Paulo Coelho - o "Mago" (1947 - )

PAULO COELHO

O escritor brasileiro Paulo Coelho nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou com diretor e autor de teatro, compositor, e jornalista.

PAULO COELHO escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da musica brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como "Eu nasci há dez mil anos atrás", "Gita", "Al Capone", entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.

Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais, etc.

Em 1982, editou ele mesmo seu primeiro livro, Arquivos do Inferno, que não teve qualquer repercussão. Em 1985, participou do livro O Manual Prático do Vampirismo, que mais tarde mandou recolher, por considerar, segundo suas próprias palavras, "de má qualidade".

Em 1986, PAULO COELHO fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em O diário de um mago. No ano seguinte (1988), publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Outros títulos incluem Brida (1990), As Valkírias (1992), Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994), a coletânea das melhores colunas publicadas na Folha de São Paulo, Maktub (1994), uma compilação de textos seus em Frases (1995), O Monte Cinco (1996), O manual do guerreiro da luz (1997), Veronika decide morrer (1998), O demônio e a Srta. Prym (2000), a coletânea de contos tradicionais em "Histórias para pais, filhos e netos" (2001) e o Livro Onze Minutos (2003).

Fez também a adaptação de O dom supremo (Henry Drummond) e Cartas de Amor de um profeta (Khalil Gibran).

Em março de 2000, o governo francês concedeu ao autor a distinção "Chevalier de L'Ordre National de la Legion d'Honneur".

PAULO COELHO vendeu, até dezembro 2002, um total de 54 milhões de exemplares e, de acordo com a revista francesa especializada em literatura, "Lire", foi o segundo escritor mais vendido do mundo em 1998. Autor de um trabalho polêmico, tem críticos apaixonados - a favor e contra. Em março de 2002, a revista britânica "Publishing Trends" colocou "O demônio e a Srta. Prym"como um dos dez livros mais vendidos do ano 2001, apesar do título ainda não ter sido lançado nos EUA e Ásia.

O alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países, e vendeu, até o momento, 11 milhões de exemplares.

Tem sido elogiado por pessoas tão diferentes como o premio Nobel Kenzaburo Oe e a cantora Madonna, que o considera seu livro favorito. Já foi fonte de inspiração de vários projetos - como um musical no Japão, peças de teatro na França, Bélgica, USA, Turquia, Itália, Suíça. Agora é tema de duas sinfonias (Itália e USA), e teve seu texto ilustrado pelo famoso desenhista Moebius (autor, entre outros, dos cenários de O Quinto Elemento e Alien).

Seu trabalho está traduzido para 56 línguas, e editado em mais de 150 países.

PAULO COELHO é:

* membro do Board do Instituto Shimon Peres Para a Paz

* Conselheiro Especial da UNESCO para "Diálogos Interculturais e convergências espirituais"

* membro da diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship

* membro da Academia Brasileira de Letras. Ele ocupa a cadeira nº 21, pertencente ao economista Roberto Campos.

Página oficial do autor:

www.paulocoelho.com.br

Paulo Coelho pertence ao board do Instituto Shimon Peres, é Conselheiro Especial da Unesco para "Diálogos Interculturais e Convergências Espirituais" e um dos membros da diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship.

O Forum Econômico Mundial distinguiu o autor com o prêmio Crystal Award e foi convidado por cinco vezes consecutivas para participar da reunião do forum, em Davos, na Suíça.

Os direitos de filmagem de "O Alquimista" foram adquiridos pela Warner Brothers, que está desenvolvendo o roteiro do filme.

Livros Publicados:

 O Diário de um Mago (1987)

 O Alquimista (1988)

 Brida (1990)

 As Valkírias (1992)

 Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei (1994)

 O Monte Cinco (1996)

 Manual do Guerreiro da Luz (1996)

 Veronika Decide Morrer (1998)

 O Demônio e a Srta. Prym (2000)

 Histórias para Pais, Filhos e Netos (2001)

TEXTOS E CITAÇÕES

ALÉM DOS PRÓPRIOS LIMITES

Um arqueiro seguia próximo a um mosteiro hindu, conhecido por sua rigidez, quando viu os monges no jardim, bebendo e se divertindo.

