Meus caros amigos 3- Joana ,a Teresinha

Joana,a Teresinha

Joana Teresinha sabe: depois de minha irmã Su ( a que ainda me defende das baratas e me protegia na infância ), ela é minha amiga mais antiga e próxima do coração! Todos temos preferidos,no bom sentido!

( Talvez as outras amizades estejam se sentindo ressentidas comigo, lendo isto,e tenho tantas!Sorry! )

Nos descobrimos na adolescência, apesar de morar na mesma rua. Ela desde que nasceu, eu a partir dos 8 anos, quando fui morar com minha avó materna, Dona Leonor, por conta da separação de meus pais.

Troquei de escola no final do primeiro grau, e , morava muito longe!

Precisava sair muito cedo, antes das 07:30, horário de início das aulas. Minha avó, idosa, não tinha como levar-me. Soube que uma vizinha nossa tinha uma filha que estudava já nesta escola, e poderia ir com ela, já que era pouco mais velha que eu. Era a Joana! Teresinha também, adquirido por força da tradição de se dar um segundo nome em homenagem a santos de devoção. ( E santa Joana nunca foi, graças a Deus, segundo ela mesma! )

No início, reconheço que fui um peso! Era do tipo adolescente-preguiça, indolente. Um porre de vinho muito rastaquera !Não acordava! Não foi raro ela chegar e eu nem café tinha tomado! Era o maior banzé! Minha avó não permitia que eu saísse em jejum. E o leite precisava ser fervido, não tinha microondas ainda...!

Joana, furiosa e salvadora, um dia me ensinou o truque para sair de casa mais cedo:

" - Bebe no pires, feito gato, que o café esfria mais rápido, jaguara! "

Me xingava na saída de casa, mas na metade do caminho, já esquecia a zanga e me contava algo engraçado, ou surpreendente que havia acontecido com ela! Eu, sonolenta e curiosa ia perguntando, criando imagens dos fatos que ela, com tanta graça, relatava.

Viajava nas histórias de Joana! Ela se tornava minha heroína, mais ainda depois de vermos o primeiro " tarado " peladão juntas. Sabe? Aqueles com capinha que abrem na frente e assustam menininhas ? Eu fiquei assustadíssima! Joana não! Xingou o cara, ridicularizando-o, pois era um baixinho atarracado.

- " Mais que ordinário! Lasqueado, safado! Descarado! Há, se eu tivesse uma tesoura, tu ias ver só!..." Gritou furiosa com ele, que abaixou a cabeça e saiu rapidinho!

Meses depois ainda ríamos da história. Nascia um "causo" e se solidificava uma amizade duradoura!

Joana é filha de curiosa mistura, de pai uruguaio, nascida gaúcha e de mãe cearense, de nome Suzana como minha mana!

Dona Suzaninha, como eu chamava, era um amor de pessoa!

E suas histórias, assim como as da Joana, se tornavam minhas preferidas!

( Minha conexão com o nordeste talvez tenha começado através dela! )

Adorava vê-la contar com aquele sotaque mimoso sobre sua terra, o calor que havia mesmo no inverno, o nome de frutas que eu iria descobrir o gosto muitos anos mais tarde ( umbú, seriguela, cupuaçu, ita, graviola... ) enquanto ela costurava e se perdia em saudades da terra tão distante! Por vezes,seus olhos se enchiam de lágrimas por trás das grossas lentes que os faziam maiores. Mas logo, sacudia a cabeça, e brincava com alguma coisa que Joana havia comentado com ela sobre as bobices da gente! E como eu achava linda relação com os parentes distantes de João Pessoa (ela foi criada na Paraíba), e a que ela tinha com Joana, a caçula, e seus dois irmãos mais velhos, Beto e Vera!

Eu fazia questão quando tínhamos educação física no turno da tarde, de fazer uma "boquinha" na casa delas, e depois de acabar de almoçar! E comia o mais maravilhoso feijão com batatas fritas do mundo!

Joana ficava furiosa:

- " Mãe, ela já almoçou! Tá na tiriça, né! Vou contar prá tua vó! "

- "Ligue não, Mirinha! Tu é tão magrinha".... ( Me olhava com dó! )

- " É magra de ruim, mãe! " Reclamava e ria a Joana.

Depois ela mesmo insistia para eu comer, pois eu era muitooo magra! Eu, aproveitava, fazendo já naquela época a cara do gato do Sherek!...

Paquerávamos os lindos do caminho, e eramos alvo da paquera dos pedreiros na construção de uma série de casas em nosso bairro, que estava em ascensão! Quase sempre nos metíamos em encrenca,por conta das caronas que teimávamos em NÃO recusar... um perigo! Mas sobre as carona, escreverei um texto à parte... No caminho ainda, íamos encontrando os colegas. Umas figuras!

