Hélio R. Braz BIOGRAFIA

BIOGRAFIA

HÉLIO RODRIGUES BRAZ, nasceu na cidade de Itapuranga- GO, no dia 29 de março de 1951. Filho de Gabriel Braz e Donária de Jesus Braz.

Viveu toda a sua infância numa pequena fazenda no distrito de Waldelândia, município de Rubiataba região norte do estado de Goiás. Quando ainda estava com 12 anos sofreu o triste golpe da separação de seus pais. Após este lamentável acontecimento que marcou muito a sua vida, passou a viver somente com sua mãe e sua irmã, sem nenhum apoio financeiro e moral do seu pai, que logo após a separação no ano de 1965 mudou-se para a cidade de Açailândia, ficando aproximadamente 1400 km. Distante da família.

Mesmo com muito pouco recurso financeiro, sua mãe o colocou em um colégio para alunos internos, na cidade de Ceres onde concluiu todo seu Ensino Fundamental.

Em 1969 Hélio Braz mudou-se para cidade de Anápolis, onde teve que trabalhar muito para concluir o curso científico em um colégio estadual daquela cidade.

Sem dinheiro para pagar o cursinho pré-vestibular, não conseguiu ingressar na faculdade de medicina que era o seu sonho naquela época.

Em 1973 abandonou os estudos e aceitou o convite feito por um amigo para ser professor de Matemática, Desenho e Educação Física, em um colégio recém fundado em sua terra natal no interior do estado. Nesta época escreveu seu primeiro poema titulado, MINHA TERRA NATAL, publicado no livro Seleta Versos e prosas. Somente no ano de 2002, onde estão também publicados de sua autoria outros poemas como: A HORA DE MUDAR, AÇAILÂNDIA e PROJETO CARAJÁS, NADA TENHO e SE EU PUDESSE O QUE DARIA A MINHA MÃE.

Concluiu em 1976 o curso para formação de professores de Educação Física na ESEFEGO em Goiânia.

Durante cinco anos foi professor contratado na rede estadual do Estado de Goiás para lecionar Matemática, Desenho e Educação Física para o ensino fundamental e ensino médio.

Nesta época Hélio Braz conheceu uma aluna muito especial. Zélia A. de O. Rodrigues, que foi aprovada pelo seu professor com nota máxima do colégio, mas não em matemática e sim na disciplina do amor.

No dia 05 de janeiro de 1980 Hélio e Zélia selaram o juramento de amor na igreja católica de WALDELÂNDIA-GO, ganhando com o fruto deste amor 03 lindos filhos.

Mudou para a cidade de Açailândia-MA no final de 1977, Foi professor de matemática por mais alguns anos no colégio pioneiro de Açailândia-MA. Participou de todo processo político de Açailândia desde a sua emancipação.

Foi membro do Diretório do PTB e PMDB, partido que elegeu o prefeito Leonardo Queiroz em seu primeiro mandato.

É atualmente membro do diretório do PSDC, é membro fundador da Academia Açailandense de Letras com assento na cadeira de N°10 e também do Centro de Cultura Engenheiro Bernardo Sayão.

Deixa registrado que não escreve pensando em obter recursos financeiros com os seus livros, escreve apenas por prazer e diversão. É um apaixonado pela leitura, mas, sua atividade principal hoje é a pecuária leiteira.

Alem de sua participação no livro Seleta: Versos e Prosas E EM TODOS OS NÚMEROS DA REVISTA SODALÌCIO ACADÊMICO, Hélio Braz escreveu o romance O FILHO DO PESCADOR, escreveu os poemas: É DIFÍCIL DE ACREDITAR, UM TRISTE ADEUS, LEONARDO E HÉLIO BRAZ já publicado, A HORA DE MUDAR, ONDE ESTÁ A FELICIDADE? QUEM PLANTA COLHE, Inúmeras poesias como A NATUREZA, O LIVRO, AQUELA ROSA, NADA TENHO, AMOR DE MÃE, PAPAI, PREVENIR É MELHOR DO QUE RMEDIAR, ETC... COMPÔS UMA LETRA DO HINO DA ACADEMIA AÇAILANDENSE DE LETRAS AINDA PARA SER VOTADA E VÁRIOS ARTIGOS, CONTOS E CRÔNICAS.

POR ULTIMO ESCREVEU OS LIVROS: DETALHES DA MINHA VIDA E AS AVENTURAS DO ZÉ DO BREJO, QUE AINDA ESTÃO SENDO FEITAS AS CORREÇÕES PARA SER PUBLICADOS.

goiano
Enviado por goiano em 21/07/2009
Reeditado em 21/07/2009
Código do texto: T1711785