Os animais tem alma?

Os animais têm alma?

Entendemos como alma, que ela representa o princípio da vida, ou seja, o principio espiritual do homem concebido como separável do corpo e imortal. Ainda no dicionário Aurélio é interpretada também como o conjunto das faculdades psíquicas, intelectuais e morais do individuo. A alma também seria a sede dos sentimentos e das paixões.

No entanto entendemos também que o espírito é a parte imaterial do ser humano, que em algumas religiões é denominado de “alma”, ou entidade sobrenatural, imaginária.

Muitas pessoas não crêem na existência do espírito, quanto mais, esta palavra alma, dizem que é coisa da imaginação daqueles que vêem, às vezes chamam os videntes de loucos ou embusteiros, o que nada tem haver.

Nas religiões Católicas e Evangélicas, aparentemente acreditam na existência do espírito no homem, porem não afirma, nem nega a existência dele nos animais, assim como, muitos povos, pareciam negar durante séculos que os negros tivessem almas, uma vez que os tratavam como animais, ou pior que eles, os negros não tinham inteligência, eram irracionais, não tinham direitos, quanto mais o livre arbítrio, eram escravizados, os quais lutam até hoje por melhores condições de vida.

Estas igrejas não crêem em reencarnações, parece que elas acreditam que nos reproduzimos como ameba, como na realidade nosso espírito que foi criado à imagem e semelhança de Deus, é único, e devido a necessidade de evolução, eles nascem e renascem de acordo com suas necessidades em determinada área de desenvolvimento.

As pessoas ou médiuns que são videntes, ou ouvintes, podem comprovar isto, na verdade esta comprovação é feita pela descrição do que foi visto, e aqueles que não têm esta faculdade muitas vezes tornam-se incrédulos, negando-os.

Bem verdade que a vidência é um tipo de mediunidade que não é facultada a todos as pessoas, e só Deus sabe o porquê.

Chamamos de médium aqueles indivíduos que servem de intermediário entre os vivos e a alma dos mortos, pessoas que tem o poder de comunicar-se com os espíritos, falar com eles.

Kardec no Livro dos espíritos nos fala sobre os animais e o homem, na pergunta de numero 592, em que o autor, questiona: “se compararmos o homem e os animais, com respeito à inteligência...? Pela possibilidade de certos animais parecerem superiores a determinados homens.

Filosoficamente segundo resposta do espírito da Verdade, ele diz que, “uns querem que o homem seja um animal, outros que o animal seja um homem; estão todos errados. O homem é um ser á parte que se rebaixa, algumas vezes, muito baixo, ou que pode se elevar mais alto. Fisicamente o homem é como os animais e menos dotado, que muitos deles. A natureza lhes deu tudo àquilo que o homem é obrigado a inventar com sua inteligência para sua necessidade e sua conservação. É verdade que seu corpo se destrói como os dos animais, mas seu espírito tem um destino que só ele pode compreender, porque só ele é completamente livre.

A pergunta 593, sobre a dominação do instinto nos animais, lemos a seguinte resposta: “ isso ainda é um sistema. É verdade que domina o instinto, na maioria dos animais, e questiona: “mais não vês que agem com uma vontade determinada? “É da inteligência, embora limitada”.

Kardec tenta nos explicar que “alem do instinto, não se pode denegar a certos animais atos combinados que denota uma vontade de agir com sentido determinado e segundo circunstancias. Acreditando que há neles realmente uma espécie de inteligência, cujo exercício é mais exclusivamente concentrado sobre os meios de satisfazerem suas necessidades físicas e proverem sua conservação... continua Kardec, dizendo que o filhote isolado de sua espécie, não deixa de construir seu ninho com o mesmo modelo, sem ter recebido ensinamentos. Se alguns são suscetíveis a educação, seu desenvolvimento intelectual, sempre fechado em limites estreitos, é devido à ação do homem sobre uma natureza flexível, porque não tem nenhum progresso que lhe seja próprio. Esse progresso é efêmero e puramente individual, porque o animal, entregue a si mesmo, não tarda a retornar para os limites estreitos traçados pela natureza.