Joana, Claro, implicava com as minhas colegas, que eram tão infantis como eu. Suas colegas eram todas mais "adultas", animadas, fumantes,

problemáticas ou indiferentes a minha pessoa.

Criávamos um mundo de sonhos e teorias interessantes a respeito do Universo, da vida. Nas ruas víamos as mesmas pessoas todos os dias e criávamos personagens com cada uma, dando-lhes nomes, apelidos e personalidades engraçadíssimas! Era um deboche cruel e muitas vezes bizarro! Joana achava que os cientistas tinham que pesquisar mais a respeito do urubú. Achava que de repente podia ter respostas para muitas doenças!

- " Mirinha, pensa!" - filosofava bem séria - " se o urubú passa a vida toda no meio daquela sujeira toda, come lixo e bicho podre, toda vida e NUNCA fica doente, deve ter uma saúde medonha, é um bicho fortíssimo!"

Eu concordava,convicta! Discutíamos e salvávamos o planeta toda semana, guerreávamos defendendo a Amazônia contra os gringos, ( eramos o país que ia para frente... ) Mais tarde isto se estenderia para o nosso fervor em participar de comícios históricos, tais como a volta do Brizola e as "Diretas Já", com nossas bandeiradas de esperança...

Mas crescer com amigos é diferente! Me senti segura e feliz nos três anos de caminhada de casa até a escola, que sempre rendiam risadas ou lições para toda a vida. Como eu cresci em cada dia no convívio com ela!

Amigas sempre próximas, saímos muito junto com a turma, que variava um pouco. Joana não gostava de todos os amigos que eu tinha, e selecionava as festas. Quando tivemos condições de frequentar barzinhos e discos, a gente ia para arrasar!

As gurias da turma agora eram Patrícia (crônica anterior), Xuca, Joana

Joselaine, Cristina, Denise, Su e eu. Como gostávamos de música, de dançar, e cantar, enchíamos o saco do cantor de uma das casas que frequentávamos, pois sabíamos todas as letras de seu repertório e insistíamos em cantar juntas, num backing vocal improvisado, que ele tinha que aguentar, querendo ou não! Ele já sabia,e se divertia conosco, por vezes pedindo ajuda quando o movimento não era tão grande. Um abuso!

O lado mais bacana da Joana? É que,felizmente para nós, ela era muito bem humorada e centrada (e continua!)! O lema da Joana era: "Já que estamos aqui, o importante é a gente se divertir! " E conseguia transformar a mais chata e tediosa ocasião em festa!

E nossa juventude também foi nas praias, onde ela nos acompanhou por vários anos, junto com Patrícia, Cristina ou a Xuca.

Minha tia alugava casas e Joana nossa convidada! Laguna, Santa Catarina, que virou nosso ponto preferido nos verões, nos carnavais .

Grandes carnavais! Um melhor que o outro!

Joana entrou para a faculdade, mas passou em um concurso do BB e trancou a matrícula .Teve que mudar-se para o Paraná, para assumir o cargo e terminou um noivado. Deixou um vazio gigante na turma e na nossa história, pois ficou difícil nos encontrar com tanta frequencia.

Mas, o tempo passa, e voa! Ela voltou e continua guerreira. Profissional das mais amadas no banco onde trabalha, continua espalhando seu otimismo por onde passa!

É sempre bom encontrar com ela e rir muito, pois as nossas histórias continuam rendendo, e sempre, SEMPRE mesmo, que nos encontramos e saímos, algo doido acontece, mesmo depois de tanto tempo! E, como em nossa amizade não tem espaço para ciúmes, eu já apresentei a Joana para as novas turmas de amigos que fiz, e ela se tornou uma das favoritas,c omo não poderia deixar de ser...

Seu sonho de futuro é morar no nordeste, onde tem raízes. Mas, como sempre original, quer morar numa cabana de pescador na beira da praia, quando se aposentar! A casa tem que ser tipo quarto, sala e banheiro. No quarto só a cama, não vai ter armário, já explicou:

-" Olha só Mirinha! Eu de biquini o dia inteiro... Vou ter só dois pregos na parede! Um para a canga e outro para a toalha! "

E conhecendo a Joana, não duvido...

Vocabulário:

*Rastaquera-de qualidade muito inferior,barato

*Jaguara- termo gaúcho para tonta,boba

*Lasqueado-termo gaúcho para pobretão,coitado

Brigeth
Enviado por Brigeth em 08/09/2009
Reeditado em 20/08/2017
Código do texto: T1799022
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.