Mini Biografia de Duque de CAXIAS - O soldado! Batalhas memoráveis. Sugestão para leitura.
"As aspirações do ser humano
são extremamente íntimas.
Saem do fundo d'alma.
E acredito nelas"!!!
POR QUÊ MINI ???
São tantas as informações que nos chegam , que às vezes fica até difícil detetá-las e analisá-las. Procuro, sempre, fontes fidedígnas . É sabido que a História, tem a interpretação do Historiador . Então , são apresentadas tantas fontes, maravilhosas que nos enriquecem a respeito de um ou vários temas. A Biografia de Duque de Caxias , é extensa e por isso , faço um resumo para que sejam fixadas , pelo menos , as informações que considero as mais importantes. E que tenham lógica.
Luis Alves de Lima e Silva , o Duque de Caxias foi criado junto à Tropa. Parece , incrível , mas com apenas 5 anos de idade , ele
obteve de D.João VI a permissão para integrá-la. Precocemente, rsrs.
Descendente de família em que mesclavam o sangue francês, português e brasileiro , pertenceu a um clã que , em 3 gerações, saíram 11 generais . Militar e estadista brasileiro, nasceu em Porto da Estrela - RJ - em 25 de agosto de 1803 . Em 1821 terminou o seu de Infantaria e seu batismo de fogo deu-se em 1823 , na Bahia quando fez parte do Batalhão do Imperador (era tenente) , na vitoriosa campanha de 02/07/1823 , contra tropas portuguesas que se negavam a reconhecer a Independência do Brasil. Vencemos, claro !.
Em 1825 já era Capitão e participou da Guerra Cisplatina. Quando regressou já era Major. Tenente-coronel em 1837 , participou da Revolução Farroupilha (RS) . 1839-1840 , pacificou o Maranhão ,conflagrado pela BALAIADA . Foi promovido a Brigadeiro e agraciado com o Título de Barão de Caxias. Título que se deu por conta do nome da ciade onde se deu a completa rendição dos "balaios" , em 1841. Já marechal-de-campo , deu fim à Guerra dos Farrapos (1835-45). Aí recebeu o título de Conde . Foi Senador.
Mais tarde em 1851 , participou da campanha contra Oribe e Rosas . Etc... Deflagrada a GUERRA do PARAGUAI , assumiu o comando da forças do Brasil em 1867 . Só não assumiu, antes, por causa de política. Bom , a partir , daí , ele assumiu operações militares memoráveis . Dessas , a que mais me emociona é a de Humaitá, Itororó , ponte de onde ele exclamou :
" SIGA -ME QUEM FOR BRASILEIRO" !!!
Ocupou a Pasta da Guerra , e presidiu o Gabinete , com o fim de pacificar a nação perturbada pela questão religiosa . Em 1878.
Morreu 2 anos depois , em 07/05/1880 na sua fazenda Santa Mônica.
Encerrava-se , assim, uma das mais gloriosas carreiras militares, da História do Brasil. Cognominado o PACIFICADOR , é o Patrono do Exército Brasileiro e é por isso que na data do seu nascimento, 25 de agosto comemora-se o DIA do SOLDADO.
************XXXX************
Sugiro a leitura de um interessante estudo feito por Afonso de Carvalho : CAXIAS - Ed. Block . É MARAVILHOSO !
Sendo, mês de agosto, sugiro também o maravilhoso livro , chamado "AGOSTO", de Rubem Fonseca . É sobre Getúlio , não ficcção , mas entremeado de um certo tom romântico .
Sugiro , também , aprofundar vertical e horizontalmente os temas : Getúlio e principalmente CAXIAS. Horizontlmente , é colhendo mais dados , muitos outros dados. Fatos , fontes. Verticalmente , é analisando esses dados , interpretando os fatos colhidos. E avaliando-os.
BOA SORTE ... BEIJOS ... Fico por aqui.
POSTADO por Callena , 19/07/2009