As Muitas Conquistas Políticas de Elair Diniz Brasileiro,
Resenha:BIOGRAFIA Elair Diniz Brasileiro
As Muitas Conquistas Políticas de Elair Diniz Brasileiro, homem de brilhante ideias, de simples menino do interior passou a ser um verdadeiro atleta da política Santahelenese, conquistado administra por seis vezes,o qual servirá de exemplo há muitas outras gerações.
MARIA DA PENHA LEITE
Elair Diniz Brasileiro, Prefeito do Município de Santa Helena, nasceu em Canto de Feijão (Santa Helena-PB) a 04 de agosto de 1939, ganha biografia por constrói sua própria história,obstinado pelo trabalho,traçou suas metas,desenvolveu seus métodos,exerceu diversas profissões:Foi farmacêutico,dentista,agricultor,comerciante,um grande administrador público,de discípulo passou a mestre.
Hoje muitos querem aprender com ele, trocou experiência, programou sua linha de trabalho, mas confessa sua dependência aos sentimentos, sempre foi solidário, acredita que o respeito determina o caráter de um homem . Esse é um dos aspecto que defende e aplicar a sua vida.
Vive estimulando sua juventude incentivando pelo desejo de amar, realizando suas grandes paixões. Movido de muita energia se fez notável em tudo que fez, é por tudo isto que despertei a pesquisar-lo. Este livro mostra , concretamente sua trajetória de homem cívico e público comprometido com seu povo.
Vida Cívica
A Família
Elair Diniz Brasileiro,é o primogênito de uma família oito filhos.Seu pai o senhor Eládio de Almeida Brasileiro ,nasceu em 08 de janeiro de 1913, na cidade de Tefé no estado da Amazônia. Filho de João de Almeida Brasileiro e Francisca Almeida Brasileiro ,ela filha de índio.Viveram ali por algum tempo até o nascimento de seu quinto filho, quando seus pais começaram enfrentar dificuldades financeira, tiveram que parti de volta para o nordeste (Missão Velha – Ceará) em busca de dias melhores.Já aqui sua mãe falece e Eládio órfã vai mora com seu tio em Baixio Ceará,começa a trabalhar em uma loja de tecido como vendedor foi ali que conheceu sua futura esposa,filha de um homem muito influente na política que morava na cidade vizinha chamada na época de Canto de Feijão,hoje Santa Helena-PB. O Senhor Josias Francisco Diniz e a senhora Maria Francisca Diniz eram pais de quatros filhos: Nobaldo Josias Diniz, Francisco Josias Diniz, José Josias Diniz e uma menina Francisca Nair Diniz.Eládio e Nair casaram há 03 de novembro de 1937.Desta união nasceram oito filhos ,Elair o mais velho de todos,quando nasceu trouxe alegria a toda família,cresceu guerreiro e sempre se destacou entre os demais,foi assim conquistando vitória.
Aos 34 anos cansou da vida de solteiro. No dia 19 de maio de 1973 casou em uma recepção simples,com a senhorita Maria Elizabete Soares ,ela filha de uma das famílias nobre da cidade Santa Helena ,filha do senhor José Soares de Sousa e Isabel Correia Lima, moça educada, estudada formando-se em professora, funcionária pública . Deste relacionamento nasceram 5 filhos. O primogênito Manuel Soares Brasileiro que nasceu morto. Depois veio sua querida e amada filha Elaine Soares Brasileiro (IMERORIA), sua chegada encheu seu coração de alegria , muito especial em sua vida. A terceira foi Elenir Soares Brasileiro,depois Elair Soares Brasileiro, um menino forte, bonito.Por último sua caçula Emanuel Soares Brasileiro.
Elaine Soares Brasileiro (IMERORIA)
De seu último relacionamento com a senhora Maria de Lourdes Quaresma Dantas,nasceu uma linda menina Irla Dantas Brasileiro.
Vida Pública
Elair Diniz Brasileiro , decidi ingressar na política a convite de seu amigo Daciano Soares da silva que era coligado ao partido Democrático, a sete de agosto de 1962 foi diplomado vereador, isto foi uma grande festa, seu avô Josias Francisco Diniz que era influente na política, ficou maravilhado, sorria de felicidade. Ha oito de novembro de 1962, na cidade de Santa Helena foi instalada a 1ª Câmara de Vereadores deste município, nesta mesma data foi realizada a eleição para a mesa da Câmara, onde foi eleito à vice-presidente. No ano seguinte em dois de junho de 1963, foi eleito à presidente desta casa,por um período de um ano, a junho de 1963 até dois de junho de 1964. Período que procurou fazer um trabalho integrado junto aos meus companheiros, tomada de decisões importantes para este município.