“Como são cínicos aqueles que buscam o caminho de Deus”, disse em voz alta. “ Dizem que a disciplina é importante, e se embriagam às escondidas!”

“Se você disparar 100 flechas seguidas, o que acontecerá com o seu arco?”, perguntou o mais velho dos monges.

“Meu arco se quebrará”, respondeu o arqueiro.

“Se alguém se esforça além dos próprios limites, também quebra sua vontade”, disse o monge. “Quem não equilibra trabalho com descanso, perde o entusiasmo, esgota sua energia e não chega muito longe”.

(Paulo Coelho - O Que Você Salvaria)

Diz o mestre:

Daqui por diante - e por algumas centenas de anos - o universo vai boicotar os preconceituosos.

A energia da terra precisa ser renovada. as idéias novas precisam de espaço. O corpo e alma precisam de novos desafios. O futuro bate à nossa porta, e todas as idéias - exceto as que envolvem preconceitos - terão chance de aparecer. O que for importante, ficará; o que for inútil, desaparecerá. Mas que cada um julgue apenas as próprias conquistas: não somos juizes dos sonhos de nosso próximo.

Para ter fé em nosso caminho, não é preciso provar que o caminho do outro está errado. Quem age assim, não confia nos próprio passos.

Paulo Coelho - Maktub

O AMOR

"Existem momentos em que gostaríamos muito de ajudar determinada pessoa, mas não podemos fazer nada. Ou as circunstâncias não permitem que nos aproximemos ou a pessoa está fechada para qualquer gesto de solidariedade e apoio.

Então, nos resta o amor. Nos momentos em que tudo o mais é inútil, ainda podemos amar – sem esperar recompensas, mudanças, agradecimentos.

Se conseguimos agir dessa maneira, a energia do amor começa a transformar o universo a nossa volta. Quando essa energia aparece, sempre consegue realizar o seu trabalho.

“O tempo não transforma o homem. O poder da vontade não transforma o homem. O amor transforma”, diz Henry Drummond."

Paulo Coelho - Livro de Anotações II

FALTA DE FÉ

Às vezes criticamos a falta de fé dos outros. Não somos capazes de entender as circunstâncias em que esta fé foi perdida, nem procuramos aliviar a miséria do nosso irmão - que gera a revolta e a incredulidade no poder divino.

O humanista Rober Owen (1771-1858) percorria o interior da Inglaterra falando de Deus. No século XIX era comum usar a mão-de-obra infantil em trabalhos pesados e Owen parou certa tarde em uma mina

de carvão - onde um garoto de 12 anos, subnutrido, carregava um pesado saco de minérios.

"Estou aqui para ajudá-lo a falar com Deus", disse Owen.

"Muito obrigado, mas não o conheço. Ele deve trabalhar em outra mina", foi a resposta do garoto.

(Paulo Coelho – Caderno de Anotações II)

CRESCIMENTO INTERIOR

Um dos mais poderosos exercícios de crescimento interior consiste em prestar atenção às coisas que fazemos automaticamente - como respirar, piscar os olhos ou reparar nas coisas à nossa volta.

Sempre que fazemos isso permitimos que nosso cérebro trabalhe com mais liberdade - sem a interferência de nossos desejos. Dessa maneira, certos problemas, que pareciam insolúveis, terminam sendo resolvidos, certas dores, que julgávamos insuperáveis, terminam se dissipando sem esforço.

Quando você precisar enfrentar uma situação difícil, procure usar essa técnica. Exige um pouquinho de disciplina - mas os resultados são surpreendentes.

O ALUNO LADRÃO

Um discípulo do mestre zen Bankei foi pego roubando durante a aula. Todos os outros pediram a expulsão dele, mas Bankei resolveu não fazer nada.

Dias depois, o aluno voltou a roubar, e o mestre continuou calado. Inconformados, os outros discípulos exigiram que o ladrão fosse punido, já que o mau exemplo não podia continuar.

- Como vocês são sábios – disse Bankei. - Aprenderam a distinguir o certo do errado, e podem estudar em qualquer outro lugar. Mas este pobre irmão não sabe o que é certo ou errado e só tem a mim para ensiná-lo.

