3,5

Acho que uma das melhores experiências que tive na escola foi uma vez em que tirei 3,5 em uma prova de matemática, na quarta série.

Lembro da professora me chamando até sua mesa e me mostrando a prova, perguntando o que havia acontecido de errado comigo, porque eu sempre fora um bom aluno. Eu disse que talvez não tivesse entendido bem a matéria. Então ela me propôs:

- Escute, eu sei que você podia tirar uma nota melhor, você merece uma nota melhor, então eu vou te dar mais uma chance. Eu vou deixar esta sua prova corrigida na sua frente e vou te entregar uma prova em branco igual a esta, e aí você vê o que errou e acerta, e tira uma boa nota.

Eu olhei para a minha prova, olhei para a professora e perguntei a ela:

- Você está dando esta chance para todos os outros alunos?

- Mas é claro que não. Só para você. Isto fica entre nós. – Ela disse.

- Então, obrigado pela ajuda, mas, sinceramente, eu não quero. Prefiro esta nota que mereci. – Respondi.

A professora perguntou se eu tinha certeza. Respondi que sim. Então ela levantou as sobrancelhas e encolheu os lábios como se eu tivesse perdido uma chance irrecusável de me dar bem. E eu fiquei com aquela nota mesmo.

Eu, hoje, não me lembro do assunto da prova, nem mesmo me lembro ao certo qual era a professora, mas com certeza eu lembro daquela aula. E me sinto ótimo por ter preferido ser honesto e justo a ter trapaceado. Aquela nota não fez a menor diferença em minha vida, mas a minha atitude sim. Por isso foi uma das melhores lições que aprendi na escola, quando tirei aqueles 3,5 na quarta série.

Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 17/02/2009
Reeditado em 06/03/2009
Código do texto: T1444608
Classificação de conteúdo: seguro