AS RUPTURAS QUE ME LAPIDARAM
                                                          




Nota do autor:

Este texto é autobiográfico.  Todos os nomes, com exceção daquele assinalado com (
*),  foram trocados objetivando a preservação de direitos individuais.



   

São Paulo, 1990
     Após duas operações na perna, Danielle, já com 4 anos e meio, estava com gesso na perna esquerda, no pós operatório. Christoffer estava fatigado após tantos anos de luta incessante e disse a Marie:
     -Estou muito estressado e fatigado fisicamente...  Por favor, me auxilie, mesmo que um pouco, nesta nossa luta!
    Marie ficou impassível e após alguns minutos lhe disse:
     -Christoffer, eu quero a separação!  Não te amo mais...
     Aturdido com o que ouvira, Christoffer procura sua sogra para saber o que estava acontecendo com Marie.
     -Christoffer, pelas circunstâncias, sou obrigada a dizer que Marie sempre teve um comportamento leviano desde que se casou contigo. Sei que vai lhe doer na alma mas a verdade é que ela, nos últimos meses, se envolveu com um homem casado enquanto você lutava pela recuperação de sua filha... Marie está tão cega pela paixão que diz abertamente que namorar um poderoso empresário com três diplomas universitários, mesmo que casado, é só para mulheres especiais como ela.  Siga o seu caminho e seja feliz com outra mulher; mais leal, mais espiritualista e mais mãe...

São Paulo, 1991
     Enojados com a atitude do "anônimo Don Juan casado" para com Christoffer, alguns amigos do tempos das missões reservadas localizam-no e levantam todo o seu perfil.  Às gargalhadas, sugerem que Christoffer fosse conhecê-lo.
     -Boa noite. A senhora conhece o Senhor Pabliosi?  -  pergunta Christoffer para uma mulher no caixa de uma lanchonete, seguindo o roteiro montado pelos amigos.
     -Sim, é meu marido. Ele foi fazer compras no centro de abastecimento... Posso ajudá-lo em alguma coisa? - responde ela. Christoffer começou a rir, entendendo o por quê das gargalhadas de seus amigos. O poderoso empresário era, na verdade, um mero concessionário de uma lanchonete de um decadente clube esportivo da periferia, que deixava a mulher no caixa em plena noite de sábado para poder galantear as incautas com seus três diplomas; todos falsos...  Concluiu que Pabliosi e Marie se mereciam e decidiu naquele momento pela separação. Mas tinha que preservar o bem-estar de Danielle...   
     -Deixe conosco, companheiro!  Nós faremos o monitoramento e manteremos você informado de tudo. Cuide da reconstrução de sua vida apenas...  -  disseram seus leais amigos.
    Christoffer, então, resolve fundar uma empresa de saneamento  ambiental e, dois anos depois, em 1993, discursa emocionado: "É uma grande honra ser eleito, pelos meus colegas empresários do segmento ambiental, como o presidente-fundador desta associação empresarial paulista..."   Tornara-se líder empresarial e, mentalmente, dedicou aquela conquista pessoal à sua filha Danielle...

Christoffer discursando para empresários


São Paulo, 1994
     Christoffer estava namorando Angélica, de 30 anos, uma profissional do mesmo ramo. Depois de alguns meses, ela lhe comunica, feliz, que estava grávida. Christoffer sentiu que o destino, finalmente, começara a sorrir para ele. Até que um dia é atacado traiçoeiramente, ficando momentaneamente aturdido . Para protegê-lo, Angélica se coloca a frente do agressor e também é agredida. Refeito, Christoffer parte para cima do agressor mas  é golpeado por um segundo homem, que estava escondido.  Dias depois, Christoffer  está num hospital aguardando notícias de Angélica que sofrera hemorragia.
     -Sr. Christoffer, infelizmente tenho que informá-lo que a bolsa estourou quando sua esposa foi agredida. Pode ocorrer infeccção generalizada e ambos podem morrer. Está aqui uma autorização para fazermos a necessária curetagem. Basta o senhor assiná-la...  -  diz o médico que acompanhava o caso.
     Christoffer reflete bastante, assina a autorização e, arrasado, se retira para um local deserto.
     -Deus, por que tenho que sofrer tanto?  - diz, olhando para o céu.
     Mesmo desnorteado, Christoffer batiza espiritualmente seu filho que não pôde nascer como
Douglas Seizo
*