Os discípulos nunca mais duvidaram da sabedoria e da generosidade de Bankei, e o ladrão nunca mais tornou a roubar.

Paulo Coelho – Contos do Alquimista

OBRA DE ARTE

"Existe uma obra de arte que nos foi destinada a criar. Ela é o ponto central de nossa vida, e - por mais que tentemos nos enganar - sabemos como é importante para a nossa felicidade. Geralmente esta obra de arte está coberta por anos de medos, culpas, indecisões. Mas, se decidirmos tirar essas aparas, se não duvidarmos da nossa capacidade, somos capazes de levar adiante a missão que nos foi designada.

E esta é a única maneira de viver com honra."

Paulo Coelho ( Maktub)

CONVENCENDO OS OUTROS

Um profeta chegou certa vez a uma cidade para converter seus habitantes.A princípio, as pessoas ficaram entusiasmadas com o que ouviam. Mas, pouco a pouco, a rotina da vida espiritual era tão difícil que homens e mulheres se afastaram, até que não ficou uma só alma para ouvi-lo.

Um viajante, ao ver o profeta pregando sozinho, perguntou:

- Por que continuas exaltando as virtudes e condenando os vícios? Não vês que ninguém aqui te escuta?

- No começo, eu esperava transformar as pessoas. Se ainda hoje continuo pregando, é apenas para impedir que as pessoas me transformem.

Paulo Coelho - Doses de Sincronicidade

QUAL O MELHOR CAMINHO

Quando perguntaram ao abade Antonio se o caminho do sacrifício levava ao céu , este respondeu:

- Existem dois caminhos de sacrifício. O primeiro é o do homem que mortifica a carne, faz penitência, porque acha que estamos condenados. Este homem sente-se culpado, e julga-se indigno de viver feliz. Neste caso, ele não chega a lugar nenhum, porque Deus não habita a culpa...

“O segundo é o do homem que, embora sabendo que o mundo não é perfeito como todos queríamos que fosse, reza, faz penitencia, oferece seu tempo e seu trabalho para melhorar o ambiente ao seu redor. Neste caso, a Presença Divina o ajuda o tempo todo, e ele consegue resultados no céu.”

Paulo Coelho (Coleção Contos do Alquimista)

O PERDÃO

"O perdão é uma estrada de mão dupla. Sempre que perdoamos alguém, estamos também perdoando a nós mesmos. Se somos tolerantes com os outros, fica mais fácil aceitar nossos próprios erros. A partir daí, sem culpa e sem amargura, conseguimos melhorar nossa atitude diante da vida.

Pedro perguntou a Cristo: "Mestre, devo perdoar sete vezes meu próximo?" E Cristo respondeu: "Não apenas sete, mas setenta vezes". Quando - por fraqueza - permitimos que o ódio, a inveja, a intolerância fiquem vibrando ao nosso redor, terminamos nos consumindo nesta vibração. O ato de perdoar limpa o plano astral e nos mostra a verdadeira luz da Divindade."

CITAÇÕES

"A busca da felicidade é pessoal, e não um modelo que possamos dar para os outros."

"A cada momento de nossa existência temos que escolher entre um caminho e o outro. Uma simples decisão pode afetar uma pessoa para resto da vida."

"A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida.”

"A felicidade às vezes é uma benção, mas geralmente é uma conquista."

"A maior mentira do mundo: em determinado momento de nossa existência, perdemos o controle de nossas vidas, e ela passa a ser governada pelo destino."

"A melhor maneira de servir a Deus é indo ao encontro de seus próprios sonhos. Só quem é feliz pode espalhar felicidade."

"A palavra é um dos meios favoritos de Deus se manifestar. Deus se manifesta em tudo, mas a palavra é um dos seus meios favoritos de agir. Porque a palavra é o pensamento transformado em vibração; você está colocando no ar a sua volta aquilo que antes era apenas energia." (Brida)

"A vida nos pega desprevenidos e nos obriga a caminhar para o desconhecido mesmo quando não queremos, quando não precisamos."

"As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las."

"As tarefas diárias jamais impediram alguém de seguir seus sonhos."

