e em outros municípios maranhenses, relevantes trabalhos culturais e sociais prestados, o seu nome foi indicado como Patrono do Capítulo Demolay de Açailândia-MA, que certamente ficará gravado na mente de muitos para todo o sempre e sem sombra de dúvida foi uma justa homenagem que a comunidade maçônica de Açailândia fez a sua memória e apreço aos seus familiares, que muito têm contribuído para o desenvolvimento da cidade.

Evangelista Mota
Enviado por Evangelista Mota em 15/01/2011
Código do texto: T2731610