Meus Caros Amigos 1-Elaine e Maninho
Maninho e Elaine
Na casa onde morávamos,a família incluia os avós paternos,meus tio,minha tia,Antônio (filho de criação de meus avòs),meus pais e nós,três filhos.Nossos vizinhos,também uma família grande viviam na mesma casa:casal de avos,filha caçula,filha mais velha e marido.O casal mais jovem tinha dois filhos:Elaine e Maninho,cujo nome é João,como seu pai.Nossos primeiros amigos fora do lar!
E a casa deles ainda abrigava "Seu" Souza,um misterioso senhor que alugava um quarto,discreto e de idade indefinida.Era bicheiro,solteiro e nunca sorria para a gente.
Bem,minha avó adorava fazer uma fézinha no jogo do bicho.Sonhava em nos comprar o mundo,se acertasse um bom palpite,(o que nunca aconteceu!)Sonhando,fazia tripinhas intermináveis para depois escolher só duas.E nos recomendava,antes de nos mandar na casa ao lado levar seus joguinhos:
"-Esta é só no primeiro.A outra do primeiro ao quinto.Não esquece!"
A gente,minha irmã Su e eu,batíamos palmas no portão,de segunda a sexta,perto das duas da tarde.
-"Ô de casa!"E lá vinham eles.Elaine e Maninho!Corriam para a frente da casa ,assim que ouviam nossas vozes.
Ela ruivinha,olhos caramelos,fortinha,sorriso permanente.Devia ter uns cinco anos.Ele,com dois ou três,tinha o cabelo escuro,naquele corte de colégio militar,nada atrás e penteado para frente,sem franja.Usava óculos,de aro preto e grande para seu tamanho.Era miúdo,vivia a trás da irmã.Abriam o portão para a gente.A gente entrava,dava oi e os quatro se dirigiam para a porta onde era o quarto-casa do "Seu" Souza.
Batia-se na parede,esperando a sua atenção,pois a porta ficava sempre aberta e dava para o corredor da rua,por onde entrávamos.
Se fazia o jogo ligeirinho!Maior pressa tinha o "Seu" Souza de se ver livre de nosso olhar de curiosidade,que todo o dia fazia uma varredura no seu quartinho minúsculo,sem janela.Parecia o quartiho do Van Gogh,não fosse a geladeira e o radinho,que ficava sobre ela!Tínhamos respeito e medo dele,fantasiávamos que ele era ajudante do Bicho- papão!
Rápidos, pegávamos a cópia do joguinho,em papel carbono,e íamos para nosso momento predileto de todo dia:brincar uns dez minutinhos com nossos vizinhos antes que a voz de minha vó,dando por nossa falta,chamasse a gente para casa!A gente se reunia na frente da casa,onde um enorme pé de sinamomo reinava num minúsculo espaço.Era oco.E nós todos gostávamos de brincar dentro dele!Cabiam duas crianças pequenas,assim,fazíamos fila ou tirávamos na sorte para ver quem ia.
Era uma casinha natural,onde Elaine já tinha depositado alguns brinquedinhos preciosos , doados discretamente por todos nós,estratégicamente escondidos nas ranhuras do lado interno do ôco:soldadinhos de plástico,caixinhas de fósforos,tampinhas
de refrigerante,figurinhas ,bolinhas de gude coloridas,bonequinhos de papel.O oco tronco da árvore era acolhedor,melhor que um baú de tesouros!
Brincávamos de tudo,num curto espaço de tempo.Era de roda,de piratas,reis e rainhas.Rapidinho nos divertíamos,esperando a chamada da minha avó para irmos para casa..E era só uma vez que ela o fazia...
Naquela época nós não éramos o centro do universo,as crianças obedeciam MESMO!A pedagogia do chinelo e do castigo tinha vez em todas as casas.Resultado:éramos crianças muito educadas,que obedeciam pai,mãe e todo e qualquer adulto!
Quando ficamos adolescentes,encontrávamos com eles nas férias de verão,quando passávamos dois meses na casa da minha avó.
Continuamos os bons amigos de sempre,agora com outros interesses além dos bonequinhos,roupinhas de boneca,tampinhas e bolinhas de gude.Dividíamos opiniões,confidências,sonhos já fora da árvore,que foi cortada por estar ameaçando cair sobre a casa deles.O oco venceu o tronco!A discordância entre nós,ficou por conta do futebol.Mas é também motivo de alegrias!A família deles é gremista e a minha,com exceção de minha mãe,é toda de colorados!Minha irmã Su é a mais doente pelo time,disparado!No muro de cada casa tem uma escada,que é usada quando o time de cada um faz gol e se provoca os vizinhos,numa saudável brincadeira de contar vantagem,entre o meu irmão,Eduardo,e o Maninho!
Em março,numa ocasião nada festiva, minha família e eu reencontramos os dois.Fomos ao enterro do pai deles.Morreu de pneumonia,discreto como sempre viveu,viúvo a menos de 12 meses.
Todos estamos mais velhos,e igualmente tristes pela perda do "seu João", tão querido vizinho e amigo.Eles,órfãos definitivamente.
Elaine está longe,fez Nutrição e hoje mora com marido e filhos em Cuiabá,mas sua família ainda mora ao lado da nossa!Maninho continua aqui ao lado,mas nos vemos pouco.Obeso e fumante,conserva a simpatia de criança.Ela,séria,demonstrava serenidade,apesar da situação.A doutrina espírita em sua vida lhe trouxe alívio na dor.
Ele e ela agradeceram nossa presença.Quando nos abraçamos,senti que continuamos a ter um laço de amizade muito especial,apesar da distância e do compromisso de cada um.
O bom da história é que pegamos endereços de e-mail de todos,assim estaremos um pouquinho mais perto uns dos outros,não ficaremos tanto tempo sem saber notícias!A internet tentará substituir o tempo dentro do tronco da árvore,numa nova interação.Será nossa nova árvore dos amigos!E o oco deste tronco ficará por conta de nossa preguiça em não teclar...