" INFÃNCIA QUERIDA!!

" COMO É QUE PODE, TER COISAS DA NOSSA INFÃNCIA QUE SENTIMOS TANTA FALTA, E QUANDO OLHO PRÁ TRÁZ VEJO QUE HOJE EU CRESCI, MAS QUE A MENINA AINDA ESTÁ LÁ, ARTEIRA, NA FRENTE DA CASA DA INFÃNCIA PULANDO AMARELINHA"

TANTAS COISAS EU SINTO FALTA ,

DO CHEIRO DE PÃO DE CASA ASSADO NO FORNINHO LÁ NO QUINTAL QUE A MINHA AVÓ FAZIA..

DO PEIXEIRO QUE VENDIA OS PEIXES DE BICICLETA, GRITANDO: - OLHA O PEIXEIRO!!! E AQUELE FEDOR, RS, DENTRO DE UMA CAIXA DE ISOPOR DEBAIXO DE SOL,

DO HOMEM QUE VENDIA PICOLÉ E ALGODÃO DOCE, MAS ELE VINHA SÓ AOS SÁBADOS, E EU ESPERAVA A SEMANA TODA!

QUE SAUDADE DA GELATINA COLORIDA DA MINHA MÃE, E DO BOLO DE FUBÁ QUE ELA FAZIA PRÁ MIM...DO FLÂNZINHO!!

QUE FALTA ME FAZ MEU BALANÇO LÁ NO PÉ DO ABACATEIRO,E DOS GRITOS DA MINHA MÃE ME IMPLORANDO PRÁ EU NÃO BALANÇAR DEBAIXO DE CHUVA!!

SINTO FALTA ATÉ DAS REZAS QUE FAZIAM NAS CASAS, MAS EU SÓ IA PORQUE TINHA DOCES NO FINAL, E EU AMAVA O BOLO DE CHOCOLATE DA DONA ANINHA, VIZINHA E CAROLA QUE NEM MINHA AVÓ.. SINTO FALTA DAS MISSAS INTERMINÁVEIS DE DOMINGO, DA MINHA IRMÃ ROUBANDO MEUS LAÇOS DE FITAS ..

LEMBRO-ME QUE EU USAVA AS MAQUIAGENS DA MINHA MÃE, COLOCAVA SUAS ROUPAS, E SAIA PELA RUA DE SALTO ALTO, E ELA CORRIA ATRÁZ DE MIM.. RS...SEMPRE GRITANDO...

QUE SAUDADE DA PELADINHA NO CAMPINHO NOS SÁBADOS, DE BRINCAR DE PULAR TÁBUA, TENHO SAUDADE ATÉ DE BATER NOS MENINOS.. DE PULAR CORDA..

E TINHA O HOMEM DO REALEJO, ELE IA TODO DOMINGO NA PRACINHA COM SEU LORO, EU AMAVA FICAR LÁ SENTADA OLHANDO PRÁ ELE, E OUVINDO A MÚSIQUINHA DE SAIA DO REALEJO...

NA MESMA PRACINHA TINHA UM ESCORREGA, E UM TREPA-TREPA, QUE ALÍAS FORAM CAUSADORES DE MINHAS FRATURAS DE BRAÇO RS,

SINTO FALTA DO MEU PAI , QUE FAZIA EU ESCOVAR OS DENTES ME DIZENDO QUE A FADA DOS DENTES ESTAVA DE FÉRIAS E QUE MEU DENTE NÃO PODIA CAIR, SENÃO ELA NÃO ME TRAZIA DOCES ! POR TANTO TINHA QUE ESCOVAR, E EU ESCOVAVA DE MEDO DE NÃO GANHAR OS DOCES DELA..

SINTO FALTA DO LAGUINHO, QUE EU BRINCAVA DE TANTAS COISAS, TINHA TANTOS SONHOS, FAZIA TANTAS HISTÓRIAS, E SEMPRE TENTAVA ENCONTRAR AS SEREIAS LÁ, AS CHAMAVAM, E TUDO.. PODE?