"Às vezes um acontecimento sem importância é capaz de transformar toda a beleza em um momento de angústia. Insistimos em ver o cisco no olho, e esquecemos as montanhas, os campos e as oliveiras."

"Certas coisas são tão importantes que precisam ser descobertas sozinhas."

"Com a força de nosso amor, de nossa vontade, podemos mudar o nosso destino, e o destino de muita gente."

"Cuidado com a solidão. Ela vicia tanto quanto as drogas."

"Deus está onde o deixam entrar."

"Deus sempre dá uma segunda chance na vida."

"É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante."

"É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo."

"É preciso não relaxar nunca, mesmo tendo chegado tão longe."

"Existem momentos na vida que a única alternativa possível é perder o controle."

"Existem pessoas que acostumam-se com seus próprios erros, e em pouco tempo confundem seus defeitos com virtudes."

"Jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações..."

"Julgar-se pior que os outros é um dos mais violentos atos de orgulho - porque é usar a maneira mais destrutiva possível de ser diferente." (Brida)

"Muitas pessoas se fascinam pelos detalhes e esquecem o que procuram."

"Não existe outra maneira de estar perto das pessoas sem ser uma delas." (Brida)

"Não precisamos saber nem como nem onde, mas existe uma pergunta que todos nós devemos fazer sempre que começamos qualquer coisa."

"Não queira ser bravo, quando basta ser inteligente."

"Ninguém consegue fugir do seu coração. Por isso é melhor escutar o que ele fala. Para que jamais venha um golpe que você não espera".

"Ninguém sente medo do desconhecido, porque qualquer pessoa é capaz de conquistar tudo que quer e necessita."

"Nós sempre temos tendência de ver coisas que não existem, e ficar cegos para as grandes lições que estão diante de nossos olhos."

"O amor se descobre através da prática de amar e não das palavras."

"O amor só descansa quando morre. Um amor vivo é um amor em conflito."

"O bom combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos."

"O caminho da sabedoria é não ter medo de errar."

"O esforço é saudável e indispensável, mas sem os resultados não significa nada."

"O homem é o único ser na natureza que tem consciência de que vai morrer. Mesmo sabendo que tudo irá acabar, façamos da vida uma luta digna de um ser eterno."

"O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo."

"O mal não é o que entra na boca domem. O mal é o que sai dela."

"O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos."

"O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos."

"O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo e nunca se esquecer da sua missão ou do seu objetivo."

"O seu coração está onde está o seu tesouro. E seu tesouro precisa encontrado - para que tudo possa fazer sentido."

"O verdadeiro amor não consiste em tentar corrigir os outros..."

"Os olhos mostram a força da alma."

"Os sentimentos devem estar sempre em liberdade. Não se deve julgar o amor futuro pelo sentimento passado."

"Para que tenho que fazer isto."

"Para você ter uma vida espiritual, não precisa entrar para um seminário, nem fazer jejum, abstinência e castidade." (Às Margens do Rio Pietra Eu Sentei e Chorei)

"Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor."

"Precisamos aproveitar quando a sorte está do nosso lado, e fazer tudo para ajudá-la da mesma maneira que está nos ajudando."

"Quando adiamos a colheita os frutos apodrecem, mas quando adiamos os problemas, eles não param de crescer." (Monte Cinco)

"Quando alguém deseja algo, precisa saber que está correndo riscos. Mas isto justamente que faz a vida interessante."

"Quando as dúvidas param de existir, é porque você parou em sua caminhada." (Brida)

"Quando se ama é que se consegue ser qualquer coisa da criação. Quando se ama não temos necessidade nenhuma de entender o que acontece, porque tudo passa a acontecer dentro de nós, e os homens podem se transformar em vento. Desde que os ventos ajudem, é claro."

"Quando se ama, não é preciso entender o que acontece lá fora, porque tudo passa a acontecer dentro de nós."

"Quantas coisas perdemos por medo de perder."

"Quanto mais você entender de si mesmo, mais entenderá do mundo."

"O amor é olhar as mesmas montanhas por ângulos diferentes."

"Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas, porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para ela."

"Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar."

"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo."

"O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, mas nunca se esquecer da sua missão ou do seu objetivo."

"Jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter a segurança de estar decidindo corretamente."

"A felicidade, às vezes, é uma bênção, mas geralmente é uma conquista."

"É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo."

"A linguagem de seu coração é que irá determinar a maneira correta de descobrir e manejar a sua espada."

"Tudo que o mundo precisa são de exemplos, e não de opiniões."

"Não devemos tentar melhorar naquilo que os outros esperam de nós, mas descobrir o que esperamos de nós mesmos."

"O Amor se descobre através da prática de amar."

"O esforço é saudável e indispensável, mas sem os resultados não significa nada."

"O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos."

"A cada momento de nossa existência temos que escolher entre um caminho e outro. Com a consciência de que uma simples decisão pode afetar uma pessoa para o resto da vida."

"Somos responsáveis por tudo que acontece neste mundo. Somos os Guerreiros da Luz. Com a força do nosso amor, de nossa vontade, podemos mudar o nosso destino, e o destino de muita gente."

"Não queira ser audacioso, quando basta ser inteligente."

"As coisas simples são as mais profundas."

"Tudo o que é novo incomoda. A vida nos pega desprevenidos e nos obriga a caminhar para o desconhecido mesmo quando não queremos ou quando não precisamos."

"O primeiro sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas têm tempo para tudo. As que nada fazem estão sempre cansadas."

"Seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do Universo."

"Certas coisas são tão importantes que precisam ser descobertas sozinhas."

"Quantas coisas perdemos por medo de perder."

"Os anjos se fazem notar apenas para aqueles que acreditam na sua existência, embora sempre estejam presentes."

"Todos nós nos preparamos para matar dragões e terminamos sendo devorados pelas formigas dos detalhes, às quais nunca prestamos atenção."

"A melhor maneira de servir a Deus é indo ao encontro de seus próprios sonhos. Só quem é feliz pode espalhar felicidade."

"É preciso estar atento, deixar que as coisas mudem. Se você mantém o que é velho, o novo não tem espaço para manifestar-se."

"Não adianta querer agradar todo mundo. Só os medíocres conseguem isso e mesmo assim à custa de muito sacrifício pessoal."

"Deus sempre dá uma segunda chance na vida."

"Quando alguém encontra seu caminho, precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada."

"Estabelecer regras, preconceitos, ou padrões, apenas empobrece nossa busca. Estar aberto para a vida, é estar aberto para o próximo."

"Quem tenta possuir uma flor verá a sua beleza murchando. Mas quem olhar uma flor no campo permanecerá para sempre com ela."

"Quando todos os dias ficam iguais, é porque deixamos de perceber as coisas boas que aparecem em nossas vidas."

"Julgar-se pior que os outros é um dos mais violentos atos de orgulho,

porque é usar a maneira mais destrutiva possível de ser diferente."

"O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos."

"Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro Amor."

"É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante."

"Um verdadeiro guerreiro sabe que ao perder uma batalha está melhorando sua arte de manejar a espada. Saberá lutar com mais habilidade no próximo combate."

"Nós sempre temos tendência de ver coisas que não existem, e ficar cegos para as grandes lições que estão diante de nossos olhos."

"No amor não existem regras. O coração decide, e o que ele decidir é o que vale."

"Deus está onde O deixam entrar."

"A única maneira de seguir nossos sonhos é sendo generoso conosco mesmo."

"Poucos aceitam o fardo da própria vitória, a maioria desiste dos sonhos quando eles se tornam possíveis."

"O amor só descansa quando morre. Um amor vivo é um amor em conflito."

"Cada momento da busca é um momento de encontro com Deus e com a Eternidade."

"A prece, quando feita com as palavras da alma, é muito mais poderosa."

"O maior de todos os pecados: o arrependimento."

"Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia."

"O que se julga cheio de virtudes fica paralisado. O que se julga cheio de culpa, também fica paralisado."

"Deus não está na tortura da alma ou nas confusões do pensamento, mas na capacidade que o homem tem - de olhar as estrelas e ficar comovido."

"Só entendemos a vida e o Universo quando não procuramos explicações. Aí tudo fica claro."

"Chegamos exatamente onde precisamos chegar, porque a Mão de Deus sempre guia aquele que segue seu caminho com fé."