São Paulo, 1995
     -Por que você está triste Danielle? - perguntou Christoffer para sua filha, então com 10 anos.
     -Estou lembrando da minha irmã que morreu, pai...
     -Irmã?  Que irmã, filhinha?
     -Depois que você e a mãe se separaram, ela se casou novamente e teve uma filha, minha meia-irmã. Mas ela nasceu com um problema no coração e morreu 7 dias depois ainda na UTI do hospital, pai...
     
Portugal, 1996
     Christoffer é iniciado, em cerimônia num castelo medieval português, como membro de uma milenar Ordem Guerreira Européia, por seu histórico de homem dedicado às questões humanitárias, mesmo em tempos de guerra.  Aproveita a viagem para conhecer Santiago de Compostella, na Espanha.  Em 2004, em cerimônia realizada no Brasil, recebe o título de Comendador pelo capítulo brasileiro da referida ordem.

Cavaleiro Templário orando


São Paulo, 1997
     "É uma grande honra assumir o cargo de Diretor para a América Latina dessa conceituada entidade que representa a valorosa classe dos empresários do segmento de controle ambiental dos Estados Unidos da América..."   escreveu Christoffer para a entidade norte-americana que lhe outorgara o cargo de diretor-representante para a América Latina.  Mentalmente, dedicou aquela vitória à sua filha Danielle...

Christoffer (no centro) com dirigentes da
federação norte-americana




Santa Catarina, 1998
   
  uma grande honra, neste pujante Estado da Federação Brasileira, ser eleito como o primeiro presidente da Federação Nacional de Associações Estaduais..."  discursou Crhistoffer ao ser indicado, unanimemente, como líder nacional da categoria.  Mentalmente, dedicou aquela vitória à sua filha Danielle... Já como presidente, Christoffer co-lidera um projeto contra a dengue num distrito da cidade de São Paulo, transformando-o, pelo sucesso alcançado, num referencial para orgãos de saúde de outros países. Em 1999, os argentinos realizam esse projeto na província de Santa Fé, com absoluto sucesso.

Buenos Aires, Argentina, 1998
    
"Foi uma grande honra participar, como líder empresarial brasileiro, da estruturação e fundação da Confederação Latino-Americana de nosso segmento empresarial"  dircursou Christoffer para a platéia formada por empresários latino-americanos.  Com lágrimas nos olhos, pensou carinhosamente em sua filha, agora com  13 anos.


Brasil, 2000
     "É uma grande honra me integrar na luta desta nobre casa legislativa, em prol do bem-estar da população..."  discursou Christoffer ao assumir o papel de Conselheiro para Assuntos de Meio Ambiente do Poder Legislativo de um poderoso Estado da Federação.


Christoffer numa sessão do Conselho do Meio Ambiente



América do Sul, 2001
    
A sede mundial do Zen Budismo no Japão faz um apelo para que Christoffer, praticante dessa religião, intercedesse no sentido de abortar uma dissidência no corpo diretivo da sede sul-americana da entidade, cujos envolvidos estavam interessados em assumir, por vias aéticas, um patrimônio de US$ 3 milhões.
"Só você, Sr. Christoffer, pode ajudar a restituir a ordem em nossa congregação neste momento difícil..."  -  Apela o Arcebispo Zen Budista da América do Sul.
Christoffer, então, dentro de princípios morais e éticos, intervém com mão de ferro e afasta juridicamente 12 dirigentes.  Na sequência é ameaçado de morte pelos "derrotados expulsos" mas seus leais amigos do serviço reservado, de novo, entram em ação.  Em Novembro de 2009 Christoffer é homenageado  pela sede mundial, do Budismo Soto Zenshu numa cerimônia em São Paulo.


