LOMBEIRA
Tenho me sentido cansado. Muito cansado. De quê? Às vezes nem mesmo eu sei... mas me sinto cansado! Sinto um desânimo, como se tivesse carregado um saco de batatas de 50 Kg, algumas vezes! Por quê? Será o frio, será que o frio que tem feito ultimamente tem afetado o meu metabolismo de alguma forma? Talvez, quem sabe, com esse meu físico de urso marrom do Canadá... talvez já tenha chegado a época da hibernação e eu permaneça acordado de teimoso! Quem poderá dizer que não?
Mas e se não é esse o caso, o que, então, está me desanimando, ALÉM do frio, o detestável frio seco que congela estas paragens, que um dia pensei ter deixado para trás, secando também rios e lagos? Talvez seja o fato de não ter deixado, definitivamente, estas paragens frias para trás? Talvez, talvez, mas não sei não...
Claro, meu desejo é retornar ao outro lado do país, continuar assim, num trabalho que afunda a olhos vistos, morando na casa da mãe, numa cidade que simplesmente não gosto, não dá! Tenho planos, idéias, algumas mirabolantes, pra sair fora, só que não encontro apoio nos planos, aliás, só encontro formas ainda mais mirabolantes pra me segurar por aqui! Pegar o primeiro avião, tentar a sorte noutra coisa, em outro lugar, me mudar?? Nada feito, tenho que economizar pra ficar parado no mesmo lugar, pois a economia que eu puder fazer não servirá de muita coisa no futuro, mas eu tenho que me prender e me privar ao máximo do presente, pra poder ter um tranqüilo futuro estagnado e miserável, contando os centavos todos os dias, tendo aparelho de DVD sem poder ver filmes, ou computador pra navegar na Internet sem nenhuma conexão, mesmo da mais barata!
“Oh, meu filho, mas tem que se preocupar...” Agora que viu isso, sendo que eu já havia predito a situação há anos, quer que eu veja um subemprego, lute pra me manter franciscanamente na sua casinha, sem viver, apenas sobreviver, dependendo de uma miséria pra permanecer num lugar onde não quero estar, passando frio e indo à praia só em meus sonhos! Já tá sabendo, pô, que não dá!! Não foi a primeira vez que disse isso! Nunca, em momento algum, vou permanecer na mesma vidinha, num lugar onde não quero estar! Claro que não dá pra dizer desta água não beberei, mas não dá pra dizer que ficar parado e estagnado, sem ir pra frente, nem pra trás, é aquilo com que devo me contentar, pois “oh, a situação é periclitante e se preocupar em melhorar não é bom, tem que pensar numa maneira de permanecer!”...
Pelamor de Deus, quanta bobagem!! Será que é isso que me deixa desanimado? Talvez, se só vejo a pessoa tentando empatar, em vez de ajudar, ou dar força moral... quando estou planejando sair fora e ajeitar-me de vez, num lugar onde realmente quero ficar, planeja me atarantar e me segurar plantado num lugar sem futuro! Depois não entende o que me chateia e me desanima!