Em quinze de junho de 1964, fez-se novas eleições para mesa da Câmara, desta vez foi eleito a 1º secretário. Responsável por relatar todos os trabalhos realizados nas cessões, criação do calendário das reuniões, registro de ata, arquivo aos quais elaborou com muito empenho.A vinte e cinco de junho de 1964, foi realizada eleições para aprovação e organização das comissões: Comissão de Justiça, Legislação e Redação, eleito secretário da comissão. Estimulado pelo desejo de criar a legislação brasileira deste município, trocava experiências com secretários de outros municípios no desejo de compor o melhor para todos. Oportunamente desenvolveu a liderança na casa Abdias. Conquistou o respeito, a harmonia entre os colegas. Em dois de junho 1965 fui eleito Presidente da Câmara Municipal da Casa Abdias. Em dois de março de 1965 foi nomeado o primeiro prefeito deste município o senhor Francisco Josias Diniz, pelo chefe do Estado Pedro Moreno Gondem que administrou durante quase um ano até que pudesse realizar as eleições democratas, procurou fazer muito por este município, o qual tinha um imenso carinho. Em 15 de novembro de 1966 , Elair Diniz Brasileiro foi diplomado prefeito de Santa Helena seu vice foi o senhor José Vitoriano da Silva pelo partido Aliança Renovadora Nacional (ARENA).Isso era apenas o começo de uma longa vida pública. Em 15 de novembro de 1972 foi diplomado prefeito de Santa Helena ,pela segunda vez, gratificado com os que depositaram seu voto de confiança.
Há 15 de novembro de 1982, novamente eleito para seu terceiro mandato neste município ,agora pela coligação ao PDS, Partido Democrata Social, já experiente na política, levou suas propostas de governo, centrado para o desenvolvimento da saúde pública. Passou alguns anos, afastado dos bastidores políticos.
Quarto Mandato
Em três de outubro de 1992 foi mais uma vez diplomado prefeito de Santa Helena ,para exercer seu quarto mandato,já conduzia uma larga experiência de como administrar aquele município, os problemas agravaram alguns mais que outros, mais em pouco tempo conseguiu arrumar a casa. Sempre gostou de trabalhar com a minha mesma equipe, mas é claro que tive que fazer algumas mudanças para melhorá-la. Desta vez sua preocupação era em fazer crescer dois setores a educação e saúde.
SEU QUINTO PLEITO
Elair Diniz Brasileiro é um homem que vive além do seu tempo, fecundou idéias inovadoras para sua época, de simples menino do interior passou administrar um município com êxito. Agora estar em seu quinto mandato, outra vez conseguiu vitória.
Em 01 de janeiro de 2004, voltou a Prefeitura, desta vez seus propósitos era investir na educação, pois esta estava necessitada de mudanças radicais. Até por que era um novo tempo de muitas transformações educacionais, não só em seu município, mas em todo o pais. A sua equipe traçou metas prioritárias, buscou parcerias junto ao governo do Estado, implantou projetos de capacitação de professores, fez reformas nas escolas, inovou o cardápio da merenda escolar, renovou a frota de veículos para fazer o transporte escolar. Articulou programas para atender a população da zona rural que esta é a sua maior preocupação, pois precisa dar condições ao homem do campo para desenvolver sua capacidade de competitividade no mercado de trabalho.
Sexto Pleito
Elair Diniz Brasileiro è um homem público que mora e vive junto ao seu povo, próximo deles, sabe suas necessidades mais urgentes. È cúmplices dos seus deveres, organizado e preocupado em fazer a sua administração acontecer. Quando se depara com os obstáculos manifesta uma força maior para vencê-los. Procura construir suas administrações alicerçadas a muito trabalho, temperada com muitos benefícios a todos. Consciente que ainda falta muito a fazer, pedi permissão ao tempo que permitirá que deste sexto mandato seja realizado com muito sucesso.
Sobre a Autora:
Maria da Penha Leite, nasceu em Ipaumirim-CE professora , escritura ,com licenciatura em Letras pela UFPB,especialização em língua Espanhola pela UFCE,mestranda em Ciências da Educação pela Fak.Professora da rede pública e Particular do Estado da Paraíba.