Christoffer presidindo a assembléia
que destituiu 12 dirigentes




São Paulo, 2002

     "Ao assumir a presidência desta seccional paulistana do Rotary International, maior ONG do mundo, prometo lutar incessantemente na criação de projetos que visem a reinserção social, a proteção do meio-ambiente e, sobretudo, o amparo a crianças deficientes..."  discursou Christoffer, dedicando, mentalmente, aquele momento à sua filha Danielle.


Christoffer doando cadeira de rodas
para uma menina deficiente




São Paulo, 2003
     À convite, assume uma diretoria distrital na Associação de Comércio da Cidade de São Paulo, uma tradicional entidade paulistana com mais de um século de existência, exercendo o mandato por 2 gestões consecutivas.

Universo Maçônico, 2004
     Christoffer, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, é convidado a integrar a milenar Ordem Maçônica. Dois anos depois de iniciado atinge o grau de Mestre Maçom.



Símbolos Maçônicos



São Paulo, 2005
    À convite assume a Diretoria de Relações Públicas de uma entidade ligada ao Exército, passando a promover a integração, no âmbito do Estado de São Paulo, entre a Sociedade Civil e a gloriosa Família Militar. Em setembro de 2009, no desfile militar alusivo à Independência do Brasil, realiza sua maior missão de integração: consegue autorização para que crianças desfilassem no mesmo pelotão de militares do Exército. O lema "Braço Forte, Mão Amiga", do Exército Brasileiro, é compreendido na íntegra pelo público presente, que aplaude em pé, entusiasticamente.



Christoffer no cotidiano de sua missão



São Paulo, 2006
    
Christoffer, pela sua grande capacidade de articulação e pela mobilidade nos universos militar, empresarial, religioso, filantrópico e governamental é convocado por um general do Exército, de ascendência nipônica, para auxiliá-lo na organização das festividades da Comunidade Japonesa no Brasil, relativas ao Centenário da Imigração. 
    
"Fico honrado com o convite Senhor General, mas tem outras pessoas mais capazes..."  -  diz Christoffer ao General.
    "Já analisei, exaustivamente, o perfil de todos os líderes de nossa comunidade, Christoffer, e concluí que você tem as qualidades que eu preciso para essa missão... Ah, não estou lhe "convidando", estou "convocando"...  -  responde o General, com um sorriso.
Em 2009, Christoffer recebe um diploma de gratidão em cerimônia especial.


Christoffer com o Diploma de Gratidão
da Comunidade Japonesa




Japão, 12 de Outubro de 2007

    
Ocorre uma cerimônia na província japonesa de Kumamoto e Christoffer é um dos convidados oficiais do Governo Japonês, na qualidade de Diretor da entidade representativa (consulado provincial)  dos imigrantes daquela província no Brasil.



Christopher na sacada do apartamento no Japão,
com o Monte Fuji  no horizonte




São Paulo, Dezembro de 2008
    
Danielle, já uma linda e ativa mulher, se gradua em Administração de Empresas por uma conceituada universidade  privada de São Paulo. Christoffer nunca lhe contara sobre a "rejeição da mãe"  pois seu objetivo era, tão somente,  concluir sua missão como pai. Christoffer, agora, quer apenas ficar longe dos parasitas sociais que conhecera em seus 55 anos de vida.



Paris, França, Outubro de 2020 (uma data ainda por acontecer...)
     Christoffer acabara de desembarcar no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, cumprindo uma promessa que fizera para si mesmo há muitos anos. Ele estava comemorando o final feliz de um longo drama pessoal, que começou com o nascimento de Danielle, sua filha primogênita. Depois de se acomodar num hotel perto de Montmartre, Christoffer vai até uma cafeteria, pede um capuccino e, ao som de uma canção de Edith Piaf, começa a recordar sua longa luta pessoal, enquanto a suave brisa de outono farfalha as folhas púrpuras das árvores...


Café em Montmartre onde Christoffer tomará capuccino em 2020


A Torre Eiffel e o Rio Sena aguardando Christoffel...

                                           


                                                    
  ......o0o......



                    Dedico este texto a minha filha Danielle e
       ao seu irmãozinho Douglas Seizo que não pôde nascer







 
Nils Zen
Enviado por Nils Zen em 08/12/2009
Reeditado em 24/10/2018
Código do texto: T1966801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.