Tentando Compreender os fenomenos oniricos

Tentando Compreender os Fenômenos Oníricos

Tenho escrito aqui uma serie de sonhos, onde alguns têm haver com minha pessoa, ou seja, a luta do consciente com o inconsciente, os problemas da vida cotidiana e outros que mesmo que eu tente não encontrei uma resposta, até mesmo quando os dividi com minha terapeuta que era jungliana, ótima, mais não me convenceram, pensei até que era resistência de minha parte, mas hoje em dia estudando o próprio Jung, tenho notado que alguns deles, pois só registro aqui os que ficaram no meu consciente, apenas flash. Mas para entender um pouquinho deste precioso psicólogo, temos de tentar compreender alguns de seus conceitos.

Ânima, correspondente ao Eros materno, representa a característica feminina interna do individuo masculino, representando a soma de experiências deste com as mulheres de sua vida, seja ela sua mãe, prima, irmã, amásia, ou outro tipo qualquer de relacionamento, ou seja, as imagens femininas que este ser persegue, sendo que segundo Adenauer, primeiramente ele se projeta na imagem da mãe, para depois projetar-se sobre outras mulheres.

É como se fosse uma imago materna “que acompanha e influencia o homem por toda vida. Ele compara todas as mulheres inconscientemente com sua anima. Investigando a palavra imago no mini dicionário Aurélio da língua portuguesa, é um substantivo feminino, zool. – que indica – A forma definitiva do inseto, após as suas metamorfoses, e na qual se lhe define o sexo. Sendo assim dá para compreender que a figura materna é uma figura de grande importância na formação da personalidade do homem, vejo assim, que depende muito de quem é ou como foi esta mãe ou mulher que influenciou na vida do individuo, por isto, se torna uma operação arriscada quando ele compara todas as mulheres com certos arquétipos femininos de sua vida.

Adenauer ressalta que “quando o homem se deixa influenciar pelo Arquétipo da anima, geralmente ele se torna melindroso, caprichoso, ciumento e vazio. Segundo Jung “a anima é o arquétipo da própria vida”, divide a anima em quatro fases ou aspectos, nos personagens de Eva, Helena, Maria e Sofia, qualificando- as de mãe, amante, deusa, e sabedoria. É com Sofia que o individuo masculino vai entrar no seu quarto estagio de vida interna refletindo mais sobre os conteúdos do consciente ( influencias externas ) e do inconsciente ( conhecimentos ou sentimentos internos, aquilo que se passa na mente dele, que vem em formas de sonhos, impulsos, recordações e outras diversas formas, que terminam influenciando na formação de sua personalidade), estes procedimentos muitas vezes escapa á consciência.

Jung como um grande psicólogo, e que também dizia ter sonhos reveladores, pôde realmente estudar e procurar caminhos para dar uma resposta e entendimento ao sonhar, e segundo sua concepção a anima é como se fosse um guia da vida interior do homem, intervindo entre os conteúdos do consciente e do inconsciente.

O animus é o aspecto masculino interno das mulheres, ele vai representar a soma das experiências do sexo feminino com homens, ou seja, seu pai, irmão, primo, tio, professor, amante, esposo, enfim, pessoas as quais tem contato no seu dia a dia. A imagem “masculina perseguida” pela mulher. Ela corresponde ao logos paterno, segundo Adenauer “O animus é uma espécie de sedimento de todas as experiências ancestrais da mulher em relação ao homem, é um ser criativo e engendrador, não na forma da criação masculina. O animus da mulher segundo Jung também passa por quatro estágios do desenvolvimento, aparece nos sonhos e nas fantasias como personificação da força física, um atleta, ou bandido, isto na primeira fase, na segunda fase o animus vai oferecer para ela iniciativa e capacidade para executar uma ação planejada, surgindo através do desejo de independência, trabalho, profissão. No terceiro estagio o animus está representado pela “palavra” personificando em sonhos como um professor ou mesmo um padre. Já no quarto estagio ou fase como vinha falando, o animus é a encarnação do sentido espiritual. É um nível elevado, um intermediário entre a mente consciente da mulher e seu inconsciente. ( Adenauer).

Na mitologia este aspecto do animus aparece como Hermes, mensageiro dos deuses; nos sonhos, é um guia espiritual prestativo. “Tanto quanto da anima, é desejável a integração parcial do animus a fim de auxiliar o individuo a lidar com a complexidade as relações com as outras pessoas, assim como consigo mesmo”.

Aparelho Psíquico

É uma expressão usada para significar Psique ou a totalidade do psiquismo inconsciente e consciente. Nele se situam todos os processos psicodinâmicos. São ai que estão localizadas as estruturas dinâmicas de identidade e de relação, alem do Self. As primeiras são o ego e a sombra, as outras são a persona e a ânimalânimus.

Arquétipo

São segundo Adenauer responsáveis por padrões e tendências de comportamentos estruturais. Antecedem a vida consciente, diz que eles não são passiveis de materialização, mas de representação simbólica. Ele cita Jung que afirma os arquétipos como sendo hereditários e representantes do aspecto psíquico do cérebro. Todos os seres humanos os possuem e são eles que “ordenam imagens reconhecíveis pelos efeitos que produzem.(continua)