QUE INFÃNCIA FELIZ EU TIVE, A NÃO SER PELA SEPARAÇÃO DE MEUS PAIS, MAS MESMO ASSIM EU ERA FELIZ..

ME LEMBRO QUE TINHA UM HOMEM QUE AFIAVA FACAS, E EU TINHA MEDO DELE, PORQUE ELE ÉRA MUITO FEIO..MINHA MÃE SEMPRE DAVA FACAS , TESOURAS PRÁ ELE AFIAR EM SUA MONSTRUOSA BICICLETA , COITADO!

AS QUARTAS -FEIRAS SEMPRE TINHA CACHORRO QUENTE, QUE MINHA MÃE FAZIA EM CASA PRÁ GENTE, E AOS DOMINGOS AQUELA MAIONESE CASEIRA, ÉRA TUDO DE BOM..

ME LEMBRO QUE MINHA AVÓ SEMPRE ME FAZIA PASSAR O ESCOVÃO NO CHÃO, PARA DAR BRILHO DEPOIS QUE EU PASSAVA CERA DE JOELHO NA CASA TODA.., MAS ELA VIRAVA AS COSTAS, EU PASSAVA MINHA IRMÃ CAÇULA NO CHÃO TODO RS, E ÉRA UMA FESTA!

TANTAS COISAS BOAS QUE ME LEMBRAM A INFÃNCIA, OS DIAS DE INVERNO QUE GEAVA, E A GENTE CORRIA CEDINHO PARA ANDAR NO GELO, QUE SE QUEBRAVA DEBAIXO DE NOSSOS PÉS, EU E MINHA IRMÃ, E DEPOIS OS PÉS FICAVAM ROXOS , E A MÃE FAZIA ESCALDA PÉS EM NÓS! O CHEIRINHO DE CHÁ DE ERVA CIDREIRA Á NOITE NO FRIO, AINDA ME LEMBRO ATÉ DO CHEIRO DAQUELE TEMPO.. QUE TEMPO LINDO QUE NÃO VOLTA MAIS..

HOJE EM DIA EU NÃO TENHO MAIS MINHA AVÓ, ELA FOI FAZER PÃO NO CÉU, E MEU PAI TAMBÉM SE FOI, ELE FOI ENSINAR COMO ESCOVAR OS DENTES LÁ TAMBÉM... MAS EU E MINHA MÃE E MINHA IRMÃ, ESTAMOS SEMPRE JUNTAS, SOMOS INSEPARÁVEIS, CASA UMA NA SUA VIDA, MAS SEMPRE UNIDAS.

E EU AINDA ME PEGO AS VEZES CANTANDO UMA CANÇÃOZINHA DA MINHA INFÂNCIA QUE MINHA AVÓ CANTAVA PRÁ MIM...

" .. SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR,

EU TIRAVA ESTA MENINA LÁ DO FUNDO DO MAR!"

OU...

" ESCRAVOS DE jÒ, JOGAVAM CAXANGÁ.. LÁ LÁ LÁ...

BEM... BEM LÁ NO FUNDINHO A MENINA DE MARIA CHICA, AINDA ESTÁ EM MIM, SEMPRE ESTARÁ, E COM ELA AQUELE TEMPO BOM, QUE NÃO VOLTA MAIS, E QUE SÓ EM MINHA MEMÓRIA AINDA VIVE!!

E A MULHER DE HOJE, SENTE FALTA DA MENINA, DE MARIA CHICA NO CABELO, QUE SE BALANÇAVA NO PÉ DO ABACATEIRO...

SAUDADES..

SAUDADES..

( um tempo bom, em que eu éra criança.)

PAULA.

****************************************************

PEROLA XAVIER
Enviado por PEROLA XAVIER em 22/03/2009
Código do texto: T1499365
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.