"Um Guerreiro da Luz sabe que não pode prever tudo."

"Muitas pessoas se fascinam pelos detalhes e esquecem o que procuram."

"Deus é a palavra. Cuidado com o que você fala em qualquer situação ou instante de sua vida."

"O mundo se transforma e nós somos parte desta transformação. Os anjos nos guiam e nos protegem."

"Quem conhece a felicidade não consegue mais aceitar humildemente a tristeza."

"Não ofereça a Deus apenas a dor de suas penitências, ofereça também suas alegrias."

"Conhecimento sem transformação não é Sabedoria."

"Os sentimentos devem estar sempre em liberdade. Não se deve julgar o amor futuro pelo sofrimento passado."

"No Bom Combate, atacar ou fugir fazem parte da luta. O que não faz parte da luta é ficar paralisado de medo."

"O amor é arriscado, mas sempre foi assim. Há milhares de anos as pessoas se buscam e se encontram."

"Os que tentam matar o corpo ofendem a Lei de Deus. Os que tentam matar a alma também, embora esta falta seja menos visível aos olhos do próximo."

"O seu coração está onde está o seu tesouro. E seu tesouro precisa ser encontrado para que tudo possa fazer sentido."

"O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar."

"Insistimos em ver o cisco no olho, e esquecemos as montanhas, os campos e as oliveiras."

"A maior mentira do mundo: em determinado momento de nossa existência, perdemos o controle de nossas vidas, e ela passa a ser governada pelo destino."

"Não precisamos saber nem 'como' nem 'onde', mas existe uma pergunta que devemos fazer sempre que começamos qualquer coisa. 'Para que tenho que fazer isto?"

"Só um homem que não tem vergonha de si, é capaz de manifestar a glória de Deus."

"Toda a vida do homem sobre a face da terra se resume a buscar o Amor. Não importa se ele finge correr atrás de sabedoria, de dinheiro ou poder."

"A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida."

"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes."

"O verdadeiro caminho da sabedoria pode ser identificado por três coisas: precisa ter amor, deve ser prático, e pode ser percorrido por qualquer um."

"Antes da mão manejar a espada, ela deve localizar o Inimigo e saber como enfrentá-lo. A espada apenas dá o golpe. Mas a mão já está vitoriosa ou perdedora antes desse golpe."

"Os homens que se julgam sábios são indecisos na hora de mandar e são rebeldes na hora de servir."

"Todas as artes divinatórias foram feitas para aconselhar o homem, jamais para prever o futuro. São excelentes conselheiras e péssimas profetizas."

"Quando alguém evolui, evolui tudo que está à sua volta."

"Assuma o seu caminho. Mesmo que precise dar passos incertos, mesmo que saiba que pode fazer melhor o que está fazendo."

"Quem conhece a felicidade não consegue mais aceitar humildemente a tristeza."

"Quem interfere no destino dos outros nunca descobrirá o seu."

"Sabedoria é conhecer e transformar." (Paulo Coelho - O Alquimista)

"Se admitirmos por nós mesmos que Deus nos criou para a felicidade, teremos que assumir que tudo aquilo que nos leva para a tristeza e para a derrota é nossa culpa." (Às Margens do Rio Pietra Eu Sentei e Chorei)

"Ser homem é ter dúvidas, e mesmo assim continuar o seu caminho."

"Só sentimos medo de perder aquilo que temos, sejam nossas vidas ou nossas plantações. Mas esse medo passa quando entendemos que nossa história e a história do mundo foram escritas pela mesma mão."

"Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar."

"Toda a vida do homem sobre a face da terra se resume a buscar o amor. Não importa se ele finge correr atrás de sabedoria, de dinheiro ou de poder."

"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um "sim" ou um "não" pode mudar toda a nossa existência."

"Tudo que é novo incomoda."

"Tudo que o mundo precisa são de exemplos, e não de opiniões."

"Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia."

"Use sua obra para mostrar a você mesmo quem você é."

"Conhecimento sem transformação não é sabedoria."

TalitaBello
Enviado por TalitaBello em 04/09/2006
Reeditado em 04/09/2006
Código do texto: T232407