ALBERTO DE LOS SANTOS - II
* Nadir Silveira Dias
Recebi há pouco um contato de visitante do Recanto das Letras e pela importância de que se reveste desejo compartilhá-lo com os demais.
Trata-se de ocorrência com um nativo daqui do Sul e, como ele mesmo intuiu, gostei de receber a notícia de que a letra do meu biografado, ainda que sucintamente, – ao receber um livro de presente de uma amiga – ainda é lida por outras pessoas. Muito grato, Carmo!
Veja o texto:
“Caro Nadir,
Meu nome é Carmo, sou ator nascido no RS e moro no RJ há mais de 17 anos. Acabei de encomendar um livro num sebo - na verdade é uma peca do O\'Neill chamada \"Além do Horizonte\" - que tinha a seguinte frase escrita a mão na contracapa: \"Ganhei este livro das mãos da minha boa, excelente amiga e colega Diva de Albuquerque Maranhão, no domingo, dia 27 de agosto de 1989. Alberto de los Santos.\" Por uma curiosidade talvez um pouco mórbida, fui pesquisar quem eram essas pessoas e me deparei com o seu carinhoso arquivo sobre ele. Estou escrevendo apenas para dizer que por gostar dele acho que teria o prazer de saber que de alguma forma ele continua, de certa forma, \"vivo\" através do prazer da minha leitura.
Abraço cordial
Carmo Dalla Vecchia”
E a minha resposta:
Grato, Carmo!
São estas coisas da vida que surpreendem a gente em cada nova oportunidade.
De Los Santos, em vida, a cada vez que me encontrava pedia o meu nome e o escrevia em caderneta que sempre trazia para esse fim. E o mesmo também fazia com outras pessoas. Era Diretor do Departamento de Teatro que levava o seu nome na Sociedade que eu então presidia - Sociedade Partenon Literário - fundada em 1868 e em certa oportunidade no Centro Cultural - ora extinto - do Arquivo Municipal Moysés Vellinho, com o filho e a neta, fez bela apresentação com gastos pessoais e com os parcos recursos de que dispúnhamos para esse fim. Abraços. Nadir
Obrigado, Carmo!
26.07.2010 – 23h50mim
* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br