continuação - Tentando compreender os fenomenos oniricos parte 3

Tentando compreender os fenomenos oniricos

PSIQUÊ -Segundo Adenauer, Psiquê é a mesma coisa que aparelho psiquico. Representa a totalidade das funções psiquicas e todos os processos que envolvem o deslocamento de energia a serviço do processo de individuação.

O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego. (http://www.mundoeducacao.com.br/psicologia/aparelho-psiquico.htm)

A psiquê além dos processos conscientes e inconscientes ainda é acrescentados a ela outros processos quefogem ao dominio imediato da nossa realidade. Porem Jung define a Psiquê como o " principio e o fim de todo conhecimento" ela é o "objeto e o sujeito da ciência".

Ele divide a Psiquê em quatro niveis, (1) A consciencia pessoal, (2) inconsciencia pessoal, (3) consciencia coletiva, (4) inconsciente coletivo.

SELF - é o centro organizador da Psiquê, ele é o arquetipo da ordem e da organização, ele possui inumeros simbolos nos sonhos, sempre surgindo como a figura ou imagem principal.

SIMBOLO - Segundo Maria Cecilia Amaral, em Dicionario de simbolos ela o define como - "o alfabeto da linguagem interior", a linguagem dos simbolos seria espiritual, pois o homem segundo esta autora, "só pode comunicar-se eficientemente por meio dos simbolos. Os simbolos estão presentes nas bases de todo conhecimento da humanidade, quer seja na filosofia, na arte, nas ciencias, e nas religiões.

Para Ceciliaeles estão presentes em sua maior dimensão nos conhecimentos do ocultismo. O simbolo é considerado o microcosmo daquilo que representa: Contendo em si, em estado latente ou potencial, toda a diferença e a energia da idéia que lhe deu origem.

O esoterismo considera que um simbolo é uma representação que oculta - ou revela, para quem sabe interpreta-lo - uma verdade subjacente interna, de ordem mental, moral, ou espiritual.

Segundo Adenauer o simbolo representa algo cuja existencia é reconhecida, porem não se revela presente. Os simbolos tem a capacidade de transformar e redirecionar as energias psiquicas instintivas em favor do processo de desenvolvimento da personalidade, Diz Adenauer que eles são produzidos constantemente na psiquê e surgem nos sonhos e nas fantasias.

SOMBRA- Adenauer em seu livro "Sonhos mensagens da alma" escreve que a " sombra representa o que não sabemos ou negamos a respeito de nós mesmos. A sombra para ele é o "arquetipo que representa os aspectos obscuros da personalidade e desconhecidos da consciencia e que está acessvel a ela. Porque temos resistencia em reconhecer e integrar a nossa sombra inconscientemente somos levados a projeções, ela e para nós algo mal, e nunca acreditamos que ela nos pertence. Ela é o bem e o mal que não conhecemos e negamos, porque não somos conscientizados da nossa real natureza. Nos sonhos a sombra aparece como personsgem do mesmo sexo. Temos necessidade de projetar as caracteristicas pessoais da sombra nos outros outros, considerando-os moralmente inferiores,( Adenauer 2001).

Esta pesquisa foi um apanhado dos trabalhos de Adenauer,( Sonhos: Mensagens da alma, 2001), ( O Homem e seus simbolos de Carl G. Jung)e( Maria Cecilia Amaral de Rosa-Dicionario de Simbolos-2009)