Neste sentido devido a minha convivência há anos com animais, (cão) passei a considerar esta resposta como uma convicção da época, porque entre os seres humanos também se forem ou serem criados fora de seu habitat, ele volta à condição do que ele fora no principio, pois ele necessita de pessoas adultas de sua espécie para que haja uma aprendizagem, logo ele também terá uma inteligência limitada como todos os animais se não for ensinado, ou seja, treinado. O homem não aprende sozinho.

a) Tive oportunidade de observar um sabiá fazendo seu ninho no peitoril de minha janela da sala, pena que não tive coragem de tirar fotografias para comprovar o que assistimos. O interessante foi que após o ninho pronto ela pôs o primeiro ovo, depois o segundo e finalmente o terceiro. Todos os dias ela vinha em um horário certo e ficava o que chamamos normalmente chocando os ovos, observamos que ela fez outro espaço ao lado. Demorou algum tempo vimos que nasceram dois filhotes, e que o primeiro ovo não havia chocado. Todos os dias ela vinha dar alimento aos seus filhotes, por causa disto, levamos tempo dormindo com a janela aberta. O incrível disto tudo foi quando eles estavam com o corpo coberto de penas, parecia que ela do espaço que ela criou junto ao ninho, ela batia as asas e se afastava um pouco depois voltava. Neste ínterim eles também batiam as asinhas, pareciam imitá-las. O sabiá ensinou aos filhotes a se alimentar e voar. Para nós, eu e minha família foi como uma dádiva, um ensino de amor e carinho.

Pensei intimamente, se estes pássaros estivessem no ninho sozinho teriam morrido, a não ser se alguém lhe desse alimento

Nas minhas observações como pedagoga, noto que algumas pessoas mesmo quando fazem o segundo grau ou mesmo quando saem da faculdade se não praticam o que aprenderam aos poucos voltam às condições primarias, e muitos começam a agir como analfabetos pela falta de pratica do que aprenderam. Se tiver um animal e ensino para ele determinados movimentos ou mesmo a fazer coisas que não pertencem a sua natureza animal, segundo a nossa crença, e ele assimila, significa que, se ele não continuar sendo estimulado a praticar aos poucos, haverá a possibilidade de esquecer e lembrar em alguns momentos. Acredito que esta deva ser uma das regras da natureza.

Outra coisa também que observei no livro dos espíritos foi o seguinte: “que os animais têm um meio de se comunicar entre si,... Eles dizem muito mais coisas do que se acredita, mas sua linguagem é limitada, como suas idéias, ás suas necessidades”.

Observei neste livro que eles se preocupam muito sobre animais que tem voz sua inteligência, o livre arbítrio de seus atos e tudo mais.

Vamos refletir no seguinte assunto, o animal e o homem, realmente é dois tipos de seres diferentes, cada um dentro de sua espécie. Observamos que, como defesa cada animal tem uma aptidão de acordo com seu habitat, e se pensarmos bem cientificamente verão que o ser humano também desenvolve determinada aptidão de acordo com o ambiente que vive, ou seja, sua cultura.

Falamos do livre arbítrio dos homens em relação aos animais, que segundo Kardec os animais são muito inferior ao homem, porque eles não têm os mesmos deveres. Sua liberdade está restrita aos atos da vida material. Eu questiono será?

Na questão 597 do livro dos espíritos sobre o fato que, se os animais têm inteligência que lhe dá certa liberdade de ação, há neles um principio independente da matéria? O espírito da Verdade responde que sim, e que sobrevive ao corpo.

Esse principio é uma alma semelhante à do homem?

Resposta- É também uma alma, a depender do sentido que quer se dá a essa palavra; ela, porém é inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem uma distancia como entre a alma do homem e Deus.

