Descrição biográfica discreta
INFÂNCIA
Ceará, abril, 1964. Local: Sítio São Roque. Cidade: Guaraciaba do Norte (atual Croatá, a 335km de Fortaleza), na Serra Ibiapaba, onde viveu até aos 11 anos de idade. A infância foi muito simples e humilde. Os brinquedos, ele mesmo fazia, e eram de fragmentos da natureza, tipo: peão, da goiabeira, cavalo de pau, , “boi” do fruto Jatobá, carrinho de pau com rodas e direção. Perna de lata com barbante, gaiola de talos de buriti, baladeira (estilingue) e bornal pra caçar passarinhos, e palha de buriti como “carro” chamado de “capemba”, A casa onde nasceu, ainda está no lugar, às margens da Estrada da Cachoeira, e que foi construída com tijolos de adobe pelo avô materno, lavrador e músico (saxofonista e clarinetista) FRANCISCO JOSÉ DE LIMA, e pelo pai, lavrador e músico também (violonista e banjoísta) ANÍBAL RIBEIRO DE OLIVEIRA.
MIGRAÇÃO
No ano de 1975 - Rio de Janeiro por decisão e precisão dos pais, juntamente com mais cinco irmãos pequenos. De família numerosa, os irmãos mais velhos já se encontravam lá desde os anos 60, em busca de emprego e melhores condições de vida. Morou algum tempo numa favela no bairro Botafogo e em outro de Copacabana.
ADOLESCÊNCIA
Dos 11 aos 14 anos trabalhou nas feiras livres de vários bairros do Rio de Janeiro, como carregador e entregador de bolsas com as compras de madames. Esta ocupação ajudou a ganhar as primeiras cédulas. Dos 14 aos 17 anos surge o primeiro emprego com carteira assinada, e com devida autorização do Juizado de Infância e Adolescência. Foi na Empresa Jornalística O GLOBO, na função: Mensageiro (entregador de jornais para assinantes), no bairro Copacabana, mais precisamente à Rua Sá Ferreira.
ESCOLA
Entre muitos irmãos, sempre houve dificuldades, mas deu pra seguir o melhor rumo da boa educação. Exemplo continuado dos costumes vividos na roça, e assim, os estudos, primário e secundário foram concluídos com êxito, sendo alguns, concludentes do grau superior.
PAI E MÃE. OCUPAÇÃO
Pai, um humilde lavrador (e músico regional), não tinha nenhuma habilidade para atividades de cidade grande. No Rio de Janeiro, empregou-se em serviços de portaria num prédio da Av. Atlântica, em Copacabana. Mãe: MARIA ECY DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA, “in memoriam”, além do lar, aos poucos foi conseguindo serviços de corte e costura, por suas excelentes habilidades profissionais aprendidas desde criança com sua mãe, MARIA DO CARMO DA CONCEIÇÃO.
PROFISSÃO
No ano de 1983, no Rio de Janeiro, aos 18 anos, apresentou-se ao Exército, sendo selecionado e incorporado para servir à Pátria, no Quartel da Urca (2º GACos e FSJ). Depois, foi para o 3º GACos e FC – Forte de Copacabana. Em seguida, em 1987, transferido para o AHEx - Arquivo Histórico do Exército. Realizou vários cursos no seguimento da carreira militar. Depois de Soldado, foi promovido à Graduação de Cabo, (no Curso de Atirador Combatente de Artilharia) no ano de 1985. Em 1990, tornou-se estabilizado como Servidor Público Militar. Em 1993 é transferido para Fortaleza-CE, para o Hospital Militar (HGeF), onde em dezembro de 2000, recebeu Promoção à Graduação de 3º Sargento de Carreira, de acordo com a Lei. Serviu mais de 25 anos, saindo do serviço ativo antes do tempo, em 2008, por incapacidade física, sendo reformado de forma administrativa, em virtude de um acidente em período anterior, sofrido em Treinamento Físico Militar, ao cumprir ordens, o que ocasionou alguns procedimentos cirúrgicos e surgimento de sequelas que o tornou, pela Junta Médica, incapacitado definitivamente para o serviço ativo do Exército. Por ter sido reformado administrativamente, mesmo sendo acidente em serviço devidamente comprovado em muitos documentos, e ter direitos negados, ajuizou ação contra a União (Fazenda Pública), vindo a ganhar a reforma (ao Posto de 2º Tenente), pelo Tribunal Regional Federal, da 5ª Região.
