Meus caros amigos 2- Patrícia e Carla (e Karen)
Patrícia e Carla (e Karen)
Minhas queridas Carla L. e Patrícia!Tia e sobrinha.Uns 3 anos de diferença de idade entre elas!.Família maravilhosa!Não poderia falar de uma sem falar da outra,pois são igualmente especiais.
Carla L. é a tia.Mais velha,conhecemos primeiro.Veio guria morar na nossa rua.Sua casa era linda e exótica,parecia um navio!Morava com o pai,já idoso,a irmã menor (uma peste!) e com a mãe,pessoa de temperamento nervoso,muito difícil de se conviver.Carla era uma adolescente atípica,pois era um doce de pessoa.Simpática,amável,
educada e gentil com todos.
A irmã caçula,o contrário:irritadiça,mau-humorada,rebelde!
Mais uma criança mimada,afinal de contas.Karenzinha era aceita na turma,por força do chinelinho de dedos que ela treinava em atirar certeiramente em todos que discordavam dela.Um amor!
Patrícia era uma criança precoce.Foi a primeira a maquiar-se na turma,usava saltos e "roupa de adulto",talvez para ver o tempo correr mais depressa e abandonar a infância!Tinha pressa em crescer,e porisso era intolerante com algumas brincadeiras.Mas procurava estar sempre junto do grupo.Foi a também a primeira que dirigiu entre as meninas,a primeira a "noivar",a primeira a fumar,junto com Ike e Anerose.Era bonito nos anos 80!A maioria da turma seguiu o mesmo caminho,escondido dos pais,é bom que se diga!
Naqueles anos viviamos a transição da infância para a adolescência,correndo pelas ruas nas tardes de férias que iniciavam em novembro,inventando brincadeiras e jogos que duravam o verão inteiro.Aprendemos juntos a fumar,a dançar e falar gírias olhando novelas,a beber até cair,a mentir para os pais sobre a hora de voltar para casa,onde relógios eram descaradamente atrasados para dar mais uma horinha com os amigos!
Patrícia e seu irmão caçula Adriano moravam num bairro distante,mas passavam o verão na nossa rua.Mais na minha casa do que na casa da própria avó!A avó,mãe da Carla L. era muito mais severa e temperamental com os netos,o que não atrapalhava a convivência com os amigos da rua.A mãe deles,era considerada por nós a melhor de todas,pela tolerância conosco.Ela os deixava em confiança na nossa casa,onde moravam minha avó,eu e minha irmã.
Era cômico,porque chegavam de travesseiro,cobertor,malas para passar no máximo três dias!E como nos divertíamos!Faziamos uma grande cama com todas as cobertas no quarto que dividia com minha irmã e todos dormiamos depois de muita risada,jogos de carta,piadas,conversa e peidos sem querer (?) do Adriano.
Carla e Karen ficavam fora desta,pois a mãe limitava suas saídas,seus horários,suas aparições na rua.Carla chegou a ficar um tempo sem estudar para cuidar da mãe,o que lhe deu um amadurecimento precoce e uma visão mais realista da vida,enquanto o resto da turma ainda flutuava em nuvens cor-de-rosa.Carla,apesar do afastamento involuntário de nossas brincadeiras,por culpa da situação com a mãe,não se queixava.
E a turma era grande:
Anerose,Susana,Paula,Natalie,Serginho,Clayton,Amirton,Ike,Cesar,
Janela,Jaqueline,Carla B.,Cristina B.,Patrícia,Karen,Míriam e Carla L..
Eventualmente,tinhamos ainda Carla P.,Richard,Joana,Batata,Marilei e Nuska.
A gente maldizia e na intimidade botava apelidos cabeludos na senhora mãe dela,levando em conta nossa tristeza e revolta pela falta que a querida amiga fazia.Adolescente quer a turma inteira,nunca metade!
Ela aproveitava quando estava conosco o máximo que podia,sabendo que podia ser interrompida a qualquer momento,pois a voz forte e voluntariosa da mãe dela se fazia ouvir nos momentos mais decisivos
dos nossos jogos.Carla voltava ao barco que a levava para longe das risadas,e adentrava na insegurança de ser a mãe de sua mãe,que
exigia que ela aprendesse depressa o jogo da vida....
A gente brincava quase sempre em frente a casa-navio para facilitar a vida da amiga.A casa-navio virou naturalmente nosso ponto de encontro nos finais de tarde,pois enquanto o sol ia a pino os amigos preferiam a nossa casa,nosso pátio cheio de árvores e frutas,que todos compartiam.A área era o lugar das conversas,dos segredos,das lamentações,das combinações e das risadas de volume descontrolado,típicas da idade.
Quando a mãe deixava,a garagem da casa delas servia para nossas reuniões dançantes,e ouvindo discos de vinil,treinávamos os passos vistos na novela "Dancing Days",onde Glória Pires virou estrela e descobrimos que Cazuza era primo de Lauro Corona,o galãzinho da época!
Mas o Tempo,senhor todo poderoso dos destinos,passou e nossa adolescência ficou em seu bolso,de onde eu tiro estas lembranças de vez em quando...
As duas,ou melhor as três (Carla L.,Patrícia e Karen)cresceram,casaram e hoje tem filhos para os quais a gente conta nossas histórias omitindo alguns detalhes mais cabeludos,afinal de contas,agora viramos o jogo,não somos mais filhas e temos que dar o exemplo!
Nos damos muito bem,ligamos umas para as outras e sempre que os compromissos permitem nos encontramos!Enquanto a Patrícia e a minha irmã são os GPSs do grupo,sabendo os locais e caminhos onde aconteceram os fatos,Carla sabe os dias,anos,horas,minutos e segundos de todas as nossas trapalhadas,é um computador humano nesta questão!Talvez para ela a questão do tempo em que esteve conosco,a turma,a sua turma,tenha sido tão precioso que seu calendário interno ela gravou ternamente cada precioso momento em que pode,como todos nós na época,ser criança!