Porque sonhamos? Será que nossos sonhos são reflexos do dia a dia, ou eles complementam nossa vida real?

Estou escrevendo esta pequena pesquisa sobre sonhos porque algumas vezes eu
vou falar deles, pois alguns parecem ter significados, e outros me surpreendem,ao observar que se realizam imediatamente ou mesmo com o passar dos anos.
vamos lá.
Quantas vezes sonhamos e ficamos sem saber o que se passou durante o sono,deitamos e acordamos como se nada tivesse acontecido, uma pagina em branco.
Outras vezes nos parece que sonhamos com algo, e o que se passou no sonho nos
dá a impressão de realidade.
Nos sonhos segundo alguns autores entramos num mundo de fantasias , vivendo estórias fantásticas,onde entram crimes diversos, roubos ou mesmo assaltos, agressões, ou mesmo extras terrestres, e as estórias de terror? Os pesadelos.
Nos meus sonhos tenho oportunidade de viver varias experiencias. Lendo um livro de Adenauer Novaes,ele nos fala que os sonhos nos permitem reunir experiencias emocionalmente assemelhadas desconectadas ou não no inconsciente, necessitando de elaboração na consciencia. No meu caso percebi que parecem nos dá respostas para as nossas questões diárias.
Certo dia acordei com os slhos banhados de lagrimas, procurei uma razão e não encontrei,neste caso vivi um misterio-o-o-o.
Muitas pessoas como Freud, Yung e outros tambem se preocuparam,e
existe estudos deles.Freud dizia que os sonhos , não são pertubadores da pessoa a
dormecida, mas sim, os protetores do sono. porem Yung nos fala que o sonho tem
por finalidade impulso para a individuação, ou seja, a descoberta do eu.
segundo a psicanalise, quando a pessoa está dormindo, a nossa mente não para ,
ela continua ativada, e toma a forma de sonhos. Segundo esta teoria os sonhos
são produzidospelo inconsciente. Freud ve nos sonhos uma realização disfarçada
das necessidades sexuais infantis da pessoa que sonha, porem eu acredito que nem sempre, apesar de poder acontecer algumas vezes ,mas não temos direito de generalizar aquilo que de alguma forma é dificil explicar.
Uma coisa é certa ,alem da psicanalise muitos autores confirmam, os sonhos tem haver com o inconsciente,ou ainda alem dele com outras estruturas da mente.Se
pensarmos assim, os sonhos passam a ser uma projeção da nossa vida mental.
Os sonhos variam de pessoa para pessoa, e sempre acontece de forma simbolica,
devendo sempre ser respeitado a individualidade de cada um ao interpreta-los.
Há autores que acreditam que nós podemos controlar nossos sonhos,e que os sonhos podem mudar o nosso estado mental no dia a dia, e as vezes por muito
tempo.
É importante rever nossos valores e estudarmos os sonhos ,nos convencendo o
quanto eles influenciam nossa vida, não só na resolução de problemas,mas muitas
vezes premonizando, profetizando, ou nos alertando dos perigos de nossas atitudes ou de outros. Ás vezes os sonhos são longos parecendo estoria em quedrinhos , ou rapidos como flash, para alguns autores eles são coloridos.
Há autores que dizem que nossos sonhos tem haver com o humor,a depender dos personagens que estão presentes, observando que nestes casos os sonhos aliviam a tensão
Os pesadelos na sua maioria das vezes são provocados pelo stress, bebidas alcoolicas,remedios para dormir e outros.
Voltando a adenauer Novaes, ela diz que os sonhos são mensagens da alma.Ele observa que o mundo mental ou o mundo dos pensamentos , sentimentos e fantasias etc. É o mesmo mundo dos sonhos, pois estando acordado ou dormindo a vida obedece a leis da subjetividade interior.E acrescenta è no mundo inconsciente que se elaboram decisões para o mundo dito consciente e vice- versa, os sonhos são como espelhos sensiveis da situação psicologica do individuo. O mundo dos
sonhos nos auxilia a entender o mundo externo ou objetivo,material ou concreto.