CURSOS
Na caserna, realizou vários cursos, um deles: “Formação Militar e Produção do Conhecimento Geográfico no Brasil”, com insigne referência e com grau conferido em diploma, pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil - IGHMB, realizado na Casa Histórica de Deodoro, Pça. da República nº 197, Centro, Rio de Janeiro-RJ, concluído em 1986. É também possuinte de diploma de Honra ao Mérito e condecorações com medalhas militares.
ATIVIDADES SOCIAIS
Fortaleza-CE, em 2003/05, Diretor Social do Grêmio Recreativo de Subtenentes e Sargentos do Exército (GRESSE). Em 2005/2007, torna-se Sócio Efetivo e colaborador do Departamento de Marketing da Associação Nacional de Praças das Forças Armadas - ANPRAFA
LITERATO: Escreve Poesias, Crônica, Frases, Pensamentos, deste 1988. Com temática diversificada, autor de vários textos publicados no Site Recanto das Letras e em jornais como: O POVO, de Fortaleza (No Caderno “JORNAL DO LEITOR”), Jornal CORREIO DA SEMANA, de Sobral, Jornal CORREIO IBIAPABA, de São Benedito, Jornal AGORA SANTA INÊS, Sta. Inês-MA e Revista ACONTECE NOTÍCIAS, de Fortaleza-CE. Possui divulgações de Poesias em rádios AM e FM do Ceará.
Em 2008. Mês de maio. Através de Edital, participa do concurso para a escolha do Hino Municipal de Croatá-CE, ficando em 2º lugar por uma diferença ínfima de 00,04 décimos. O 1º lugar ficou com o meu irmão Silvério Oliveira, músico e Servidor Público. A composição tornou-se uma oportuna homenagem para a cidade.
MUSICALIDADE
Entre 1999 até 2002, em Fortaleza, colabora com shows e eventos da Banda Magia Sertaneja (grupo musical extinto), inclusive com algumas canções de sua autoria, gravadas em CD original pela gravadora TCAP Produções com produção impressa na Fábrica CD+. Ano 2001 torna-se filiado à SICAM - Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais sob Registro nº 34152, de 12 de junho de 2001 - Sede em São Paulo-SP.
Em junho de 1999, participa como compositor, a convite de Mano Neto (Funcionário Público e Organizador de Eventos), do 1º Festival de Músicas Juninas promovido da FUNCET (Fundação de Cultura Esporte e Turismo, de Fortaleza-CE) com a canção "São João Na Serra", tendo como intérprete, Magia Sertaneja (Vozes: Johnny, Júnior e Tony Garcia), evento realizado num palco montado nas areias da Praia de Iracema, vizinho ao antigo Restaurante LA’TRATORIA, em Fortaleza. Colocação: 12º/20. Obs: os 10 primeiros participaram de uma gravação de CD. Em Jun 2000 novamente a convite, participa do 2º Festival, do mesmo evento, com a música "Fogueira de Paixão". Sem colocação.
2000. Conhece Robério Soares, músico, compositor, arranjador, intérprete e produtor, nos Stúdios da empresa SomZoom e Grupo Forró Mastruz Com Leite. A partir daí, edita algumas canções na editora Passaré, editora desta empresa. 2011. Setembro. Após longos anos reencontra o músico Robério Soares com quem volta a compor músicas e atuar com produções e gravações musicais para cantores na gravadora A BOLHA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, em Fortaleza-CE.
VIOLÃO, UM INSTRUMENTO MAIS QUE DEMOCRÁTICO
“__Quando inspirado, dá para digitalizar as cordas e "arranhar" uns acordes, colocando ritmo, harmonia e melodia nas frases que tento compor. É um passatempo que transmite calma.”
Em 2014, iniciou aulas de saxofone.
Esposa: NANCY LEMOS
Filha: JULIANA LEMOS