O espírito da Verdade diz que, depois da morte o animal conserva a sua individualidade, mas não a consciência do seu eu. A vida inteligente continua no seu estado latente. Ele ainda afirma que o animal como não tem o livre arbítrio, não tem escolha para se encarnar em um animal antes que em outro. Porem o espírito do animal é classificado, depois da sua morte, pelos Espíritos que a isso compete, e quase imediatamente utilizado, não tendo tempo de se colocar em relação com outras criaturas.

O livro dos espíritos respondendo a questão nº 601, diz que, os animais também seguem uma lei progressiva, e que nos mundos superiores onde os homens são mais avançados, os animais os são também, tem meios de comunicação mais desenvolvidos, mas eles serão sempre inferiores e submissos ao homem; são para ele servidores inteligentes.

O SONHO

Escrevi isto tudo por causa de três sonhos que tive com dois cãezinhos que tive um da raça Poodle, falecido, e outro da raça Lhasa Apso que ainda está comigo.

O poodle chamava-se Toni, era calmo, e amigo. Quem cuidava dele era as minhas cinco filhas viveu, 16 anos, notava que ele era inteligente, pois sabia o que era certo e o que era errado. Tinha comportamentos de ciúme muito interessante, quando uma das minhas filhas, que ele era apegado estava com namorado, ele ia para baixo da mesa e ficava de costas para o casal, parecia dizer com seu comportamento que estava zangado, não se aproximava muito do rapaz, também não rosnava.

Quando estava só com ele, conversava muito, geralmente meus pensamentos, sentimentos, minhas preocupações, e ele ficava me olhando, atento, e eu dizia para ele, eu gostaria de entender a sua linguagem como parece que você entende a minha.

Certo dia, o gás acabou e liguei para a empresa pedindo que me liberasse um botijão. Fui atendida, pois havia um caminhão da empresa próximo a minha residência. Ao vir me entregar o gás o rapaz recebeu o dinheiro e saiu, não demorou muito voltou e me perguntou se eu era professora, respondi que sim, ele saiu, não demorou cinco minutos ele voltou, olhei pelo olho mágico da porta e vi que era ele de volta.

Conversei com Toni, e disse para ele: Não estou gostando deste cara, subiu estas escadas todas três vezes o que será que ele quer agora, o que eu faço Toni?

Abri a porta devagar, e o cara empurrou, e me pediu um copo d’água, Toni olhou para ele, fez um ar de fera que eu nunca tinha visto e o cara saiu correndo. Ele me entendeu, e ao invés de abanar o rabo como das outras vezes, espantou o cara.

Depois de muitos tempos ele ficou doente, com câncer. Fizemos o que podemos pela saúde dele, mas era um leva e trás para a clínica.

Certo dia, sonhei com um homem com cara de cachorro sentado na cadeira conversando comigo, tinha uma penca de chaves na mão, e me dizia que estava me entregando as chaves da casa para mim, pois ele ia viajar para muito longe e eu perguntei para ele porque não entregava para meu marido? E, ele respondeu, porque ele não gosta de mim.

Não demorou dois meses Toni faleceu, nós sofremos muito com sua doença e com sua morte, pois era um animal bom.

Passaram-se não sei quantos anos, talvez três ou quatro, já não lembrava mais dele. Vinha descendo a ladeira, caminho do prédio onde moro, e de repente apareceu um homem, a cara era de cachorro, o corpo de homem normal, não me lembro de ter visto seus pés, o interessante é que o vi e senti como se fosse ele, hoje sei que foi por comunicação telepática, pois tenho feito pesquisa sobre as coisas que acontecem comigo.

Ele me disse Toni, sabe que eu vou nascer de novo? Olhei para ele com uma interrogação, e ele disse, vou nascer como gente, depois sumiu. Cheguei em casa como anestesiada, e contei as meninas, elas acharam graça e me disseram, tenha cuidado este negocio na rua, cachorro não nasce como gente, cachorro é cachorro...

