O MENINO MULATINHO

Tinha tudo para não ser nada na vida. Tudo contribuía contra ele: era pobre, morava num morro, numa casinha humilde, filho de uma lavadeira e de um pintor de paredes.

Nasceu no dia 21 de junho de 1839, e sua chegada trouxera alegria para o casal, mas ainda pequenino perdeu sua mãe querida. Seu pai contraiu núpcias novamente, mas pouco tempo depois, o menino mulatinho sofre outra perda: seu pai veio a falecer.

Sua madrasta, mulher lutadora, não cruzou os braços, nem optou por esmolar; passou a ganhar a vida fazendo doces e balas. Guloseimas que sabia fazer com capricho. Como ajudante tinha o menino mulatinho que saía entregando as encomendas e vendendo doces pelas ruas.

Magro, tímido e gago. Carga pesada para quem já tinha levado uma grande surra da vida, porém ele tinha uma lista a seu favor:

• Era inteligente

• Era curioso

• Tinha vontade de aprender

• Aproveitava as oportunidades

• Não era preguiçoso

• Amava os livros

• Mantinha amizade com quem tinha algo importante para ensinar.

Quando entregava uma encomenda, percebeu que a dona da confeitaria dominava o francês e conseguiu que essa senhora lhe ensinasse aquele idioma tão belo. Com um padre, ele aprendeu a ler e a escrever em latim. E, a partir daí, uma nova história passa a ser escrita na vida do menino mulatinho. Ele teve acesso a um maior conteúdo literário, devorava todo livro que chegava às suas mãos. Através dessas leituras, tornou conhecimento dos grandes mestres da Europa, aperfeiçoou sua capacidade crítica, tornando-se mais tarde no maior escritor da literatura brasileira: MACHADO DE ASSIS.

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 30/04/2010
Código do texto: T2229240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.