E por falar em saudade, onde anda você?!

Papai dizia que tudo na nossa vida ia dar certo desde 1994. Depois do incêndio em 1992, finalmente estávamos voltando pra nossa casinha. Bem aos poucos, tudo ia se ajeitando. Eu nunca tinha sido tão feliz, apesar de nunca ter saído da minha cabeça a imagem da minha casinha sendo devorada por todo aquele fogo. Eu sei que já deveria ter superado, mas eu ainda não superei isso. Às vezes tenho pesadelos, e toda aquela angústia retorna.

Mas estávamos voltando pra casa. E meus pais garantiram que tudo ia dar certo dali em diante.

13 de maio de 1994

Meu amado tio dá adeus aos seus, e até o céu mudou de cor.

Eu tenho poucas lembranças dele. Por incrível que pareça, a cena que lembro com maior nitidez é de quando eu estava em suas pernas, junto com minha prima, e ele me deu R$ 1,00 pra comprar bombom. (risos)

Ao mesmo tempo que acho isso engraçado, me entristece também não ter tido a oportunidade de viver mais histórias com ele. Fica a lembrança do colo dele, do carinho que ele e meu pai tinham um pelo outro, e de como eu fiquei feliz por ter ganho tanto dinheiro aquele dia. (risos²)

Depois que ele se foi, achei que papai nunca mais sorriria na vida. E que nós nunca mais seríamos tão felizes.

Ainda lembro daquele dia. Acordei cedo. Ia fazer uma surpresa pra mamãe. Ia me arrumar sozinha pra ir à escola. Então ela disse que eu não ia à escola, porque meu tio tava doente, e minha prima precisava de mim. Eu entendi. E fui com o coração cheio de Amor à casa da vovó, abraçar e acalentar o coraçãozinho dela.

Faz muita falta.

A vida seguia. Tinha que seguir.

Mas nós quase nem tivemos tempo de respirar e sorrir.

16 de junho de 1994

Minha vozinha linda partiu ao encontro do eterno.

E eu não consigo falar dela.

Minha vó era linda! Mas eu também tenho poucas recordações dela.

Lembro de quando ela ia lá em casa e ficava paparicando minha irmã.

Lembro de quando ela ensinava coisas a ela, inclusive de como ela a ensinou a "dar banana" a quem "caçasse conversa" com ela.

Eu olhava aquilo, e aprendia de longe.

E, sincceramente, não lembro dos meus momentos com ela!

Eu não lembro. E isso me dói tanto!

Sabe, eu sempre gostei muito de dançar. Eu sempre disse que ia ser uma grande dançarina um dia. Entrei na quadrilha da escola. 1993, eu acho. Ia ter concurso de Rainha Caipira, e eu disse que ia ganhar! As minhas concorrentes todas riam da minha cara. Que eu era uma pirralha, que eu nunca ia ganhar. Vovó fez o vestido mais lindo do mundo. Cor de rosa, a cor que eu mais amava na vida! Ganhei maquiagem. Ganhei faixa e coroa de Rainha (das minhas primas) Ta aí... o único momento que lembro meu com minha vó. Eu fiquei toda linda, e ganhei o concurso porque ela acreditou que eu ia ganhar! Melhor de tudo foi ver a cara das outras depois que viram a vitória da pirralha. Acho que foi a primeira vitória da minha vida. É muito bom que minha vozinha tenha feito parte dela.

Eu queria ter guardado aquele vestido! Guardei, dentro do coração junto com as lembranças que eu invento da minha vozinha.

Eu queria que ela voltasse. Mas ela não pode.

Minha prima a vu uma vez, e ela disse que teve que ir porque meu vozinho não aguentava mais de saudade.

Agora quem não aguenta mais de saudades somos nós!

É que você foi embora cedo demais, vozinha.

Cedo demais...

Vó... cuida da mamãe... ela tá tão triste ultimamente!