Deixei de lado, apesar de acreditar que o que aconteceu não foi nada natural e não podia ser fato de minha imaginação, pois jamais iria pensar numa pessoa com cara de cachorro, ainda mais para dizer que vai nascer como gente. Os homens cara de peixe tudo bem, eles vinham em uma nave que ficava fora da orbita da terra, e se tele transportavam, caso diferente, e também poderiam está usando mascaras, era outro caso.

Finalizando este caso, vamos ao nosso Lhasa, demos o nome a ele de PEPEU, por alguma razão ele ficou com um problema que não sei qual a razão, vômitos, a comida não fica no estomago, amanhece mole, não sabemos muito que fazer. Hoje é 11 de janeiro de 2011 e este sonho aconteceu na semana passada, quando o levei ao medico. Ele ficou internado dois dias fez nove meses, e vi um rapaz magrinho com cara de cachorro, e me disse, obrigado você quer me salvar, me salvou, uma coisa assim. Nós fomos a clinica, eu e minha filha, e lembrei-me do sonho com Toni, eu estava próximo a estante pegando uns livros. Falando com minha irmã ela falou que deu chá de camomila, e o cachorro dela ficou bom. Olhando para a estante vi um livro que recorro muito quando sinto ou as meninas sentem alguma coisa e ele tem muitas receitas com folhas e resolvi abrir e ver qual a utilidade da camomila vi que atende realmente a historia dele.

Qual seria a razão que sonho com estes dois cachorros com corpo de gente e cara de cachorro?

Normalmente quando sonho com cachorros e outros animais, eles aparecem de quatro patas sempre me prevenindo de algo a exemplo. Certa vez sonhei com um leão, ele estava deitado no meu quarto em um canto, eu saia e procurava alguém que pudesse tirar ele dali sem machucá-lo, o resto não sei. Passados dias, tive noticias não muito legal.

Outra vez sonhei com leão desta vez estávamos presos eu e alguns irmãos em determinado lugar de uma casa, e o leão tomava conta, não deixava ninguém sair, rezamos juntos sete creio Deus pai, e nos libertamos.

As vezes que sonhei com cachorro, eles sempre aperta minha mão de leve, e sei que devo me preparar, pois eu devo ter feito algo errado ou algo que estava fora de meu controle pode acontecer. É sempre um aviso. Nestes sonhos eles aparecem de quatro patas normais, algumas vezes quando é grande demais tem sempre um dono que peço para controlá-lo, não deixá-lo me machucar.

Certa vez fui atacada por um cão, grande, e até hoje, não sei como ele não me mordeu, pois ele era jurado na área, por atacar e morder as pessoas que passavam quando fugia de sua casa. Eu estava muito aborrecida, acredite, muita adrenalina, e quando passei, vi a senhora que o levava para passear, não dei muita importância segui meu caminho porque na verdade desconhecia a historia do animal. Ele se disparou soltando-se da mão da senhora e me pegou pelas costas, por alguma razão desconhecida prendi a respiração, defesa talvez, ele rasgou minha roupa toda porem não me feriu. Um senhor que passava pegou uma pedra e arrumou nele, ele correu, sei apenas que passado um mês o mataram, a esta altura atacou outra pessoa que não aceitou a situação e resolveu.

Ainda jovem eu e minha irmã passando em certa rua, fomos rodeadas por cachorros, alguem nos socorreu jogando uma pedrinha, foi engraçado, fizeram uma roda em torno de nós, e não tínhamos como passar, não latia, nem rosnavam só nos rodeavam.

Quando iniciei a ensinar, havia um cachorro que me levava até a porta de casa e depois voltava.

Em casa tínhamos uma cadela, e éramos muito amigas, porem quando me casei, afastei-me um pouco de casa, engravidei, e quando por acaso me aproximei dela, ela me desconheceu e atacou-me. Cai, e disse Lessie que é isto? Ela ficou me cheirando e choramingando, havia me desconhecido, pois eu era magrinha e estava com a barriga enorme e forte.

Se for escrever todas as estórias vamos ver que não há razão para que eu veja o cachorro com corpo de homem a não ser se ele esteja passando por uma evolução espiritual.

,